Jump to content
  • 0

Fundo de Renda Fixa - Reserva de EmergĂȘncia

Debora Paes

Pergunta

Tenho dĂșvida sobre a aula 14, onde fala sobre fundos de investimentos, no começo informa que trata-se de um investimento que precisa ser analisado e muitos nĂŁo interessante.

Tenho o Trend DI Simples FIRF, hĂĄ muitos anos na XP para reserva de emergĂȘncia, porĂ©m ao ler o Ebook parece que deu a interpretar que Ă© um fundo interessante para reserva de emergĂȘncia   "Por ser um fundo de liquidez imediata garantida, Ă© possĂ­vel lucrar com o fenĂŽmeno de marcação Ă  mercado, e considerĂĄ-lo uma vantagem mesmo que, em alguns casos, ele fique um pouco abaixo da taxa CDI em sua rentabilidade. AlĂ©m disso, o fundo tem rentabilidade relativa de 98,34%, o que faz do fundo um investimento interessante."

Pode-se verificar que esse fundo ainda seja interessante, apesar de não ter taxa de adm e performance, porém tem o come cotas?

Obrigada

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
21 minutes ago, Debora Paes disse:

Tenho dĂșvida sobre a aula 14, onde fala sobre fundos de investimentos, no começo informa que trata-se de um investimento que precisa ser analisado e muitos nĂŁo interessante.

Tenho o Trend DI Simples FIRF, hĂĄ muitos anos na XP para reserva de emergĂȘncia, porĂ©m ao ler o Ebook parece que deu a interpretar que Ă© um fundo interessante para reserva de emergĂȘncia   "Por ser um fundo de liquidez imediata garantida, Ă© possĂ­vel lucrar com o fenĂŽmeno de marcação Ă  mercado, e considerĂĄ-lo uma vantagem mesmo que, em alguns casos, ele fique um pouco abaixo da taxa CDI em sua rentabilidade. AlĂ©m disso, o fundo tem rentabilidade relativa de 98,34%, o que faz do fundo um investimento interessante."

Pode-se verificar que esse fundo ainda seja interessante, apesar de não ter taxa de adm e performance, porém tem o come cotas?

Obrigada

Boa tarde, @Debora Paes !

Primeiro de tudo acho importante revisar os conceitos da reserva de emergĂȘncia. Ela Ă© constituĂ­da por dois pilares principais: liquidez e segurança.

Veja que a rentabilidade nĂŁo Ă© um pilar. Digo isso pois uma tendĂȘncia natural que temos Ă© que de queremos que todo nosso dinheiro renda alguma coisa, principalmente quando começamos a estudar e vemos que existem diversos meios de rentabilizar nosso dinheiro com bons ativos. A grande questĂŁo Ă© que essa rentabilidade deve ser feita em dinheiro que investimos e nĂŁo na reserva de emergĂȘncia que Ă© literalmente uma reserva e nĂŁo um investimento.

Dado isso, vamos voltar aos outros dois pilares. A liquidez que na minha opiniĂŁo Ă© o principal Ă© o fator que irĂĄ nos possibilitar ter acesso ao valor de imediato. Como estamos falando de um fundo Ă© importante verificar se existe esse acesso realmente de imediato como, por exemplo, em finais de semana e/ou madrugada ou se seria apenas no prĂłximo dia Ăștil dentro destes casos. AlĂ©m disso, normalmente se tem uma visĂŁo conservadora por assim dizer quando falamos da reserva que Ă© ter outros meios de acesso ao dinheiro quando um falha. Por exemplo, vamos imaginar que a reserva de emergĂȘncia estĂĄ na conta corrente ou poupança de um bancĂŁo. Podemos acessar o dinheiro via aplicativo, via agĂȘncia e via caixa eletrĂŽnico. Isso tudo no gera liquidez e tambĂ©m uma boa segurança por termos vĂĄrios meios de acesso se um der problema. Veja que em um fundo de investimentos isso nĂŁo seria possĂ­vel. AtĂ© por isso que sempre Ă© dito que a reserva deve estar dentro de um bancĂŁo mesmo que nĂŁo esteja rendendo pois como dito, rentabilidade nĂŁo Ă© um pilar da reserva.

O segundo ponto é a segurança que é onde se entra o tesouro selic que normalmente algumas pessoas deixam até 50% da reserva para tirar um pouco da sensação do dinheiro não estar rendendo. O tesouro tem seus por menores de liquidez onde não seria possível um saque nos fins de semana ou madrugada, mas é o tipo de investimento mais seguro que temos por estar sob custódia do governo e não ter o risco de calote pois o governo pode simplesmente imprimir mais dinheiro para honrar os pagamentos.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Ola, eu entendi sobre sua anĂĄlise de liquidez sobre a reserva de emergĂȘncia, entretanto minha dĂșvida seria sobre a anĂĄlise do fundo e sim identificar se Ă© um fundo interessante para colocar parte de sua reserva de emergĂȘncia, se esse fundo faz sentido para valores especĂ­ficos, ou seja somente acima de R$ 10.000,00 onde a liquidez Ă© D+0.

Entender sobre esse fundo de acordo com a anĂĄlise do E-book que fiquei em dĂșvida sobre analisar os dados.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrĂĄs, Debora Paes disse:

Ola, eu entendi sobre sua anĂĄlise de liquidez sobre a reserva de emergĂȘncia, entretanto minha dĂșvida seria sobre a anĂĄlise do fundo e sim identificar se Ă© um fundo interessante para colocar parte de sua reserva de emergĂȘncia, se esse fundo faz sentido para valores especĂ­ficos, ou seja somente acima de R$ 10.000,00 onde a liquidez Ă© D+0.

Entender sobre esse fundo de acordo com a anĂĄlise do E-book que fiquei em dĂșvida sobre analisar os dados.

Dando uma opiniĂŁo mais pessoal, eu nĂŁo acho que fundos de investimentos valem a pena para reserva de emergĂȘncia.

O fundo em questĂŁo nĂŁo Ă© necessariamente ruim, mas nĂŁo vejo sentido em tĂȘ-lo como parte da reserva de emergĂȘncia aplicada em vista que fundo seriam investimentos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...