Jump to content

Não entendi o gabarito da questão 8, Modulo III.


Recommended Posts

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Boa tarde Anderson P Pinto! Vamos lá, talvez seja apenas um erro na interpretação do texto resposta. "O que são LCI’s e LCA’s?" " R - Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito Agrícola, devem ser comparadas com CDB’s em termos de rentabilidade, lembrando-se que são isentas de IR." Portanto, assim como estudamos, os CDB's possuem IR regressivo. No texto que responde a questão 8, ao dizer que são isentas de IR, ele está se referindo às LCI's e LCA's. Comparamos a rentabilidade de LCI's e LCA's com CDB's pois ambos são emitidos por bancos, e possuem proteção do FGC, assim possuem basicamente o mesmo risco. Porém, existem casos em que as Letras de Crédito Imobiliário ou Agrícola podem ser mais vantajosas, mesmo possuindo uma taxa menor de rentabilidade, justamente porque elas estão em setores que podem ser incentivados pelo governo, possuindo isenção de IR. Espero ter ajudado! ???
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pela resposta.. Mas continuo discordando do gabarito.
CDB tem imposto regressivo.. Diferente de LCI's e LCA's.. que não recolhem IR, somente ai.. já discordo do gabarito... A questão ainda afirma que a rentabilidade pode ser comparada.. outra parte que discordo.. comparar uma LCI pré-fixada a 10\% ao ano.. com um CDB de 10\% aa sendo que o CBD ira recolher o IR.. só teremos o "valor bruto" igual.. mas o valor liquido será bem diferente.
Para admitir a resposta acima como certa.. também deveria haver um erro nesta afirmativa. Onde estaria o erro da opção? "Letras de crédito Imobiliária e Letras de Crédito Agrícola, devem ser comparadas com CRI's e CRA's em termos de rentabilidade, já que as duas são isentas de IR."
Que eu tenha estudado, as duas são isentas de IR, podendo ser comparadas em rentabilidade, relativo a segurança do FGC, não foi questionada, falou apenas da rentabilidade que será a mesma "bruta ou liquida"
Link para compartilhar
Share on other sites

Anderson P Pinto, de antemão acredito que seja legal assistir a aula LCI's e LCA's novamente, pois o Raul explica claramente os motivos de comparar um título com outro.
Acredito que o principal fator de comparação, nesse caso, seja o fator risco. Mas essa é minha leitura sobre o que foi ensinado. Letras de crédito Imobiliária e Letras de Crédito Agrícola possuem proteção do FGC e possui o banco como intermediador. Enquanto CRI's e CRA's são muito mais arriscadas e não possuem essa proteção, você empresta seu dinheiro diretamente para as empresas, sem nenhum intermediador, está por sua conta e risco, por isso, esses títulos podem ser comparados com as DEBÊNTURES, que possuem essa mesma característica, e não com as Letras de Crédito. Já CBC's e as Letras de Crédito possuem fatores de risco semelhantes, por isso comparamos os dois sob a ótica da rentabilidade, colocando sempre em consideração na hora do cálculo que as Letras de Crédito possuem isenção de IR.
O Raul também cita uma comparação em rentabilidade entre LCI's e LCA's com CRI's e CRA's, mas a comparação não é porque ambas são isentas de IR, como afirma a alternativa que você copiou, mas sim porque uma é bem mais arriscada que a outra, e por essa razão deve existir um Prêmio De Risco . Talvez seja nesse ponto também sua dúvida. Caso a dúvida persista, mesmo que a live do módulo III tenha passado, acredito que você possa levar o questionamento para a live da próxima segunda.

Seguimos juntos! Espero ter contribuído!
Link para compartilhar
Share on other sites

A forma como a frase foi escrita é mesmo confusa. Eu também fiquei em dúvida quando fui responder essa pergunta, mas prestando mais atenção na frase, você deveria ter lido assim:" R - Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito Agrícola, devem ser comparadas com CDB’s em termos de rentabilidade, lembrando-se que ELAS, AS LCAs e LCIs são isentas de IR." Coloquei em letras maiúsculas a forma como eu interpretei a frase, e acertei a resposta.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que a frase pode sim levar a dupla interpretação, mas tive o mesmo entendimento que o Luiz G Rubello, a isenção de IR mencionada na frase referia-se justamente as LCIs e LCAs.
Quanto a comparação de uma LCI/LCA com CDB, para quando temos um mesmo valor de rentabilidade pré ou pós fixada, e considerando que o risco seja o mesmo (sendo emitido pela mesma instituição, tendo a garantia do FGC, etc), seria melhor a LCI/LCA por conta da isenção do IR.
Uma análise comparativa se daria caso as rentabilidades ofertadas fossem muito diferentes, a título de exemplo, uma LCI a 100\% do CDI x CDB 150\% do CDI. Dai vale a análise com os devidos cálculos, prazo, objetivo, etc pra escolher qual o melhor!
Lembre-se que as LCI/LCA e as CRI/CRA são classes de ativos diferentes com riscos e prêmios diferentes, como mencionado pelo Andriw Araújo Álvares. A comparação exclusiva de rentabilidade, a meu ver, deve pesar mais quando escolhida a classe de ativos que se pretende investir.
Link para compartilhar
Share on other sites

Anderson eu também não entendi. A questão pergunta sobre rentabilidade. Logo, em termos de rentabilidade, as LCI's e LCA's estão mais relacionadas as Debentures incentivadas, pois nos dois casos são isentos do IR. Não consigo relacionar muito com CDB's em termos de rentabilidade, pois no caso do CDB há o desconto do IR de tabela regressiva. Uma comparação mais fidedigna seria entre as Debentures incentivas e os CRI's e CRA's, pois ambos são empréstimos a empresas privadas e são isentas de IR. Realmente eu também não consegui entender muito bem essa questão!
Link para compartilhar
Share on other sites

Anderson P Pinto e Giordano Bruno De Araújo o foco do curso no modulo de renda fixa é centrado em torno do risco. Em termos de risco: Títulos de empresas > Títulos de bancos > Títulos públicos. Realmente em termos de rentabilidade "parece" ser mais logico comparar títulos isentos de IR com outros títulos isentos de IR, seja qual for o emissor dos títulos. No entanto, a transcrição da resposta por Andriw Araújo Álvares diz "... devem ser comparadas com CDB's em termos de rentabilidade..", a questão afirma que você só deve compara LCI/LCA com CDB quando se leva em consideração apenas a rentabilidade e nada mais. Isso quer dizer que você não deve comparar títulos de bancos com títulos de empresas somente pela rentabilidade. Mesmo com rentabilidades iguais os riscos são maiores. Acredito que a questão esta de acordo com o que foi abordado nas aulas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Gleydson, entendo sua linha de raciocínio, porém discordo. Quando a questão faz a comparação em termos de rentabilidade entre LCI's, LCA's e CDB devemos responder em termos de rentabilidade e não de risco. Sim, CRI's, CRA's e Debentures são mais arriscadas do que LCI's LCA's e CDBs por causa do seguro do FGC. Devido a essa menor segurança, aqueles geralmente rendem mais para compensar o risco. No entanto, mais uma vez, entendo que a questão não aborda risco e sim rentabilidade. O que pode ter havido com o gabarito foi o que Andriw falou: erro de interpretação. A pergunta ao meu ver é dúbia...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...