Jump to content
  • 0

Consórcio - dando o lance vale a pena?

Convidado Anônimo

Pergunta

Estou avaliando uma soluçao para moradia. Hoje moro em um bairro que estão assaltando de fuzil (RJ) e decidi que quero ir pros endereços premium do RJ (z sul / barra) onde minha maior preocupaçao serao os trombadinhas.

Nesses lugares, o tipo de imóvel que me atendem custam 1.5M - 2M.

Pode ser que eu saia do Brasil em 3/5 anos. Pode ser que não.

Meu patrimonio atual é 1.1M com renda mensal de 75k.

Olhando financiamento, nos primeiros 3/5 anos eu teria pago majoritariamente juros (CET 10.5%)

Olhando consórcio, mesmo considerando o reajuste anual pelo INCC e os custos de seguro e etc, fica mais barato que o financiamento, mas só vale a pena se eu conseguir dar o lance e ser contemplado logo.

O aluguel é interessante pois nao preciso dar entrada ou lance, mas só de pensar em gastar 10k todo mes com aluguel, uma coisa que nao volta, me da calafrios.

Minha pergunta principal é: eu sei que o Raul sempre bate muito nos consócios e eu entendo as razões. Mas nunca vi ele falar sobre a situaçao quando é dado um lance para acelerar a contemplaçao. Portanto, pergunto aos amigos, consórcio dando lance, vale a pena? Quais riscos eu nao estou antecipando?

Também aceito sugestoes do que os colegas fariam na minha pele.

Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
On 22/10/2024 at 17:45, Convidado Anônimo disse:

Estou avaliando uma soluçao para moradia. Hoje moro em um bairro que estão assaltando de fuzil (RJ) e decidi que quero ir pros endereços premium do RJ (z sul / barra) onde minha maior preocupaçao serao os trombadinhas.

Nesses lugares, o tipo de imóvel que me atendem custam 1.5M - 2M.

Pode ser que eu saia do Brasil em 3/5 anos. Pode ser que não.

Meu patrimonio atual é 1.1M com renda mensal de 75k.

Olhando financiamento, nos primeiros 3/5 anos eu teria pago majoritariamente juros (CET 10.5%)

Olhando consórcio, mesmo considerando o reajuste anual pelo INCC e os custos de seguro e etc, fica mais barato que o financiamento, mas só vale a pena se eu conseguir dar o lance e ser contemplado logo.

O aluguel é interessante pois nao preciso dar entrada ou lance, mas só de pensar em gastar 10k todo mes com aluguel, uma coisa que nao volta, me da calafrios.

Minha pergunta principal é: eu sei que o Raul sempre bate muito nos consócios e eu entendo as razões. Mas nunca vi ele falar sobre a situaçao quando é dado um lance para acelerar a contemplaçao. Portanto, pergunto aos amigos, consórcio dando lance, vale a pena? Quais riscos eu nao estou antecipando?

Também aceito sugestoes do que os colegas fariam na minha pele.

Não!

Link para compartilhar

• 0

Olha, eu sou do time que defende a compra pela segurança e tranquilidade que ela traz p vc e sua família. Pagar aluguel, principalmente tendo bom valor de entrada, me dói muito tb! Com o mesmo valor talvez vc pague a prestação do financiamento.

Como a maioria aqui já comentou o financiamento faz mais sentido que o consórcio pensando no sentido da certeza que vc terá o imóvel em suas mãos e do valor pago ao final do processo é bem menor que o do consórcio.

Mas p mim vc considerar fazer seja um financiamento, seja um consórcio, para compra de um apartamento na planta que terá as chaves entregues daqui a 2-3 anos (até vc estar efetivamente morando será mais tempo, mesmo que não haja atrasos na obra), sendo que vc irá se mudar de país em 3-5 anos não faz sentido nenhum.

Pense bem. Alinhe sua decisão com os seus planos de mudança em breve. Considere o aluguel no seu cenário.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Fala pessoal!

Obrigado pelas dicas.

Depois de entender melhor, descobri que no consórcio precisaria dar 700k de lance pra contemplar 2M (usando lance embutido). Nao fiz as contas na ponta do lapis pra comparar o custo do consorcio (simulando um indice de reajuste) vs aluguel vs financiamento. Empatar mais da metade do meu PL me incomoda, entao decidi nao seguir esse caminho.

Por ora estou optando pela flexibilidade do aluguel, mas tenho claro que em no max 2 anos preciso tomar uma decisao, se nao vai ser muito dinheiro desperdiçado em aluguel.

Infelizmente sair do rio nao ;e uma opçao por enquanto, ano que vem vamos ter outro bebe e minha esposa quer ficar proxima da familia. Ate tenho tentado levar a familia inteira pra outro lugar, mas isso é outro nivel de complexidade kkkk. Tenho olhado bastante santa catarina.

Link para compartilhar

• Criar novo...