Estou tentando analisar a ação da Ultrapar (UGPA3), está como "viável" na AUVP Analítica, estava considerando para compor uma das ações do meio da carteira, porém não estou achando tão viável assim. Queria confirmar alguns pontos da análise, estou no processo de aprendizado:
Setor: Petróleo, Gás e Biocombustíveis / Exploração. Refino e Distribuição. Setor médio, não muito estável, por isso iria colocar no meio da carteira.
Margem líquida: 2.29% - margem muito apertada, certo?
Lucros consistentes: até tem, nos últimos 10 anos, o que me chamou atenção, principalmente o crescimento dos ultimos anos.
Até se valorizou bem nos últimos 5 anos
Dívida líquida/EBITDA: o corte seria "Até 2 nos últimos 5 anos" para ser viável. Na Analítica está verdinho, fiquei com dúvida analisando o histórico, pois eles dão valores diferentes dependendo do lugar onde consulto. Independente dos locais, os indicadores antes de 2021 são muito superiores ao limite do viável, então não considerei tão viável assim.
Aqui, é no gráfico na classificaçao de viabilidade
Aqui é na tabela do balanço
De modo geral, não parece uma empresa super segura. Pareece que apresenta um potencial de crescimento, mas que não sei se paga o risco de alguns indicadores um pouco apertados, o que acham?
Pergunta
Taína Martins Magalhães
Salve comunidade,
Estou tentando analisar a ação da Ultrapar (UGPA3), está como "viável" na AUVP Analítica, estava considerando para compor uma das ações do meio da carteira, porém não estou achando tão viável assim. Queria confirmar alguns pontos da análise, estou no processo de aprendizado:
Aqui, é no gráfico na classificaçao de viabilidade
Aqui é na tabela do balanço
Agrdeço as ajudas para conseguir analisar melhor!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
DIAS POPULARES
25/Out
1
23/Out
1
24/Out
1
Top Posters For This Question
Taína Martins Magalhães 2 posts
Edison Paulini 1 post
DIAS POPULARES
25/Out 2024
1 post
23/Out 2024
1 post
24/Out 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Taína Martins Magalhães
Salve comunidade, Estou tentando analisar a ação da Ultrapar (UGPA3), está como "viável" na AUVP Analítica, estava considerando para compor uma das ações do meio da carteira, porém não estou acha
Edison Paulini
Bom dia, @Taína Martins Magalhães ! Nunca estudei a empresa mas levantei alguns pontos aqui para poder tentar ajudar. Correta sua análise. É uma empresa que está inserida em um setor volát
Taína Martins Magalhães
Obrigada pela contribuições @Edison Paulini. Bom, esse endividamento anterior realmente me deixou mais insegura. Não consegui verificar de forma sólida os motivos. Vi que a empresa se aventurou num ra
Posted Images
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts