Jump to content
  • 0

Sobre todo o falatório do IPCA+6....

Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Salve povo da AUVP

Voltou a ser muito falado sobre o título do IPCA+6, muita gente recomendando, diversos influencers falando que estão aportando, aquele hype todo.

A dúvida nesse caso é simples...

Em CRIs e CRAs e até mesmo CDBs que pagam IPCA+, e desde que comecei a acompanhar esse tipo de título, vi vários que pagam IPCA+7 ou até acima disso. O maior que lembro foi um IPCA+9,75

Então pq existe toda essa empolgação por IPCA+6? 

SUPONHO que seja pela questão do risco, visto que investir pelo  Tesouro Direto é uma das formas mais seguras que tem. Porém muitos desses títulos que mencionei vem de boas instituições e com rating bem alto de segurança. 

Ou seja, pra concluir de vez a dúvida: É a segurança do Tesouro Direto que causa essa comoção toda? Pq eu...sei lá, não sei se é olho gordo mas, aprendendo a avaliar os títulos como aprendi na AUVP, checando a empresa, seus balanços, o rating de segurança dado a ela por uma instituição contratada...sei lá, não me vejo trocando um IPCA+9 após avaliar que ela tem uma margem bem segura por um IPCA+6 do tesouro direto.

Será que estou sendo muito olhudo? O que pensam sobre isso?

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
1 hour ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Salve povo da AUVP

Voltou a ser muito falado sobre o título do IPCA+6, muita gente recomendando, diversos influencers falando que estão aportando, aquele hype todo.

A dúvida nesse caso é simples...

Em CRIs e CRAs e até mesmo CDBs que pagam IPCA+, e desde que comecei a acompanhar esse tipo de título, vi vários que pagam IPCA+7 ou até acima disso. O maior que lembro foi um IPCA+9,75

Então pq existe toda essa empolgação por IPCA+6? 

SUPONHO que seja pela questão do risco, visto que investir pelo  Tesouro Direto é uma das formas mais seguras que tem. Porém muitos desses títulos que mencionei vem de boas instituições e com rating bem alto de segurança. 

Ou seja, pra concluir de vez a dúvida: É a segurança do Tesouro Direto que causa essa comoção toda? Pq eu...sei lá, não sei se é olho gordo mas, aprendendo a avaliar os títulos como aprendi na AUVP, checando a empresa, seus balanços, o rating de segurança dado a ela por uma instituição contratada...sei lá, não me vejo trocando um IPCA+9 após avaliar que ela tem uma margem bem segura por um IPCA+6 do tesouro direto.

Será que estou sendo muito olhudo? O que pensam sobre isso?

Oi Nelson,

Acho que um dos motivos é este que você falou - a questão da segurança do Tesouro Direto.

Mas tem um outro ponto que para mim faz do IPCA+ 6% tão "queridinho", que é a marcação a mercado.

Você citou CDBs, CRIs e CRAs, e acho que é aqui que está o "pulo do gato": ainda que seja possível vender estes títulos antecipadamente (ou seja, fazer a marcação a mercado), a gente sabe que "o buraco é mais embaixo" neste caso.

Isto porque, para vender estes títulos, a gente tem de falar com a corretora, que vai morder uma parte gostosa dos rendimentos, e só conseguiremos vender se a corretora achar que tem alguém querendo comprar. Aquela "burocracia" toda que a gente já aprendeu.

Já o IPCA+ você "simplesmente" vai lá e vende, e pronto. Daí ser um dos queridinhos do momento rsrsrs.

Inclusive, já vi alguns (pra não dizer vários) influencers dizendo coisas como "compre o IPCA+ com o objetivo de fazer marcação a mercado e ganhar dinheiro", deixando totalmente de lado outras características deste título - e colocando a marcação a mercado como objetivo principal quando, como sabemos, esta é uma possibilidade secundária.

Não me vêm à mente agora nenhum influencer que tenha sequer comentado o fato de que a marcação a mercado só é vantajosa se houver algum outro título que traga mais rendimentos do que aqueles oriundos do título original baseado no IPCA+...

Ou seja, só falam "olha, faça a marcação a mercado", focando-se no lucro do título em si, e não na rentabilidade futura.

Enfim, é esta a minha visão. Vamos que vamos 🚀

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...