Debora Paes Postado 6 de Outubro Compartilhar Postado 6 de Outubro Tenho dĂșvida sobre a aula 14, onde fala sobre fundos de investimentos, no começo informa que trata-se de um investimento que precisa ser analisado e muitos nĂŁo interessante. Tenho o Trend DI Simples FIRF, hĂĄ muitos anos na XP para reserva de emergĂȘncia, porĂ©m ao ler o Ebook parece que deu a interpretar que Ă© um fundo interessante para reserva de emergĂȘncia  "Por ser um fundo de liquidez imediata garantida, Ă© possĂvel lucrar com o fenĂŽmeno de marcação Ă mercado, e considerĂĄ-lo uma vantagem mesmo que, em alguns casos, ele fique um pouco abaixo da taxa CDI em sua rentabilidade. AlĂ©m disso, o fundo tem rentabilidade relativa de 98,34%, o que faz do fundo um investimento interessante." Pode-se verificar que esse fundo ainda seja interessante, apesar de nĂŁo ter taxa de adm e performance, porĂ©m tem o come cotas? Obrigada  2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
0 Edison Paulini Postado 6 de Outubro Compartilhar Postado 6 de Outubro 21 minutes ago, Debora Paes disse: Tenho dĂșvida sobre a aula 14, onde fala sobre fundos de investimentos, no começo informa que trata-se de um investimento que precisa ser analisado e muitos nĂŁo interessante. Tenho o Trend DI Simples FIRF, hĂĄ muitos anos na XP para reserva de emergĂȘncia, porĂ©m ao ler o Ebook parece que deu a interpretar que Ă© um fundo interessante para reserva de emergĂȘncia  "Por ser um fundo de liquidez imediata garantida, Ă© possĂvel lucrar com o fenĂŽmeno de marcação Ă mercado, e considerĂĄ-lo uma vantagem mesmo que, em alguns casos, ele fique um pouco abaixo da taxa CDI em sua rentabilidade. AlĂ©m disso, o fundo tem rentabilidade relativa de 98,34%, o que faz do fundo um investimento interessante." Pode-se verificar que esse fundo ainda seja interessante, apesar de nĂŁo ter taxa de adm e performance, porĂ©m tem o come cotas? Obrigada  Boa tarde, @Debora Paes ! Primeiro de tudo acho importante revisar os conceitos da reserva de emergĂȘncia. Ela Ă© constituĂda por dois pilares principais: liquidez e segurança. Veja que a rentabilidade nĂŁo Ă© um pilar. Digo isso pois uma tendĂȘncia natural que temos Ă© que de queremos que todo nosso dinheiro renda alguma coisa, principalmente quando começamos a estudar e vemos que existem diversos meios de rentabilizar nosso dinheiro com bons ativos. A grande questĂŁo Ă© que essa rentabilidade deve ser feita em dinheiro que investimos e nĂŁo na reserva de emergĂȘncia que Ă© literalmente uma reserva e nĂŁo um investimento. Dado isso, vamos voltar aos outros dois pilares. A liquidez que na minha opiniĂŁo Ă© o principal Ă© o fator que irĂĄ nos possibilitar ter acesso ao valor de imediato. Como estamos falando de um fundo Ă© importante verificar se existe esse acesso realmente de imediato como, por exemplo, em finais de semana e/ou madrugada ou se seria apenas no prĂłximo dia Ăștil dentro destes casos. AlĂ©m disso, normalmente se tem uma visĂŁo conservadora por assim dizer quando falamos da reserva que Ă© ter outros meios de acesso ao dinheiro quando um falha. Por exemplo, vamos imaginar que a reserva de emergĂȘncia estĂĄ na conta corrente ou poupança de um bancĂŁo. Podemos acessar o dinheiro via aplicativo, via agĂȘncia e via caixa eletrĂŽnico. Isso tudo no gera liquidez e tambĂ©m uma boa segurança por termos vĂĄrios meios de acesso se um der problema. Veja que em um fundo de investimentos isso nĂŁo seria possĂvel. AtĂ© por isso que sempre Ă© dito que a reserva deve estar dentro de um bancĂŁo mesmo que nĂŁo esteja rendendo pois como dito, rentabilidade nĂŁo Ă© um pilar da reserva. O segundo ponto Ă© a segurança que Ă© onde se entra o tesouro selic que normalmente algumas pessoas deixam atĂ© 50% da reserva para tirar um pouco da sensação do dinheiro nĂŁo estar rendendo. O tesouro tem seus por menores de liquidez onde nĂŁo seria possĂvel um saque nos fins de semana ou madrugada, mas Ă© o tipo de investimento mais seguro que temos por estar sob custĂłdia do governo e nĂŁo ter o risco de calote pois o governo pode simplesmente imprimir mais dinheiro para honrar os pagamentos.  Espero que ajude a refletir! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
