Jump to content
  • 0

Renda Variável x Renda fixa

Daniel Santos#4083

Pergunta

Fala time, boa noite!!

gostaria da opinião/ajuda dos mais experientes para tirar algumas inseguranças que estou no momento. 

Hoje completei meus primeiros  100k investidos, tenho 30 anos e ainda estou na fase de acumulação. 

Entao me peguei pensando, com a Selic do jeito que está, a gente encontra alguns CDB que renderiam 1% ao mês, dando uns 600 reais (já descontando o imposto), mas quando eu olho para minha carteira eu não sei se irei conseguir ver essa rentabilidade pois meu valor não está todo em renda fixa, então me pergunto e pergunto a vocês, porque não vira todo dinheiro para renda fixa ?

Hoje tenho na minha carteira:

Ações nacionais: VALE, GERDAU, BANCO DO BRASIL, TAESA, PETRO, WEG, KLABIN, SANEPAR, BANCO ABC

Fundos imobiliários: HGLG, GARE, BTLG, KNCR

Renda fixa: alguns CDBs e Tesouro

Cripto: BTC e ETH

Ações internacionais: VT, IDA, IYM, XLF

e só gostaria de ter certeza que estou no caminho certo, se puderem me ajudar com opniões fico grato.

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, @Daniel Santos#4083 !

Antes de mais nada, parabéns pelos 100 mil investidos! Pqp, isso é lindo de ver!

Não é um marco fácil e a partir de agora você vai ver seu dinheiro trabalhando em uma velocidade maior.

Parabéns mesmo! Aproveita que é sexta e abre uma cerveja pra comemorar huhauha

4 minutes ago, Daniel Santos#4083 disse:

Entao me peguei pensando, com a Selic do jeito que está, a gente encontra alguns CDB que renderiam 1% ao mês, dando uns 600 reais (já descontando o imposto), mas quando eu olho para minha carteira eu não sei se irei conseguir ver essa rentabilidade pois meu valor não está todo em renda fixa, então me pergunto e pergunto a vocês, porque não vira todo dinheiro para renda fixa ?

Aqui no seu raciocínio tem dois problemas:

1 - risco da diversificação. No caso, faltaria diversificação e isso para um investidor de longo prazo como nós é inegociável. Como vamos investir por anos, tudo o que pudermos ter de segurança é bom. E a falta de diversificação faz perder segurança;

2 - você está olhando para o agora. Mas vamos imaginar que daqui a 1 ano a Selic volte a patamares dos 2%. Ficou ruim, né? Além disso, um investimento de renda fixa é muito melhor aproveitado quando investimos pensando no contrafluxo, ou seja, quando travamos taxas para nos beneficiar no futuro com rentabilidades maiores em comparação aos melhores títulos sendo oferecidos hoje. É um jogo de paciência e estratégia.

Contrafluxo é o melhor caminho e passa por cima de títulos que hoje estão atrativos.

9 minutes ago, Daniel Santos#4083 disse:

Hoje tenho na minha carteira:

Ações nacionais: VALE, GERDAU, BANCO DO BRASIL, TAESA, PETRO, WEG, KLABIN, SANEPAR, BANCO ABC

Fundos imobiliários: HGLG, GARE, BTLG, KNCR

Renda fixa: alguns CDBs e Tesouro

Cripto: BTC e ETH

Ações internacionais: VT, IDA, IYM, XLF

Na minha opinião, sua carteira não está ruim. Tem 4 ações mais voláteis por serem cíclicas e isso não é um problema.

Tem empresas de setores perenes e só uma dupla exposição que seria no setor bancário.

Tem FIIs interessantes, imagino que a exposição em criptos não seja um percentual alto e já está pensando em ter um pouquinho no exterior.

Essa carteira contém sim a diversificação que comentei no início e é isso que vai operar no longo prazo.

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@Daniel Santos#4083 parabéns cara! Agora a bola de neve começa a rolar mais rápido. 

Concordo totalmente com o @Edison Paulini, principalmente na parte de abrir uma cerveja pra comemorar rsrs.

Na minha opinião diversificar em ambos pode ajudar a balancear entre segurança e potencial de ganhos. E essa dupla ajuda também a atravessar os diversos cenários que enfrentaremos ao longo do tempo e que são cíclicos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Lucas Ferro disse:

Bom dia! A comunidade ajuda muito, pois eu tinha essa dúvida do Daniel "colocar tudo em renda fixa" . As aulas começam dia 31,mas eu já estou aprendendo bastante aqui. 🐟🐟🐟

Bom dia, @Lucas Ferro !

Vamos apenas nos lembrar que seu caso é um pouquinho diferente. Você ainda vai começar a estudar e neste caso enquanto aprende, é bom sim direcionar seus aportes na renda fixa, especificamente no Tesouro Selic. Assim quando você chegar ao final dos estudos, tiver sua estratégia montada e ativos devidamente estudados, você começa investir certinho.

É o melhor para você seguir um caminho correto nos investimentos  =)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...