Jump to content
  • 0

Renda fixa - juros semestrais

Vitória Siqueira

Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Olá pessoal, bom dia!

Vocês conhecem alguma ferramenta para calcular o rendimento total de um investimento com pagamento de juros semestrais? Estou tendo dificuldade de comparar o valor final de um investimento com pagamento no vencimento e outro com pagamento de juros semestrais.

Boa tarde, @Vitória Siqueira !

Nunca vi uma calculadora assim. Até porque parando para pensar é difícil chegarmos a um cálculo exato pois os juros pagos pelo título devem ser reinvestidos pelo próprio investidor que pode reaplicar o valor em títulos pagando uma rentabilidade tanto superior como inferior a do título investido pagando os juros.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Vitória Siqueira !

Nunca vi uma calculadora assim. Até porque parando para pensar é difícil chegarmos a um cálculo exato pois os juros pagos pelo título devem ser reinvestidos pelo próprio investidor que pode reaplicar o valor em títulos pagando uma rentabilidade tanto superior como inferior a do título investido pagando os juros.

@Edison Paulini Para checar se eu entendi: um título CRI com uma rentabilidade IPCA + 10% com pagamento de juros semestral e vencimento em 3 anos. Após os 3 anos, a minha rentabilidade vai depender se eu reinvisto o rendimento pago semestralmente? E nesse caso, o rentabilidade semestral paga em juros será a metade do valor do IPCA + 10%? 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
19 horas atrás, Edison Paulini disse:

Exatamente. 

Isso porque os juros rendidos no título são pagos ao investidor ao invés de já serem reinvestidos automaticamente no título. Vamos imaginar hipoteticamente que foi aportado neste título R$3.000 e depois de 6 meses rendeu R$250. 

Nos demais títulos da renda fixa, teríamos um montante acumulado de R$3.250 e os juros continuariam incidindo sobre estes valores acumulados e assim por diante.

Só que no título que paga o cupom de juros, os R$250 vão para seu bolso e o CRI vai incidir novamente pelo montante de R$3.000. Para fazer os juros compostos acontecerem você tem que pegar este valor rendido (R$250 no nosso exemplo) e reaplicar em um título idealmente que pagasse os mesmos IPCA+10% ou rentabilidade equivalente. Mas as garantias de conseguir aplicar em um título com essa rentabilidade é muito baixa. Pode ser até que em determinado momento você encontre um que pague mais mas também tem as chances de achar só um título que pague menos o que desaceleraria a bola de neves dos juros. 

Este é o risco do reinvestimento que falamos.

Espero que tenha ficado claro!

image.png

Muito obrigada pela explicação, ficou bem mais claro!

Só tenho uma dúvida: no caso do título indexado ao IPCA, como esse do exemplo, o rentabilidade a ser calcula em 6 meses para o pagamento do cupom seria o IPCA acumulado nos últimos 6 meses + 5%? 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Vitória Siqueira disse:

Muito obrigada pela explicação, ficou bem mais claro!

Só tenho uma dúvida: no caso do título indexado ao IPCA, como esse do exemplo, o rentabilidade a ser calcula em 6 meses para o pagamento do cupom seria o IPCA acumulado nos últimos 6 meses + 5%? 

A rentabilidade na verdade é diária sendo o IPCA equivalente do dia + % contratado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Edison Paulini disse:

A rentabilidade na verdade é diária sendo o IPCA equivalente do dia + % contratado.

Então esse título com pagamento de juros semestral tem a rentabilidade bem alta para renda fixa, né? Já que em 6 meses o valor inicial renderia 10,04% (0,54% de IPCA acumulado em outubro/2024 + 10%).

O valor final pago em juros seria maior do que anualmente, seguindo o exemplo que você mencionou acima. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Vitória Siqueira disse:

Então esse título com pagamento de juros semestral tem a rentabilidade bem alta para renda fixa, né? Já que em 6 meses o valor inicial renderia 10,04% (0,54% de IPCA acumulado em outubro/2024 + 10%).

O valor final pago em juros seria maior do que anualmente, seguindo o exemplo que você mencionou acima. 

Sim, estes títulos normalmente tendem a ter uma rentabilidade bem maior dado o risco.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 24/10/2024 at 11:49, Vitória Siqueira disse:

Olá pessoal, bom dia!

Vocês conhecem alguma ferramenta para calcular o rendimento total de um investimento com pagamento de juros semestrais? Estou tendo dificuldade de comparar o valor final de um investimento com pagamento no vencimento e outro com pagamento de juros semestrais.

Oi @Vitória Siqueira! Acho que posso ajudar de alguma forma. sua pergunta me parece simples, mas tudo vai depender se a questão envolve apenas um investimento inicial ou se haverão aportes nesse mesmo investimento. 

mas vamos lá... vou tentar usar exemplos simples com valor investido de R$ 100 reais e nenhum aporte no período.

exemplo 1: Supondo um rendimento de 12% ao anos com prazo de 3 anos e liquidez somente no final.
exemplo 2: Supondo um rendimento de 12% ao anos com prazo de 3 anos e liquidez semestral.

No exemplo 1 temos:

• 100 reais investido
  • no 1º ano houve um rendimento de 12% ou R$ 12,00 sobre os R$ 100,00 investidos 
    • valor acumulado no primeiro é R$ 112,00
  • no 2º ano houve um rendimento de 12% ou R$ 13,44  sobre os R$ 112,00 acumulados
    • valor acumulado no primeiro é R$ 125,44
  • no 3º ano houve um rendimento de 12% ou R$ 13,44  sobre os R$ 125,44 acumulados
    • valor acumulado no primeiro é R$ 140,49
  • No final você receberá R$ 140,49 que corresponde a R$ 100,00 reais investidos(que ficou preso) + R$ 40,49 que rendeu no prazo

No exemplo 2 temos:

• 100 reais investido
  • no 1º ano houve
    • no 1º semestre um rendimento de 6% (R$ 6,00) sobre R$ 100,00
    • pagamento(resgate automático) desses R$ 6,00
    • no 2º semestre um rendimento de 6% (R$ 6,00) sobre R$ 100,00
  • no 2º ano houve
  • no 3º ano houve
  • No final você receberá R$ 136,00 que corresponde a R$ 100,00 reais investidos(que ficou preso)+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00 que rendeu no prazo

Considerações:

- Por fim podemos ver que deixar rendendo até o final é mais vantajoso devido os juros compostos "ano a ano"
- Outro ponto importante é que SE O INVESTIMENTO NÃO FOR ISENTO DE IMPOSTO DE RENDA esse valor recebido semestralmente será menor devido a alíquota do IR.

Primeiramente desculpe o textão. Espero ter podido ajudar de alguma forma.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 24/10/2024 at 10:49, Vitória Siqueira disse:

Olá pessoal, bom dia!

O pessoal ja disse tudo, mas posso dar uma posição...

Qual seu objetivo? Construção do patrimonio? Se obtiver as mesmas taxas eu optaria por vencimento.

Usufruir do capital? Juros semestrais pode ser interessante pra ter sempre algo pingando... 

Espero ter ajudado. Sucesso!!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 26/10/2024 at 18:00, Anderson Silva Brasil disse:

Oi @Vitória Siqueira! Acho que posso ajudar de alguma forma. sua pergunta me parece simples, mas tudo vai depender se a questão envolve apenas um investimento inicial ou se haverão aportes nesse mesmo investimento. 

mas vamos lá... vou tentar usar exemplos simples com valor investido de R$ 100 reais e nenhum aporte no período.

exemplo 1: Supondo um rendimento de 12% ao anos com prazo de 3 anos e liquidez somente no final.
exemplo 2: Supondo um rendimento de 12% ao anos com prazo de 3 anos e liquidez semestral.

No exemplo 1 temos:

• 100 reais investido
  • no 1º ano houve um rendimento de 12% ou R$ 12,00 sobre os R$ 100,00 investidos 
    • valor acumulado no primeiro é R$ 112,00
  • no 2º ano houve um rendimento de 12% ou R$ 13,44  sobre os R$ 112,00 acumulados
    • valor acumulado no primeiro é R$ 125,44
  • no 3º ano houve um rendimento de 12% ou R$ 13,44  sobre os R$ 125,44 acumulados
    • valor acumulado no primeiro é R$ 140,49
  • No final você receberá R$ 140,49 que corresponde a R$ 100,00 reais investidos(que ficou preso) + R$ 40,49 que rendeu no prazo

No exemplo 2 temos:

• 100 reais investido
  • no 1º ano houve
  • no 2º ano houve
  • no 3º ano houve
  • No final você receberá R$ 136,00 que corresponde a R$ 100,00 reais investidos(que ficou preso)+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00+ R$ 6,00 que rendeu no prazo

Considerações:

- Por fim podemos ver que deixar rendendo até o final é mais vantajoso devido os juros compostos "ano a ano"
- Outro ponto importante é que SE O INVESTIMENTO NÃO FOR ISENTO DE IMPOSTO DE RENDA esse valor recebido semestralmente será menor devido a alíquota do IR.

Primeiramente desculpe o textão. Espero ter podido ajudar de alguma forma.

Ajudou bastante, Anderson! 
Foi um exemplo bem prático de como o juros semestral reduz a rentabilidade a longo prazo! Obrigada.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Rafael Di Martini Jaser disse:

O pessoal ja disse tudo, mas posso dar uma posição...

Qual seu objetivo? Construção do patrimonio? Se obtiver as mesmas taxas eu optaria por vencimento.

Usufruir do capital? Juros semestrais pode ser interessante pra ter sempre algo pingando... 

Espero ter ajudado. Sucesso!!

Rafael, a intenção é construção de patrimônio mesmo.

A questão é que eu sempre ficava confusa no momento de comparar o valor final a resgatar de um investimento com pagamento de juros semestral x no vencimento. Eu basicamente ignorar os investimentos com juros semestral por não conseguir calcular rs Mas eu vi esse CRI com uma rentabilidade de IPCA + 10% com juros semestral e me chamou atenção. Agora tá td bem mais claro!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Rafael, a intenção é construção de patrimônio mesmo.

A questão é que eu sempre ficava confusa no momento de comparar o valor final a resgatar de um investimento com pagamento de juros semestral x no vencimento. Eu basicamente ignorar os investimentos com juros semestral por não conseguir calcular rs Mas eu vi esse CRI com uma rentabilidade de IPCA + 10% com juros semestral e me chamou atenção. Agora tá td bem mais claro!

Sim, em alguns casos vale a pena sim, mas se achar ambos com a mesma rentabilidade valeria mais a pena ir em um ativo para o vencimento msm

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...