Jump to content

Recommended Posts

Assistindo a aula do M3A9 (módulo 3 aula 9), o Raul informa que qualquer instituição com índice acima de 8\% é saudável e seguro investir, mas e se o lucro for negativo? Digo isso pq pesquisei o Nubank (https://bancodata.com.br/relatorio/nubank/) com índice de 85,8\% mas tem um um lucro líquido NEGATIVO de 47 milhões, ainda assim seria considerado seguro investir?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Ires Leandro complementando o Edson Candido, sempre veja no Banco Data o gráfico do “Índices de Basileia e Imobilização” que fica logo abaixo do quadro do histórico de lucros da empresa. No caso do Nubank você verá que não há um histórico do índice de Basileia e de Imobilização. Creio que não esteja atualizado e talvez este alto índice seja por conta do recente IPO da empresa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Ires Leandro, é interessante também analisar que o Nubank tem alto endividamento, mas grandes investidores que fazem enormes aportes para o desenvolvimento da empresa. De qualquer modo, na analise de fundamentos, acredito que a empresa ter lucro e margem é altamente significativo para a escolha de investimentos em uma empresa. Seja emprestando dinheiro pela compra de títulos de renda fixa, seja virando acionista da empresa na renda variável. Seguimos juntos!
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que vale resaltar que o NuBank fechou 2020 com um "prejuizo" de 230 milhões, e até Set/2021 o banco estava com um lucro de 30 Milhões.
Ou Seja reverteu sozinho 260 Milhões em menos de 1 ano. Fora que dia 8 do mês passado o Warren Buffett injetou mais 500 milhões e o grupo Sand's Capital injetou mais 250 milhões.
E no meio disso tudo ainda tem o IPO do banco. Com isso hoje Fev/2021 o Nubank tem 1,15 Bi de aporte e não sei vocês lembram, mas o Raul disse que banco tem mais de 40 Milhões de clientes no Brasil. e que iria abrir capital nos paises vizinhos. Mais captação de recursos. Acho que é questão de tempo, para o Nubank estar nas núvens.

Link para compartilhar
Share on other sites

Exatamente Ires Leandro você precisa tentar entender como funciona a atividade bancaria. Bancos tem em sua atividade principal a intermediação financeira, captam dinheiro dos clientes e emprestam a juros maiores, o resultado dessas operações menos as despesas com provisão para devedores duvidosos (PDD) representa a principal fonte de receita para os bacos. Toda vez que alguém deposita dinheiro em uma conta corrente isso é um passivo para o banco (como se fosse um empréstimo para o banco) e ele precisa transformar isso em um ativo. Os balanços patrimoniais de bancos normalmente são alavancados (muito capital de terceiros em relação ao patrimônio próprio), isso pode ser observado pelo índice de Basileia. Uma fintech tenta captar clientes no curto prazo e "fazer" receita com outros serviços no longo prazo, por exemplo quando você usa o cartão de credito para um compra parcelada em 12 meses você esta gerando receita para instituição durante esse período. Os problemas que enxergo no nubank são, o alto crescimento da base de clientes (muito passivo entrando na empresa sem ela ir ao mercado fazer essa captação e a obrigatoriedade de converter isso em ativo) e as despesas operacionais que devem ser altas (aumenta o numero de clientes e você tem que melhorar o aplicativo, oferecer novos serviços para não perder clientes, melhorar o suporte, imagina milhares de pessoas fazendo solicitações diversas no chat, como não tem agencia física a instituição precisa dar conta de atender ao cliente ou este pode perder a confiança). Por esses motivos não utilizo muito o nubank para reservas, o tempo vai mostrar se o modelo atual do nubank será sustentável. Voltando ao índice alto de Basiléia do nubank, não sei muito sobre a instituição basicamente só uso o cartão de credito, talvez ele esteja tentando evitar o descasamento de fluxo de caixa (exemplo, se você adquire um CDB de um banco você faz isso por alguns anos, já o banco pode emprestar dinheiro para um financiamento imobiliário por 30 anos, durante esse período ele paga juros de vários CDB's emitidos e por isso precisa emitir também títulos de prazos maiores e cobrar juros altos nesses financiamentos) usando dinheiro dos sócios para cumprir com seus compromissos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa dúvida, Ires Leandro. Tem vários vídeos no canal "Investidor Sardinha", no YouTube, falando dobre o Nubank. Neste, do link a seguir, fala sobre justamente das várias estratégias que uma empresa pode adotar. Assista que você vai entender um pouco melhor. https://youtu.be/szyfuSXlDyQ
Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

oi, Ires Leandro Não sei se por acaso você teve acesso a este relatório da Nubank (https://nubank.com.br/relatorios-financeiros/) - talvez nele tenham algumas informações legais pra você unir mais dados sobre a empresa - tem os indicadores, as frentes de crescimento, dados de compra de mercado (nacional e internacional) e também uma leve explicação sobre os faturamentos negativos - ônus e bônus. Lógico que tem muita especulação em meio a isto, mas o que eu entendo pelo valuation desta empresa em especifico é que: as possibilidades de produzir patrimônio destes caras, PODE SER gigante - ainda mais tendo tantos CPFs cadastrados, quantos eles têm em sua base de dados. Imagine você: somos 212 milhões de brasileiros (um pouco mais), e os caras tem em seus registros mais de 48 ou 49 milhões de pessoas - praticamente 25\% do Brasil. Não estou te dizendo que é bom ou ruim apostar na empresa - acredito que teu dinheiro deve ter decisões tomadas por ti mesmo e quando o assunto é RV, os riscos podem estar tão presentes quanto os rendimentos - mas para o mercado, o mais importante é O QUE estas empresas listadas podem vir a gerar de lucro - e não necessariamente a história pregressa em si. Espero ter ajudado! Boa sorte ✌?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...