Jump to content
  • 0

FII - O valor de todos os títulos cai?

Lucas Rodrigo Thomas

Pergunta

Olá meus queridos. Acabei de terminar todas as aulas de FIIs do módulo 4. Estão muito boas e completas, mas não consegui entender uma coisa, pode ser alguma bobagem ou algo que deixei passar: TODOS os fundos (seja tijolo, papel, fundos de fundos) perderam preço* com os anos. Qual a explicação? (uma vez que o patrimônio desses fundos geralmente sobe ao longo dos anos). Eu sei que isso não influencia no pagamento de dividendos, mas pode influenciar no momento de uma possível venda do título, correto? 

* Edit: Alterei o termo "valor" por "preço" em minha pergunta, após sugestão dos colegas.

Editado por Lucas Rodrigo Thomas
  • Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Lucas Rodrigo Thomas aí esta a máxima “preço é diferente de valor”!

quando analisamos um fundo ele tem seu além de todos os demonstrativos , o seu valor patrimonial , e quando o fundo é de tijolo este valor fica ainda mais paupável !

mas o preço das cotas são a mercado , ou seja a cada compra /venda no broker … e pra ajudar estamos numa fase conturbada para os FIIs que oscilam menos que ações mas ainda de. Oscilam de preço , por isso devemos ter boas escolhas em fundamentos Para todas as classe de ativos , pagar barato em um bom ativo é sempre benéfico no longo prazo - no longo prazo os preços tendem a se corrigir !

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Lucas Rodrigo Thomas disse:

Olá meus queridos. Acabei de terminar todas as aulas de FIIs do módulo 4. Estão muito boas e completas, mas não consegui entender uma coisa, pode ser alguma bobagem ou algo que deixei passar: TODOS os fundos (seja tijolo, papel, fundos de fundos) perderam valor de mercado com os anos. Qual a explicação? (uma vez que o patrimônio desses fundos geralmente sobe ao longo dos anos). Eu sei que isso não influencia no pagamento de dividendos, mas pode influenciar no momento de uma possível venda do título, correto? 

Boa tarde, @Lucas Rodrigo Thomas !

Apenas a título de curiosidade. Como você chegou na conclusão que eles perderam valor?

Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Edison Paulini disse:

Apenas a título de curiosidade. Como você chegou na conclusão que eles perderam valor?

Também queria saber, pq os melhores ao longo do tempo, mesmo com as quedas estão se valorizando, não muito, mas alguns conseguem até performar melhor que o CDI.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 minutes ago, Edison Paulini disse:

Joguei no google o código do fundo... Vou deixar uma imagem pra vocês, devo ter olhado mais de 20 fundos, todos eles, ao colocar um período de 5 anos, em menor ou maior escala, tem um gráfico semelhante... 

Sem título.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

@Lucas Rodrigo Thomas aí esta a máxima “preço é diferente de valor”!

quando analisamos um fundo ele tem seu além de todos os demonstrativos , o seu valor patrimonial , e quando o fundo é de tijolo este valor fica ainda mais paupável !

mas o preço das cotas são a mercado , ou seja a cada compra /venda no broker … e pra ajudar estamos numa fase conturbada para os FIIs que oscilam menos que ações mas ainda de. Oscilam de preço , por isso devemos ter boas escolhas em fundamentos Para todas as classe de ativos , pagar barato em um bom ativo é sempre benéfico no longo prazo - no longo prazo os preços tendem a se corrigir !

Boa, na verdade, quis dizer que perderam PREÇO, não valor. 😁
O preço, parâmetro objetivo, medido em reais, diminuiu, sempre que se olha em uma janela de um ano ou 5 anos.  Isso para todos os fundos que olhei.

Editado por Lucas Rodrigo Thomas
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Lucas Rodrigo Thomas disse:

Boa, na verdade, quis dizer que perderam PREÇO, não valor. 😁

Agora fez mais sentido Haha

@Lucas Rodrigo Thomas dando um pitaquinho aqui.

12 minutes ago, Lucas Rodrigo Thomas disse:

Joguei no google o código do fundo... Vou deixar uma imagem pra vocês, devo ter olhado mais de 20 fundos, todos eles, ao colocar um período de 5 anos, em menor ou maior escala, tem um gráfico semelhante... 

Pegando alguns fundos aqui para dar uma olhada alguns possuem uma curva mais acentuada de queda bem recente. Isso se deve as expectativas das altas de juros que estamos no momento o que faz com que os FIIs deem uma balançada e isso eu entendo que é até natural.

Além disso, olhando para o período de 5 anos atrás, estamos pegando a fase da pandemia onde praticamente tudo que existe na bolsa deu aquela balançada boa e entendo que a recuperação pensando mais no quesito preços pode levar um tempo além do esperado em vista que tivemos de lá para cá ainda um cenário de juros elevados onde quase batemos 14% neste intervalo o que afeta muito as expectativas dos FIIs. 

Depois temos de nos atentar também ao ponto que você mesmo comentou sobre preço x valor. 

Se pararmos para observar alguns fundos, houveram sim algumas variações até mesmo de valor patrimonial mas nada muito abrupto quando pensamos nos fundamentos e o que o FII efetivamente entrega.

Se observarmos de maneira geral o próprio para termos uma base, estamos mantendo a tendência de ativos que sobem caindo com o tempo. 

image.png.40b2c197e72412ad91e5fd0f10ff35b9.png

Espero que agregue um pouco ao tema!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...