João Victor Cunha Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro Fala pessoal, tudo bem? Hoje estou com um dilema clássico de quem está pensando em dar o próximo passo: morar sozinho. Confesso que não imaginava o quanto um aluguel podia pesar no orçamento! Quero compartilhar minha realidade com vocês e ouvir suas opiniões pra saber se estou no caminho certo ou se estou viajando. Atualmente, ganho 16k como dev numa empresa de SP, mas moro em Londrina-PR, na casa dos meus pais. Dou R$1.000 por mês pra minha mãe, já que ela cuida muito da casa, e também pago as contas de luz, água e internet. Ou seja, esse valor já cobre parte do que eu gastaria morando sozinho. Estou pensando em alugar um apartamento de até R$2.200, considerando já o aluguel e o condomínio. Meu plano é visitar vários imóveis antes de tomar uma decisão, pra ter certeza de que vou fazer a escolha certa. Então, o que vocês acham? Faz sentido? Vocês que já moram ou moraram sozinhos, acham que os aprendizados compensam esse investimento? Como foi a experiência de vocês? Esse é minha organização dos apartamentos que estou vendo 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Di Martini Jaser Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro Bom, no meu caso eu fiz algo um pouco diferente, aproveitei o periodo na casa dos meus pais e comprei meu imóvel, na verdade o terreno e depois construi. Se não tem pressa pra sair, talvez seria legal se organizar a mais 1, 2 anos e comprar um AP, sendo seu primeiro e unico imóvel seria valido. Você aparenta ser novo, tem um salário bom, seria viável reduzir o custo de vida nesse periodo pra adquirir sua residencia. Meu ponto de vista :) Abraço!! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erik Shine Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro 42 minutes ago, João Victor Cunha disse: Fala pessoal, tudo bem? Hoje estou com um dilema clássico de quem está pensando em dar o próximo passo: morar sozinho. Confesso que não imaginava o quanto um aluguel podia pesar no orçamento! Quero compartilhar minha realidade com vocês e ouvir suas opiniões pra saber se estou no caminho certo ou se estou viajando. Atualmente, ganho 16k como dev numa empresa de SP, mas moro em Londrina-PR, na casa dos meus pais. Dou R$1.000 por mês pra minha mãe, já que ela cuida muito da casa, e também pago as contas de luz, água e internet. Ou seja, esse valor já cobre parte do que eu gastaria morando sozinho. Estou pensando em alugar um apartamento de até R$2.200, considerando já o aluguel e o condomínio. Meu plano é visitar vários imóveis antes de tomar uma decisão, pra ter certeza de que vou fazer a escolha certa. Então, o que vocês acham? Faz sentido? Vocês que já moram ou moraram sozinhos, acham que os aprendizados compensam esse investimento? Como foi a experiência de vocês? Esse é minha organização dos apartamentos que estou vendo Cara boa tarde, tudo depende do que você tem e o que você quer. Morar sozinho sem dúvidas vai colocar seus gastos num outro patamar e vai ter muita coisa pra aprender e tudo mais. Você tem que pensar no seu hoje e no seu eu do futuro, se tem necessidade de sair agora, se quer realmente pegar essa grana e pagar aluguel invés de usar pra outra coisa, são N fatores rs 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro Para mim, isso foi há muito tempo, mas tem algo que lembro como se fosse ontem: Dia da mudança para a casa nova, chamei os amigos todos para tomar uma cerveja e conhecer. Povo foi embora tarde e eu fui dormir. Mesa da sala cheia de copos vazios, latas de cerveja e refrigerante, cinzeiros cheios. Dia seguinte eu saí cedo para trabalhar e quando voltei a abri a porta...... Continuava tudo exatamente como estava quando eu saí de manhã. Por algum motivo muito estranho, os copos NÃO "tomaram banho" sozinhos e voltaram para o armário, as latinhas vazias e cinzeiros não andaram até a lixeira, o lixo também não se dirigiu automaticamente para o cesto. Resumindo, aprendi logo logo que é para não deixar bagunça e sujeira "dormir na minha casa" e para não acumular tarefas domésticas por fazer. Engraçado como depois de mais de 40 anos, eu ainda me lembro da cena de quando abri a porta, como se tivesse sido hoje.... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Taína Martins Magalhães Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro Oi @João Victor Cunha, como os colegas falaram, é uma decisão muito pessoal, muito além somente da questão financeira. O que posso contribuir para sua reflexão é que sair e experimentar morar sozinho de aluguel não precisa ser encarada como uma decisão definitiva. Caso você não se adapte, ou ache que os ganhos dos aprendizados não superam os custos envolvidos, acredito que você pode retornar (hipótese, não sei como é a relação com a família). Da minha experiência, eu acho que vale muito a pena. Encarar o dia a dia sozinho, e os desafios que vem com ele, para mim, é um aprendizado cujo valor é inestimável. De toda forma, isso também é mais uma postura, um modo de encarar a vida do que necessariamente apenas morar sozinho. Pode-se morar sozinho, e ainda continuar totalmente dependente de outras pessoas para resolver seus problemas, ou pode-se morar com os pais e ter as rédeas da vida em suas mãos. Espero que contribua com sua reflexão! