Jump to content
  • 0

Qual setor incluir na carteira?

João Victor Cunha

Pergunta

Recentemente, finalizei minhas aulas e comecei a fazer uma análise mais profunda das empresas na minha carteira, colocando elas no diagrama:

BBAS3: 16,80% - Nota: 11

PNVL3: 7,43% - Nota: 7

CPFE3: 39,03% - Nota: 5

EGIE3: 15,66% - Nota: 11

BBSE3: 21,08% - Nota: 7

Minha principal dúvida é em relação à diversificação setorial. Percebo que uma parte significativa da minha carteira está concentrada no setor de energia (CPFE3 e EGIE3), o que a deixa bastante correlacionada. Gostaria de reduzir esse risco. Qual setor seria interessante incluir para diversificar e equilibrar melhor a carteira?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, João Victor Cunha disse:

Recentemente, finalizei minhas aulas e comecei a fazer uma análise mais profunda das empresas na minha carteira, colocando elas no diagrama:

Minha principal dúvida é em relação à diversificação setorial. Percebo que uma parte significativa da minha carteira está concentrada no setor de energia (CPFE3 e EGIE3), o que a deixa bastante correlacionada. Gostaria de reduzir esse risco. Qual setor seria interessante incluir para diversificar e equilibrar melhor a carteira?

Boa tarde!

Eu diria que uma do setor de saneamento ou caso nenhuma esteja dentro dos seus parâmetros, poderia colocar alguma de celulose.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, João Victor Cunha disse:

Boa tarde, @João Victor Cunha!

Realmente a parte de energia está correlacionada assim como a parte financeira entre banco do Brasil e a BB seguridade. No financeiro a correlação é até maior.

Mas lembre-se que isso não é de fato um problema e vai depender de seus objetivos.

Agora se estiver realmente com a meta de ter uma única empresa por setor, vai precisar escolher uma entre cada setor.

Sinto falta se uma empresa de saneamento que é tão perene quanto as de energia (eu diria até mais).

Você pode pesquisar também empresa de consumo não cíclico ou até mesmo as de consumo cíclico que foram sugeridas pelo @Jaimson Bispo. Existem boas empresas mas é sempre bom lembrar que elas são mais voláteis. Mas que valem muito a Lena o estudo.

Espero que ajude!

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 18/10/2024 at 17:23, Edison Paulini disse:

consumo não cíclico ou até mesmo as de consumo cíclico que foram sugeridas pelo

Sobre o risco na parte financeira, o ideal seria eu adicionar outras empresas do setor para dissipar esse risco correto? Por exemplo, eu manter a mesma porcentagem da carteira no setor financeiro e adicionar empresas como ABCB4 e BPAC3.

Sobre empresas de saneamento, vi que não temos muitas na bolsa, comecei a estudar SAPR3 para ver se faz sentido

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Sobre o risco na parte financeira, o ideal seria eu adicionar outras empresas do setor para dissipar esse risco correto? Por exemplo, eu manter a mesma porcentagem da carteira no setor financeiro e adicionar empresas como ABCB4 e BPAC3.

Na verdade é o contrário. Quanto mais empresas em um mesmo setor mais temos exposição ao risco que chamamos de não sistemático que é o risco que pode envolver o setor como um todo. Logo, quanto empresas em um mesmo setor, maior é seu risco não sistemático.

Além disso, quanto mais empresas temos de um mesmo setor, mais chances estamos dando para se ter empresas que competem pelo mesmo marketshare onde para uma empresa crescer a outra pode perder espaço e não crescer tanto quanto.

Sobre empresas de saneamento, vi que não temos muitas na bolsa, comecei a estudar SAPR3 para ver se faz sentido

Realmente existem poucas. Oficialmente listadas na bolsa de valores temos 10 empresas do subsetor de saneamento. Mas que valem a pena o estudo na minha opinião são apenas 3. As outras 7 sequer passam pelos crivos básicos de nossa filosofia de buy and hold que seriam os lucros consistentes, endividamento e tag along.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...