0 Debora Paes Postado 7 de Outubro Author Compartilhar Postado 7 de Outubro Ola, eu entendi sobre sua anĂĄlise de liquidez sobre a reserva de emergĂȘncia, entretanto minha dĂșvida seria sobre a anĂĄlise do fundo e sim identificar se Ă© um fundo interessante para colocar parte de sua reserva de emergĂȘncia, se esse fundo faz sentido para valores especĂficos, ou seja somente acima de R$ 10.000,00 onde a liquidez Ă© D+0. Entender sobre esse fundo de acordo com a anĂĄlise do E-book que fiquei em dĂșvida sobre analisar os dados. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
0 Edison Paulini Postado 7 de Outubro Compartilhar Postado 7 de Outubro 1 hora atrĂĄs, Debora Paes disse: Ola, eu entendi sobre sua anĂĄlise de liquidez sobre a reserva de emergĂȘncia, entretanto minha dĂșvida seria sobre a anĂĄlise do fundo e sim identificar se Ă© um fundo interessante para colocar parte de sua reserva de emergĂȘncia, se esse fundo faz sentido para valores especĂficos, ou seja somente acima de R$ 10.000,00 onde a liquidez Ă© D+0. Entender sobre esse fundo de acordo com a anĂĄlise do E-book que fiquei em dĂșvida sobre analisar os dados. Dando uma opiniĂŁo mais pessoal, eu nĂŁo acho que fundos de investimentos valem a pena para reserva de emergĂȘncia. O fundo em questĂŁo nĂŁo Ă© necessariamente ruim, mas nĂŁo vejo sentido em tĂȘ-lo como parte da reserva de emergĂȘncia aplicada em vista que fundo seriam investimentos. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Pergunta
Debora Paes
Tenho dĂșvida sobre a aula 14, onde fala sobre fundos de investimentos, no começo informa que trata-se de um investimento que precisa ser analisado e muitos nĂŁo interessante.
Tenho o Trend DI Simples FIRF, hĂĄ muitos anos na XP para reserva de emergĂȘncia, porĂ©m ao ler o Ebook parece que deu a interpretar que Ă© um fundo interessante para reserva de emergĂȘncia  "Por ser um fundo de liquidez imediata garantida, Ă© possĂvel lucrar com o fenĂŽmeno de marcação Ă mercado, e considerĂĄ-lo uma vantagem mesmo que, em alguns casos, ele fique um pouco abaixo da taxa CDI em sua rentabilidade. AlĂ©m disso, o fundo tem rentabilidade relativa de 98,34%, o que faz do fundo um investimento interessante."
Pode-se verificar que esse fundo ainda seja interessante, apesar de não ter taxa de adm e performance, porém tem o come cotas?
Obrigada
Â
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
DIAS POPULARES
7/Out
2
6/Out
2
Top Posters For This Question
Edison Paulini 2 posts
Debora Paes 2 posts
DIAS POPULARES
7/Out 2024
2 posts
6/Out 2024
2 posts
Os mais famosos desse tĂłpico
Debora Paes
Tenho dĂșvida sobre a aula 14, onde fala sobre fundos de investimentos, no começo informa que trata-se de um investimento que precisa ser analisado e muitos nĂŁo interessante. Tenho o Trend DI Simp
Edison Paulini
Boa tarde, @Debora Paes ! Primeiro de tudo acho importante revisar os conceitos da reserva de emergĂȘncia. Ela Ă© constituĂda por dois pilares principais: liquidez e segurança. Veja que a rent
Debora Paes
Ola, eu entendi sobre sua anĂĄlise de liquidez sobre a reserva de emergĂȘncia, entretanto minha dĂșvida seria sobre a anĂĄlise do fundo e sim identificar se Ă© um fundo interessante para colocar parte de s
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts