Jump to content
  • 0

Analise de açoes


Felipe Paiva

Pergunta

Boa noite pessoal, tenho um duvida.

Hoje estava estudando o setor de energia elétrica e estava comparando 4 empresas/ações (EGIE3, CPFE 3,CMIG3, ELET3) porem surgiram algumas duvidas. Alguém pode me oferecer uma diferente analise / opinião ?

EGIE3 - Valor intrínseco de ~40,44 e cotação de ~41,92, Patrimônio liquido de 11 bi enquanto a Divida liquida é de 17 bi. . DY = ~5% P/L= ~8 P/VP= ~3,23

CPFE3 - Valor intrínseco de ~42,2 enquanto a cotação está 33. Porem a divida liquida (24 bi) também esta maior do que o patrimônio liquido (19 bi). DY = ~8% P/L= ~7 P/VP= ~2

CMIG3 - Valor intrínseco de ~20,88 e cotação de 14,17. Patrimônio liquido maior do que a divida liquida. DY=~8% P/L= ~6,9 P/VP=~1,56. Porem tem TAG Along de 80% e N1 de governança.

-> Comparando estas ações, estava pensando em optar pela CPFE3 pois esta barata, porem estou inseguro pela Divida ser maior que o Patrimônio liquido, isso é normal ? Referente a CMIG3, achei bem interessante porém o TAG e N1 estão pegando.

Editado por Felipe Paiva
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala Felipe beleza?? Gostei muito da sua analise, mas acho que deve também ao invés de fazer apenas uma analise dos resultados da empresa e sua cotação, acho que mais importante ainda seria fazer uma analise sobre as perspectivas futuras, seus riscos, seus pontos fortes que a diferem das outras, sua relevância para o setor de energia e por ai vai... Espero ter ajudado!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Felipe Paiva disse:

Boa noite pessoal, tenho um duvida.

Hoje estava estudando o setor de energia elétrica e estava comparando 4 empresas/ações (EGIE3, CPFE 3,CMIG3, ELET3) porem surgiram algumas duvidas. Alguém pode me oferecer uma diferente analise / opinião ?

EGIE3 - Valor intrínseco de ~40,44 e cotação de ~41,92, Patrimônio liquido de 11 bi enquanto a Divida liquida é de 17 bi. . DY = ~5% P/L= ~8 P/VP= ~3,23

CPFE3 - Valor intrínseco de ~42,2 enquanto a cotação está 33. Porem a divida liquida (24 bi) também esta maior do que o patrimônio liquido (19 bi). DY = ~8% P/L= ~7 P/VP= ~2

CMIG3 - Valor intrínseco de ~20,88 e cotação de 14,17. Patrimônio liquido maior do que a divida liquida. DY=~8% P/L= ~6,9 P/VP=~1,56. Porem tem TAG Along de 80% e N1 de governança.

-> Comparando estas ações, estava pensando em optar pela CPFE3 pois esta barata, porem estou inseguro pela Divida ser maior que o Patrimônio liquido, isso é normal ? Referente a CMIG3, achei bem interessante porém o TAG e N1 estão pegando.

Boa noite, @Felipe Paiva !

Particularmente eu já descartaria CMIG da análise. CMIG4 não tem tag along e CMIG3 possui baixa liquidez o que pode gerar muitas oscilações de preços.

Segundo ponto que eu deixo para você refletir mais sobre é justamente sobre preço. Na minha opinião, não devemos utilizar de preços para se fazer um comparativo e/ou usar o preço como critério de desempate. E me chama a atenção sua análise aparentemente estar baseada no preço dos ativos. Não sei se você levou em consideração outros fatores mas a impressão é que o preço está tendo um foco grande.

Existem indicadores melhores que podem ajudar nessa tomada de decisão além de somar essa análise de indicadores como análise relatórios gerenciais das empresas para entender seus números. A começar por indicadores: Veja, por exemplo: EBIT, ROE, EBITDA, Margens, etc. São indicadores de eficiência que podem medir melhor como uma empresa opera do que simplesmente sua precificação no mercado.

Como comentei, ler os relatórios é importante também. Digo isso pois podemos levar a cabo seu exemplo da CPFL com relação a dívida. Empresas do setor de energia normalmente são mais endividadas. Cabe ao investidor analisar a empresa para tentar medir essa dívida e o porque dela. 

A CPFL é uma holding que tem atuação na distribuição, geração e comercialização de energia por meio de suas subsidiárias. Como ela faz parte da camada de distribuição e também geração, ela possui a métrica da RAP (Receita Anual Permitida) que é uma ótima ferramenta para mensurar o quanto a empresa pode gerar de receita, o quanto dessa receita pode ser revertida em lucro dado sua eficiência e o quanto este lucro pode ser representativo para termos uma visão mais tranquila das dívidas ou não.

Logo, acho interessante buscar informações e dados das empresas que vão além dos preços.

 

Espero que ajude em seus estudos e seguimos aqui em caso de mais dúvidas ou pontos que possamos enriquecer este tema que é bem legal!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...