Jump to content
  • 0

Valor da cota de uma ação

Régis Escobal Da Silva

Pergunta

Tenho uma dúvida de sobre o valor da cota de uma ação, vou tentar explicar.

Ex: empresa X vale 10,00 faz IPO de 10 ações a 1,00 cada  ações. 

Como o mercado precifica uma ação para cima ou para baixo só pelo fato de ter muitas ofertas de compra ou venda, simplesmente?

Como algumas empresas já abrem o dia com queda? Exemplo sai uma notícia ruim no outro dia já abre caindo muitoooo? sai a notícia as pessoas abrem o homebroker e cadastram ofertas de venda?  

Sendo assim os tubarões podem manipular o valor de uma cota?

Por isso é importante investir com estratégia, pois baseado nos fundamentos segue aportando independente do preço da cota.

Obrigado

• Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Sardinhas... Não sei se alguém já viu isso ao vivo, mas me lembrei de um dia q eu estava lá operando e de repente o ativo q estou vendo começa a subir loucamente... 

Quando fui saber, era o barsi q entrou comprando aquele ativo naquele dia! Surreal!

Por isso q trader se lasca numa dessas! 🤣

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Régis Escobal Da Silva,

Sim e não para sua pergunta... Rsss.

Quando faz um IPO, a empresa é avaliada, é feita uma estimativa, estudo de mercado para ver quanto pagariam por essa empresa e então fixa o preço. Oq arrecada vai para o caixa da empresa.

Depois disso as ações continuam sendo transacionadas no mercado, porém somente entre aqueles que já possuem os papéis (mercado secundário).

Nesse cenário, o jogo é sim de oferta e procura que define o preço do ativo, e isso por vezes entra na expectativa, nas notícias etc.

Com um tempo de mercado, a gente já consegue ver a performance daquela empresa (por isso q se fala para não entrar nas IPOs). Aí temos um período para fazer uma avaliação melhor (fundamentalista) e a tendência é a cotação do ativo acompanhar o lucro dessa empresa.

Mas por vezes as noticias abalam as empresas e acabam gerando distorções nesses preços. Investidores, especialmente os pequenos, não tem emocional para lidar com as notícias e tb não sabem avaliar os fundamentos da empresa.. Se assustam ou criam expectativas fora da realidade.

Os tubarões sim, sempre aproveitam. Quando entram no mar, o volume de negociação altera e muito a cotação, pq suas ordens vão agredindo o book de ofertas... De certa forma, suas ações até mexem bem no valor de uma cota... Mas um grande investidor não consegue, por ex., no mercado secundário mexer de tal maneira que a cotação não retorne à sua métrica natural com o tempo.

As vezes isso pode durar horas, dias, mas tudo se restabelece com o tempo! 😉

Procure aí a história do naji nahas... Ele manipulou o mercado e a bolsa do RJ quebrou... Rssss

Mas a bolsa (b3) tb implementou determinados mecanismos de controle para frear situações anomalas - circuit breaker, por ex. 
Então, não liga muito para isso não... Escolha boas empresas para sua carteira e segue o jogo fazendo os aportes mensais que dá tudo certo! 😉 👍🏻 

Muito obrigado pela sua resposta, me ajudou muito, era mais questão de curiosidade mesmo.
acho curioso como as baleias veem o mercado essas coisas.

muito esclarecedor, vou procurar a história que vc citou era "tipo" isso que eu queria saber.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Sardinhas... Não sei se alguém já viu isso ao vivo, mas me lembrei de um dia q eu estava lá operando e de repente o ativo q estou vendo começa a subir loucamente... 

Quando fui saber, era o barsi q entrou comprando aquele ativo naquele dia! Surreal!

Por isso q trader se lasca numa dessas! 🤣

Putz que baita (em gaúcho= grande) história. Eu tenho vicio de acompanhar as ações com menores, valor de mecado, centavos ou poucos reais, tem dias que elas valorização 50% 70% até 100% e em poucos dias voltam fico pensando nesses movimentos. fica registrado, eu não entro nelas. abç

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Régis Escobal Da Silva disse:

Putz que baita (em gaúcho= grande) história. Eu tenho vicio de acompanhar as ações com menores, valor de mecado, centavos ou poucos reais, tem dias que elas valorização 50% 70% até 100% e em poucos dias voltam fico pensando nesses movimentos. fica registrado, eu não entro nelas. abç

@Régis Escobal Da Silva,

Chamamos essas ações de penny stocks, e são muito, mas muito, muito arriscadas mesmo de se operar!

A volatilidade delas são extremas. Um centravo numa ação de um real representa 1% de alteração... Para cima ou para baixo...

Trader que adora essa bagunça... Não é para nós!

Se for para fazer isso, já parte logo para o mercado de opções, conhecido "cemitério de malandro"! 🤣🤣🤣

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Régis Escobal Da Silva disse:

Muito obrigado pela sua resposta, me ajudou muito, era mais questão de curiosidade mesmo.
acho curioso como as baleias veem o mercado essas coisas.

muito esclarecedor, vou procurar a história que vc citou era "tipo" isso que eu queria saber.

A história do Naji Nahas comentada pelo @Raul...

Veja aí... Bem interessante!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...