Jump to content

Recommended Posts

Postado
Corrijam-me se eu estiver errado. O Governo pede um empréstimo, você concede (compra o título) e, quando você vai receber seu dinheiro de volta o Governo ainda leva uma parte como imposto? Dependendo do prazo, pelo menos 15\% de IR, mas se você precisar pegar bem antes, ainda tem o IOF com uma taxa maior de IR. Ou seja, mesmo quando você "ajuda" o Governo, ele ainda te cobra? Isso acontece em todos os países ou só no Brasil?
  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado
Pedro é muito interessante seu ponto de vista. Pensei aqui que eu trabalho em banco e teve um determinado momento em que foram reduzidas as linhas de empréstimos e focou-se em arrecadação de tarifa, para melhorar a tesouraria. É algo similar, pq qdo o governo arrecada em impostos o custo é muito pequeno, apenas o diluído no funcionamento da máquina. Já quando capta o custo é muito maior com o pagamento de juros. Assim... arrecadar daquilo que ele mesmo lhe pagou gera um acréscimo de custo baixo à tesouraria... se o governo fosse eficiente arrecadar é muito barato que captar... A grande maioria dos países cobram IR dos investimentos em tesouro, exatamente por ser renda...
Postado
Leonardo Barbosa, pretendo participar da live sim, até porquê será a última da qual poderei participar. As aulas na PUC Goiás começam no dia 14/2 e eu ministrarei aula à noite às segundas, quartas e quintas. Então só terei disponibilidade nas noites de terça e sexta. Quanto a fazer a pergunta na live, talvez o Raul Sena veja os comentários por aqui e já comente logo no início da live. Grato a todos pelos comentários! Abraços.
  • 2 semanas depois...
Postado
É Pedro Valle, Infelizmente o temos um dos maiores impostos do mundo (se não for o maior) em relação ao retorno proporcionado a população. Existe um documento divulgado pelas empresas de capital aberto chamado de "Demonstrações contábeis" ou "Demonstrações financeiras". No ITAU por exemplo é chamado de "Demonstrações contábeis completas em IFRS", no divulgado em 2021 no item "Distribuição do valor adicionado" a distribuição aos acionistas foi de 28 bilhões e 27 bilhões foi na forma de imposto (em alguns exercícios o imposto supera a distribuição aos sócios). O governo recebe tanto dinheiro quanto aqueles que assumem todo o risco e ainda querem mais. É sempre bom lembrar disso toda vez que o governo tenta cobrar mais impostos com aquela ideia de os ricos precisam "dividir" mais com os pobres.
×
×
  • Criar novo...