Jump to content
  • 0

Comprando ações pela 1ª vez!

Pergunta

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Ticiano Silva Barboza disse:

Em relação a LEVE3, estive estudando-a e é uma empresa bastante interessante.

Dois pontos me chamaram a atencao: ela fabrica componentes customizados para as montadoras, portanto são contratos longos de fornecimento e há um custo alto para troca de fornecedor, já que a LEVE quem detém a tecnologia daqueles itens. O segundo ponto é o investimento alto em P&D, os clientes solicitam soluções e a companhia faz os estudos e desenvolve o item específico que o cliente solicitou, o que dá uma vantagem competitiva a LEVE.

Claro que há de se levar em consideração que é uma small cap na hora da alocacao de capital nela, apesar de ser uma empresa sólida, com um baixo endividamento. Excelente empresa ao meu ver.

Olá, @Ticiano Silva Barboza! Uma coisa que me deixou com um pezinho atrás é o payout bem alto da LEVE: 164,56% (só lembrei da aula em que o Raul comenta sobre o payout da Saraiva, que era alto e estava na iminência de entrar em recuperação judicial). Mas, vendo o histórico, a LEVE tem payout alto desde 2011, então é algo comum na empresa.

Eu decidi colocá-la na minha carteira 😉

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Taína Martins Magalhães disse:

Olha só @Rafael Di Martini Jaser, estava olhando ontem mesmo, antes de ver sua mensagem. Achei uma opção interessante mesmo. Você consideraria ela meio ou topo de carteira? Estou tendendo a considerar topo, por ter o IPO recente e não termomuito histórico de análise.

No meu caso ela é o meio, mas devido ao IPO mais recente pode considerar topo sem problemas. Eu tenho um perfil mais elevado ao risco, pra mim é uma empresa posicionada num setor perene e talvez um dos que mais crescem no mundo, tem mostrado boa gestão e excelente resultado / crescimento.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Olá Taína, lembre-se sempre que a carteira do curso AUVP foi uma ótima carteira, porém não são recomendações, escolha a estratégia que te faça sentido. Vou tentar responder suas perguntas, entretanto lembre que é  Minha opinião, tenha sua estratégia ta?

1.  Eu tenho BB e BB seguridade, estão em queda, e enquanto estiver em queda, para mim faz todo sentido continuar comprando. São BB sao estatais então são estaveis, e são setores diferentes apesar de pertencerem ao grupo BB. ótima oportunidade.

2. Cemig- bom ativo, ultimos retornos não me agradaram em termos de lucratividade, de uma olhada em Taesa que perdeu alguns contratos, teve uma queda nos seus preços e parece muito bom analisar de perto.

3. Copasa - eu acho legal, é estavel não tenho em carteira mas acompanho e parece interessante é uma boa escolha, entretanto antes de fechar olha a Sanepar que é privada, e tem ótimos resultados.

OBS: Benjamin Grahan diz que empresa que faz IPO tem mais chances de de deteriorar e/ou desvalorizar do que valorizar. Claro que depende de estratégias, e de modo de pensar. nosso mestre Raul não ve problema em comprar empresas com IPO recente, Eu confesso que ja não gosto e minha opnião é mais cautela até por nao ter tanto valor a aplicar caso esse patrimonio vem deteriorar.

4. Klabin - pegou uma verba emprestada ta em fase de projetos novos, esta vindo na baixa e é uma empresa que o mestre Raul aconselhou no módulo 4 "optar por empresas que venceram o tempo" Klabin é centenaria, tenho em carteira, e os dividendos são constantes.

5. WEG - nao considero como 'industrial' apesar de tudo, vejo mais como algo na area de TEC. ao meu ver caberia mais  uma industria ai. Mas Weg é excelente.

6. Tenho LEVE 3 no topo da minha piramide, tenho receio quanto a ela, obtive lucros proximos de 30% esse ano, ano passado seus dividendos foram absurdos, porém tenho pé atras com empresas que oferecem muitos dividendos, gosto da empresa mas vejo como um riscoAmbev em queda é uma boa oportunidade. e Fleury faz sentido pra voce? estava no curso, mas o mercado é amplo. Ja pensou em Industria farmaceutica?? que em uma pandemia pode explodir em altas? setores da saúde em ambito nacional também podem fazer sentido não acha?

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 26/10/2024 at 11:41, Jonatas Celso Munhoz disse:

3. Copasa - eu acho legal, é estavel não tenho em carteira mas acompanho e parece interessante é uma boa escolha, entretanto antes de fechar olha a Sanepar que é privada, e tem ótimos resultados.

Oi @Jonatas Celso Munhoz, agradeço os comentários. Só um ponto, Sanepar não é privada, ainda tem mais de 60% de ações ON em controle do estado do Paraná.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Jonatas Celso Munhoz!

O problema a ser considerado neste caso é uma dupla exposição no setor.

Na verdade, não é necessariamente um problema mas algo importante de ser ponderado pelo investidor.

Quando temos uma dupla exposição em um setor, estamos consequentemente colocando mais dinheiro no mesmo e em eventos que abalem o setor, uma parte maior da nossa carteira iria oscilar.

Além disso, quando temos empresas de um mesmo setor, por mais que elas possam ter ramos de atuação de atuação um pouco mais diferentes, elas consequentemente estão competindo por um marketshare o que pode fazer com que para uma empresa crescer a outra vai perder espaço.

E confirmando a nossa amiga @Taína Martins Magalhães, Sanepar é de controle estatal. 

O estado do Paraná tem a posse 20% de todas as ações da Sanepar. Mas de ações ordinárias (ON) ela possui 60% onde acima de 50% de posse de ações ON lhe dá o direito de controle.

Desculpe pelo equivoco @Taína Martins Magalhães e @Edison Paulini não verifiquei, tiver a sensação de ter escutado isso em uma das aulas. mas enfim. Indentendente de ser estatal, gosto dos resultados, e é legal comparar para ver o q esta valendo a pena no momento.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...