Jump to content
  • 0

CARTEIRA INTERNACIONAL COLOCANDO NO APLICATIVO


Camila Schneider

Pergunta

Oi Pessoal!

Comecei a passar minha carteira internacional que tenho na AVENUE, prévia ao curso, para a ferramenta do curso e surgiram algumas dúvidas:

1- Não encontrei o ETF ARTY nas ações internacionais, acredito que está faltando.

2- Eu tenho GLD, IAU e SLV, que são fundos de ouro e prata. Lanço como ações internacionais?

3- Tbm tenho ETF de renda fixa (SHV, LQD), também lanço como ação internacional ou na aba renda fixa?

Outra dúvida é exatamente sobre esses ETFs de renda fixa. eu mantinha a minha reservar de oportunidade nos EUA dentro desses etfs de renda fixa. Mas agora como não temos mais a isenção dos R$ 35.000,00 na venda mensal acho que não vale a pena eu manter essa reserva de oportunidade em etf, certo? Vocês costumam manter na conta, apenas dolarizada?

 

agradeço a atenção.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde, @Camila Schneider !

1 hora atrás, Camila Schneider disse:

1- Não encontrei o ETF ARTY nas ações internacionais, acredito que está faltando.

Testei aqui e aparentemente ele não está cadastrado na base. neste caso, envie uma mensagem ao suporte que eles adicionam o ativo para poder ser cadastrado dentro da carteira.

1 hora atrás, Camila Schneider disse:

2- Eu tenho GLD, IAU e SLV, que são fundos de ouro e prata. Lanço como ações internacionais?

Exato, eles ficam dentro de ações internacionais.

1 hora atrás, Camila Schneider disse:

3- Tbm tenho ETF de renda fixa (SHV, LQD), também lanço como ação internacional ou na aba renda fixa?

Também entram em ações internacionais. Apesar de replicarem o desempenho de títulos de renda fixa, estamos falando de investir em um ativo de renda variável que tenta replicar este desempenho.

1 hora atrás, Camila Schneider disse:

Outra dúvida é exatamente sobre esses ETFs de renda fixa. eu mantinha a minha reservar de oportunidade nos EUA dentro desses etfs de renda fixa. Mas agora como não temos mais a isenção dos R$ 35.000,00 na venda mensal acho que não vale a pena eu manter essa reserva de oportunidade em etf, certo? Vocês costumam manter na conta, apenas dolarizada?

Na minha opinião nem mesmo no Brasil vale a pena uma reserva de oportunidade. Ainda fazendo um adendo sobre a reserva no exterior, não vejo muito sentido em deixar a reserva em um ativo de renda variável. Isso pode gerar perdas de capital pois no momento de uso não há garantias de que o valor esteja positivo com relação ao montante investido. E ainda, algumas oportunidades ditas vem com relação a momentos de crise. Tais momento de crise poderiam firmar a desvalorização da reserva por esta inserida em uma renda variável. 

Voltando a falar sobre a reserva de oportunidade aqui em território nacional.

A primeira coisa a se pensar seria se de fato a reserva de oportunidade faria sentido para quem está construindo patrimônio. Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Isto é, pensar se a reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic como você bem citou. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%. Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer. O mesmo valeria para quando deixamos nas caixinhas de bancos que rendem um percentual do CDI.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento que seria nossa carteira. Inclusive até existem estudos que mostram essa matemática da reserva de oportunidade não fecha em comparação com os investimentos constantes no longo prazo. 

A conclusão é que essa estratégia de oportunidade só funciona quando soubermos quando exatamente for o momento para a compra. O problema é decifrar quando serão estes momentos.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...