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carlos Matos Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro Quando eu morava com minha mãe apareceu a oportinudade de comprar um ap. ... fiz algumas melhorias e coloquei para alugar - depois qdo eu fui casar eu pedi o ap de volta e dei uma ajeitada e vi o quanto inquilino pode maltratar um ap. (tubulação entupida, enfim) E para te falar foi um ano ajeitando o apartamento - pq tive que comprar as coisas de casa... fogão, lava roupa, lava loça, guarda-roupa, cama, armário da sala, sofá, tv ... enfim uma penca de coisas sem contar as compras, né ? - pq quando estamos na casa dos nossos pais sempre tem alguma coisa, vc compra o que está faltando, a primeira compra da casa nova tem coisa que vc vai comprar que vai durar um ano, dois, mas tem que ser comprado Itens de decoração custa caro para burro, ai tem ar condicionado, ventilador, instalar essa bagaça toda É uma experiencia top ! e faz dar uma idéia do quanto as outras pessoas não batalharam para colocar as coisas - as vezes eu vou na casa de algum conhecido e eles ficam com -- tipo -- vergonha por conta de alguma bagunça - e, tipo, cara é trabalhoso kkkkk sem contar custoso Nesse momento eu entendi pq muitas pessoas fazem de tudo para não se mudar - pq é um baita trabalho - mas eu também aprendi a pensar um pouco diferente, 5 anos atrás eu e minha esposa decidimos vir para SP, e foi literalmente tudo de novo demorou uns 2 anos para ter o ap com as coisas -- pq aqui tivemos q comprar sofá, maq. disso, daquilo, forno, etc etc Vc aprende a resolver muita coisa por conta própria também, primeiro pq o dinheiro vai embora rápido, ele sai da conta que nem noticia ruim se espalha e qdo vc olha vc pensa, oops onde esta o dinheiro que estava aqui kkkk e outra vc cansa de esperar para alguém fazer o serviço Bom, essa foi minha experiencia até agora ... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro @João Victor Cunha eu demorei pra sair de casa , praticamente aos 29 anos vim morar de aluguel em Bauru! antes eu praticamente só dormia na casa de mais pais e trabalhava fora! enfim como eu sabia cuidar/limpar e cozinhar , está parte foi tranquila , e a adaptação em estar sozinho foi ficando normal .. o fato é que você absorve a responsabilidade e entende que pra pagar seu aluguel é você com você mesmo , além da privacidade , ter seu canto , enfim não são apenas flores mas tem mais vantagens que desvantagens ! se você é muito novo e vai alugar na mesma cidade de seus pais ! Eu repetiria o que o amigo @Rafael Di Martini Jaser e aproveitar esta fase pra juntar grana pra adquirir seu imóvel … apesar que alugar para ter esta experiência não vai te prejudicar … enfim vai ser uma decisão pessoal mas de qq forma vale a pena sim ! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carla De Santana Oliveira Postado 24 de Outubro Compartilhar Postado 24 de Outubro Cara, depende do que você prioriza agora, o que você quer no momento e se você se dá bem com seus pais. Aproveitar bem a família é uma dádiva, mas ter seu canto também tem seus encantos e ensinamentos. Eu sai de casa com 28 anos porque já queria meu canto mesmo, adorava morar só, mas também adorava morar com meus pais. Eu gosto de ter a minha casa, com minhas coisas, e também gosto de ficar só. Amei ter tido essa experiencia nessa idade. Foi uma fase muito legal. Mas só você pode saber o quão isso é importante, nesse momento, pra você. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruno Rangel Postado 24 de Outubro Compartilhar Postado 24 de Outubro Porque voce Quer Morar Sozinho? É por Relações Homoafetivas/Drogas ou Bebidas? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gustavo Neves Postado 24 de Outubro Compartilhar Postado 24 de Outubro Do ponto de vista financeiro sempre vai valer mais a pena morar com os pais. Mas como os amigos já comentaram ai em cima (e eu concordo plenamente), morar sozinho tem um ganho inestimável em outros aspectos: maturidade, responsabilidade, liberdade para fazer o que você quiser, etc... Eu parei de morar com meus pais aos 19 anos porque fui morar em uma república e, desde então, nunca mais voltei (hoje tenho 28 anos, casado, morando com a minha esposa).. Hoje moro em uma cidade que fica 1 hora da casa dos meus pais, e sempre quando volto pra lá para passar uma semana que for, fico com o sentimento de "eu gosto mesmo é da minha casa"... Aprendi muito morando sozinho, foi quando eu passei a me ver como um adulto, e não mais como um adolescente. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Victor Cunha Postado 24 de Outubro Author Compartilhar Postado 24 de Outubro 1 hour ago, Bruno Rangel disse: Porque voce Quer Morar Sozinho? É por Relações Homoafetivas/Drogas ou Bebidas? Po, nem é kkkk. Tenho uma relação muito boa com meus pais, mas sempre me virei meio sozinho, pelo menos uma vez por mês meus pais viajam pra cidade da minha vó, e fico sozinho, gosto bastante. O principal objetivo de morar sozinho era aprender a morar sozinho mesmo, hoje a gente vive em 4 num ap de 75m2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruno Rangel Postado 24 de Outubro Compartilhar Postado 24 de Outubro 8 horas atrás, João Victor Cunha disse: Po, nem é kkkk. Então se não for por bons motivos iguais os citados! Então fica quietinho em casa! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts