Jump to content
  • 0

Investir em odontoprev

Cristian Souza

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá @Cristian Souza, em que sentido você acha que a empresa sofreu nos ultimos 5 anos?

Eu estudei um pouquinho a empresa, estava considerando para minha carteira. Não estudei suuuuper profundamente, analisando RIs, apenas olhando fundamentos e indicadores. 

Na minha análise, eu conclui ser uma boa empresa, com lucros consistentes e inclusive crescentes desde 2019, Dívida líquida negativa, ou seja, a empresa não tem dívidas, e um setor perene, relacionado a saúde. 

Ao mesmo tempo, pelo histórico, não me pareceu ser uma empresa que tende a apresentar crescimentos audaciosos e que vá trazer grandes ganhos ao acionista. Mas também não deve dar problema. Essa foi a conclusão que tirei. Mas principalmente com relação a perspectiva de crescimento futura, é um pouco achismo, você pode ter outra impressão.

Pra mim, eu prefiro colocar empresas mais consolidadas dos setores tradicionais (bancos, elétrica, saneamento) que talvez não tenham essa perspectiva de crescimento todo, e deixar o setor da saúde para apostar em algo mais apimentado, por isso resolvi não ficar com ela.

Ainda assim, achei uma boa empresa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Taína Martins Magalhães disse:

Olá @Cristian Souza, em que sentido você acha que a empresa sofreu nos ultimos 5 anos?

Eu estudei um pouquinho a empresa, estava considerando para minha carteira. Não estudei suuuuper profundamente, analisando RIs, apenas olhando fundamentos e indicadores. 

Na minha análise, eu conclui ser uma boa empresa, com lucros consistentes e inclusive crescentes desde 2019, Dívida líquida negativa, ou seja, a empresa não tem dívidas, e um setor perene, relacionado a saúde. 

Ao mesmo tempo, pelo histórico, não me pareceu ser uma empresa que tende a apresentar crescimentos audaciosos e que vá trazer grandes ganhos ao acionista. Mas também não deve dar problema. Essa foi a conclusão que tirei. Mas principalmente com relação a perspectiva de crescimento futura, é um pouco achismo, você pode ter outra impressão.

Pra mim, eu prefiro colocar empresas mais consolidadas dos setores tradicionais (bancos, elétrica, saneamento) que talvez não tenham essa perspectiva de crescimento todo, e deixar o setor da saúde para apostar em algo mais apimentado, por isso resolvi não ficar com ela.

Ainda assim, achei uma boa empresa.

Se você analisar, nos últimos 5 anos as ações tiveram queda

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Cristian Souza disse:

Uma análise de uma ação é tudo menos gráfica... Acredito que esse deva ser o ultimo fator a se olhar, acredito que tenha outras perguntas mais importantes...

ROE, Lucros consistentes, a empresa tem crescimento de Receita consistente?"para smallcaps" Tem historico de corrupção? Está num setor Perene?... A cotação nem sempre indica crescimento ou não... Na maioria dos casos não..

Aparenta ser otima empresa, porem para uma parte controlada por se tratar de uma smallcap... Depende muito da sua estratégia. Abraços

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
54 minutes ago, Rafael Di Martini Jaser disse:

Uma análise de uma ação é tudo menos gráfica... Acredito que esse deva ser o ultimo fator a se olhar, acredito que tenha outras perguntas mais importantes...

ROE, Lucros consistentes, a empresa tem crescimento de Receita consistente?"para smallcaps" Tem historico de corrupção? Está num setor Perene?... A cotação nem sempre indica crescimento ou não... Na maioria dos casos não..

Aparenta ser otima empresa, porem para uma parte controlada por se tratar de uma smallcap... Depende muito da sua estratégia. Abraços

Essa é uma das coisas que mais me deixam confuso, se é tão boa, por que não deu lucro a seus acionistas nos últimos anos? boas empresas não deveriam se valorizar com o tempo? eu entendo que alguns anos podem significar curto prazo, mas 5 anos não é muita coisa?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Cristian Souza disse:

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre investir em odontoprev (odpv3) me parece uma empresa com bons números, mas vejo que ela sofreu batente nos últimos 5 anos.

1 hour ago, Cristian Souza disse:

Boa noite, @Cristian Souza !

Vamos nos lembrar inicialmente que o preço de uma ação é sempre uma precificação de expectativas futuras. Somando isso ao fato que sabemos que o mercado é uma ciência humana, existem chances de uma precificação estar incorreta.

Essas quedas de preços podem ser por expectativas criadas que não foram atendidas. Como disse @Taína Martins Magalhães os lucros são até crescentes. Mas vamos imaginar que o mercado esperava lucros de 700 milhões por exercício e em média ela está fechando em 500 milhões. Não é ruim, mas não é o que o mercado esperava.

Logo, olhar números como citados pelo @Rafael Di Martini Jaser (lucros, eficiência, margens, etc) e deixar os preços de lado. 

5 minutes ago, Cristian Souza disse:

Essa é uma das coisas que mais me deixam confuso, se é tão boa, por que não deu lucro a seus acionistas nos últimos anos? boas empresas não deveriam se valorizar com o tempo? eu entendo que alguns anos podem significar curto prazo, mas 5 anos não é muita coisa?

A tendência no longo prazo é que as cotações acompanhem sim seus lucros. Mas isso pode levar realmente muitos anos. 5 anos na minha opinião não é um tempo válido. Eu consideraria olhar uma fatia de tempo maior e considero longo prazo a partir de 10 anos.

Espero que ajude!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
57 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Cristian Souza !

Vamos nos lembrar inicialmente que o preço de uma ação é sempre uma precificação de expectativas futuras. Somando isso ao fato que sabemos que o mercado é uma ciência humana, existem chances de uma precificação estar incorreta.

Essas quedas de preços podem ser por expectativas criadas que não foram atendidas. Como disse @Taína Martins Magalhães os lucros são até crescentes. Mas vamos imaginar que o mercado esperava lucros de 700 milhões por exercício e em média ela está fechando em 500 milhões. Não é ruim, mas não é o que o mercado esperava.

Logo, olhar números como citados pelo @Rafael Di Martini Jaser (lucros, eficiência, margens, etc) e deixar os preços de lado. 

A tendência no longo prazo é que as cotações acompanhem sim seus lucros. Mas isso pode levar realmente muitos anos. 5 anos na minha opinião não é um tempo válido. Eu consideraria olhar uma fatia de tempo maior e considero longo prazo a partir de 10 anos.

Espero que ajude!

Como eu tenho acesso ao que o mercado está esperando de lucro de uma empresa?

Editado por Cristian Souza
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Cristian Souza disse:

Esse é o gráfico das ações da petrobrás no periodo de 7 anos, basicamente quem comprou em 2012, teve o mesmo valor de cotação de 2018.... A empresa caiu e subiu de valor nesse periodo... Estamos falando da empresa com maior valor de mercado do Brasil, as ações nem sempre mostram seus resultados em seu valor de cotação, a cotação está composta de especulação e histeria em 90% dos casos.

image.png.c2854bacbce8b90f22f2a49682e0192c.png

40 minutes ago, Cristian Souza disse:

Você consegue em qualquer portal, noticia, se basear nisso tbm pode ser um erro, as redes, jornais, etc.. São basicamente Histeria atrás de Histeria... Por isso procuramos boas histórias. Aconselho completar o modulo 4 e entender a visão da AUVP sobre um ativo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Cristian Souza disse:

Um caminho seriam notícias, mas é pouco viável. Ver o que o mercado está esperando pode deixar o investidor enviesado. Além disso saber o porque daquelas expectativas pode ser difícil pois não sabemos quais cálculos e projeções foram feitos e cada player de mercado (corretoras, bancos, etc) faz um tipo de análise diferente e espera um resultado diferente.

Veja que expectativa de mercado é algo que não temos controle e também entendo ser praticamente impossível ter o entendimento real do que eles pensam. 

Outra maneira para tentar entender o que o mercado espera é através dos guidances das próprias empresas que fazem suas projeções. Na minha opinião este seria o melhor caminho pois a empresa vai saber melhor seus números, sua operação e quais resultados é possível alcançar se comprometendo a eles.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...