Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado


Sheila Gonçalves Vasconcelos

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Sheila, boa tarde!

Ao meu ver o questionário do Diagrama do Cerrado é para dar valor e peso ao ativo já escolhido e definido, e que estas notas sejam atribuídas as métricas e aos índices de desempenho e informações consolidadas que, tanto na AUVP analítica, quanto em demais sites analíticos, apresentarão os mesmos indicadores. A análise é dos dados é quantitativa e não opinativa.

Caso a dúvida seja em relação a escolha do ativo em si, aí sim, deve-se buscar o maior número de informações sobre a empresa via RI, pesquisas, notícias, ..., mas isso tudo antes de classifica-lo no Diagrama. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Sheila Gonçalves Vasconcelos disse:

Bom dia,

A AUVP analítica  traz a resposta de quase 100% das perguntas sobre ação no Diagrama do Cerrado, posso levar em conta esta análise e replicar no questionário ou devo ainda consultar outras fontes?

Antes de responder as perguntas do diagrama você precisa analisar se a empresa está de acordo com sua estratégia e vaibilidade. Supondo que por acaso vc veja uma empresa com sua análise dos fundamentos todas boas, mas que não passou pelo seu crivo, ela não deve entrar na sua carteira. Na minha visão pessoal por exemplo, não invisto no setor de varejo, nem em empresas com histórico de corrupção. Então mesmo que esteja tudo azulim elas não são viáveis para mim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Sheila Gonçalves Vasconcelos disse:

Bom dia,

A AUVP analítica  traz a resposta de quase 100% das perguntas sobre ação no Diagrama do Cerrado, posso levar em conta esta análise e replicar no questionário ou devo ainda consultar outras fontes?

Olá @Sheila Gonçalves Vasconcelos,

Como os amigos já disseram acima, o Diagrama não é uma ferramenta para você definir se uma ação entra ou não na sua carteira. Na verdade ele serve para você avaliar o risco daquelas empresas que você já considerou como viáveis.

É como se fosse uma análise em duas etapas: a primeira é eliminatória e a segunda é classificatória.

Na primeira você usa os critérios que são dados nas aulas para definir se uma empresa vai entrar na sua carteira. Aí entram as questões do método Scuttlebutt, a definição de setor, a análise da empresa em si e os números - sendo na parte dos números que ferramentas como a Analítica são essenciais.

Uma vez que você fez esse "pente fino" nas empresas e definiu que as empresas A, B e C estarão na sua carteira, aí sim você as insere no Diagrama do Cerrado. E a função do Diagrama é a segunda que mencionei acima, ou seja, é classificatória, no sentido de dizer que a empresa A tem menos risco que a empresa B e, por isso, o Diagrama vai te direcionar a aportar mais em uma e menos na outra.

Como exemplo dessa questão do risco, vamos assumir que você não veja problema em investir em empresas estatais. Para algumas pessoas este é um critério eliminatório, então estas pessoas não investiriam em uma Petrobras, por exemplo. Então a PETR4 nem entraria no Diagrama. Mas voltando, de repente para você esse não é um critério eliminatório, e você considera que PETR4 é boa para investir. Aí quando chegar no Diagrama você vai responder às perguntas e o objetivo é analisar o risco de investir em PETR4. Isto porque mesmo empresas que nós validamos e "aprovamos" na nossa fase eliminatória terão riscos diferentes no momento de investir, e é essa proporção que o Diagrama pretende analisar e te indicar.

Espero ter ajudado, e qualquer coisa chama!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...