Jump to content
  • 0

Contrafluxo (aula 15)


Rodrigo Pimentel Cota

Pergunta

Boa noite.

Pensando em investir no Tesouro Direto e ao analisar a aula de contrafluxo, chega-se a conclusão que se a taxa SELIC está alta, o ideal é investir em Tesouro Prefixado ou invés do Tesouro SELIC. Porém, se a taxa SELIC está baixa, o indicado é investir em Tesouro SELIC ao invés do Tesouro Prefixado.

No entanto, não consegui encaixar nesse raciocínio para o Tesouro IPCA. Alguém tem alguma explicação?

Obrigado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Rodrigo Pimentel Cota disse:

Boa noite.

Pensando em investir no Tesouro Direto e ao analisar a aula de contrafluxo, chega-se a conclusão que se a taxa SELIC está alta, o ideal é investir em Tesouro Prefixado ou invés do Tesouro SELIC. Porém, se a taxa SELIC está baixa, o indicado é investir em Tesouro SELIC ao invés do Tesouro Prefixado.

No entanto, não consegui encaixar nesse raciocínio para o Tesouro IPCA. Alguém tem alguma explicação?

Obrigado.

Olá @Rodrigo Pimentel Cota,

O tesouro ipca é um pouco mais complicado mesmo...

Entendo q esse título vale a pena quando a selic é mediana e vc não tem exatamente uma direção muito definida para onde vai a inflação do país e também a selic...

Atualmente, por exemplo, em que há um aumento da curvatura de juros de longo prazo, em que o copom começou a diminuir a selic mas viu q não controlou a inflação e começou a aumentar novamente, e que as taxas oferecidas são IPCA+6,x% me parecem interessantes esses títulos, pois a média histórica deles é mais baixa do q essa taxa, propiciando fazer uma marcação a mercado num prazo mais longo e vender esses títulos com um bom ágio.

Veja q pelo q vc mesmo falou, não é interessante o prefixado pq está com tendência de subir a selic, e não vale o pós pq tb não está baixa...

Fica então num meio termo aí! 😁

Espero q tenha lhe ajudado de alguma forma essa ideia... 😉🙏🏻

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Acréscimo
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Rodrigo Pimentel Cota disse:

Boa noite.

Pensando em investir no Tesouro Direto e ao analisar a aula de contrafluxo, chega-se a conclusão que se a taxa SELIC está alta, o ideal é investir em Tesouro Prefixado ou invés do Tesouro SELIC. Porém, se a taxa SELIC está baixa, o indicado é investir em Tesouro SELIC ao invés do Tesouro Prefixado.

No entanto, não consegui encaixar nesse raciocínio para o Tesouro IPCA. Alguém tem alguma explicação?

Obrigado.

Bom dia, @Rodrigo Pimentel Cota !

Basicamente podemos nos orientar pelo contrafluxo da seguinte forma:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados à Selic e ao CDI;

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;

- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA. (aqui que está ponto da sua dúvida sobre IPCA).

Lembre-se que a ideia do contrafluxo é travar rentabilidades superiores as que serão oferecidas no futuro. 

Por exemplo. em um cenário de Selic de 13%, anão acharemos um CDI pagando 140% do CDI. Só acharíamos isso se estivéssemos em um cenário de uma Selic de 5% (percentual hipotético podendo ser mais ou menos). Aqui que travaríamos uma rentabilidade de %CDI maior para quando a taxa de juros voltar a ficar alta (o mercado é feito de ciclos) a rentabilidade nossa seja absurdamente maior pois mal acharíamos títulos pagando 110% do CDI.

 

Espero que ajude!

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Rodrigo Pimentel Cota !

Basicamente podemos nos orientar pelo contrafluxo da seguinte forma:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados à Selic e ao CDI;

(...)

- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA. (aqui que está ponto da sua dúvida sobre IPCA).

 

@Edison Paulini,

Acho q o problema dele (como por vezes é o meu também, rssss) é que essas duas frases geram influência sobre os títulos IPCA...

Se a inflação está numa tendência de subir, ok para em tese irmos de IPCA... É Provável que a selic esteja baixa e por isso não está controlando a inflação, então a tendência é o governo subir a selic para controlar, e aí, vai mesmo no IPCA ou vai de pós-fixado?

Eis o dilema (e confesso q tb fico por vezes)! Rssss

Creio q a pergunta do @Rodrigo Pimentel Cota seja quanto a existência de um momento "claro" para adquirir os títulos IPCA+, o q no meu ver não há uma clareza muito bem definida. Ou estou errado? 🤔

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Edison Paulini,

Acho q o problema dele (como por vezes é o meu também, rssss) é que essas duas frases geram influência sobre os títulos IPCA...

Se a inflação está numa tendência de subir, ok para em tese irmos de IPCA... É Provável que a selic esteja baixa e por isso não está controlando a inflação, então a tendência é o governo subir a selic para controlar, e aí, vai mesmo no IPCA ou vai de pós-fixado?

Eis o dilema (e confesso q tb fico por vezes)! Rssss

Creio q a pergunta do @Rodrigo Pimentel Cota seja quanto a existência de um momento "claro" para adquirir os títulos IPCA+, o q no meu ver não há uma clareza muito bem definida. Ou estou errado? 🤔

Bom dia, @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia !

Vamos lá:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados à Selic e ao CDI;

Aqui em teoria temos um cenário onde o IPCA tende a estar elevado pois sabemos que uma das mecânicas do BC de controlar a inflação é aumentando a taxa de juros. Logo, se a inflação já esta elevada, o contrafluxo não indica o investimentos em títulos indexados ao IPCA pois as taxas oferecidas não estariam sendo atrativas para o longo prazo. A inflação estaria sendo o tema do momento e poderíamos ver notícias de que "Brasil pode ser a nova Argentina ou Venezuela", algo assim. Já o cotnrafluxo diz para irmos onde ninguém está falando nada sobre.

Logo, neste cenário não se enquadrada títulos no IPCA+.

O único cenário na minha opinião que vale a pena o investimento em títulos IPCA+ é quando temos a expectativa de alta dele. 

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...