Jump to content
  • 0

Investimento no exterior

Bruno De Souza Bernardo

Pergunta

Bom dia pessoal. Achei legal o vídeo do Raúl sobre, mas tenho dúvidas quanto ao momento de investir em ações nos EUA. Particularmente índices como S&P 500. Pra mim parece caro e ao mesmo tempo não para de subir….bolha das big techs.
Faz sentido comprar lá fora agora a esses preços ? Como o Brasil não para de fazer merda, fica tentador. Dólar subindo… foda.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 31/10/2024 at 11:01, Bruno De Souza Bernardo disse:

Bom dia pessoal. Achei legal o vídeo do Raúl sobre, mas tenho dúvidas quanto ao momento de investir em ações nos EUA. Particularmente índices como S&P 500. Pra mim parece caro e ao mesmo tempo não para de subir….bolha das big techs.
Faz sentido comprar lá fora agora a esses preços ? Como o Brasil não para de fazer merda, fica tentador. Dólar subindo… foda.

Boa tarde, @Bruno De Souza Bernardo !

Os principais motivos que levam um investidor a investir no exterior são:

- proteção cambial com a exposição de patrimônio em uma moeda historicamente mais forte que o real;

- diversificação em setores que o Brasil não é muito forte como, por exemplo, tecnologia.

O que cabe a reflexão é se você sente essa necessidade de investimento tanto para proteção como para diversificação.

Além disso, outro ponto a ser considerado é o tamanho do patrimônio para essa diversificação. Por exemplo, vamos pensar que comecemos a destinar, por exemplo, 5% da nossa carteira no exterior e o nosso patrimônio hoje é de R$60.000. 5% disso são R$3.000 e na cotação do dólar no momento em que escrevo que é de R$5,87, teríamos pouco mais de U$511. Eu particularmente não vejo como um valor significativo ainda mais se pensar em risco soberano.

Além disso, U$500 é um valor até interessante a depender do ponto de vista do investidor, mas não dá pra negar que ele é baixo quando pensamos com um viés de crescimento. Daria uma sensação de U$500 levaria muito tempo para virar U$600 e assim por diante.

Outro ponto a se considerar é quando o S&P 500 (neste exemplo que você levantou) esteve de fato barato?

Um índice como este tende a subir caindo assim como nossa bolsa que não é o melhor comparativo direto a ser feito mas vale a ideia  😅

Vejamos abaixo um breve histórico do IVV que acompanha o S&P 500:

image.png.161497a42b72080093c9e4354a08396a.png

Se pararmos para observar ele sempre esteve subindo. 

Podemos ver alguns momento de queda mas seguiu subindo. Conseguiríamos aproveitar essas quedas apenas com aportes regulares para aproveitar "naturalmente" melhores preços do que tentar adivinhar um bom momento para uma valorização posterior ou esperar tudo ficar mais barato para comprar. 

Se a tendência é de alta, o que fica caro é não comprar hoje o que amanhã, daqui uma semana, um mês, um ano estará mais barato do que o preço futuro.

Por mais que talvez tenhamos uma bolha tecnológica, não podemos descartar que existem outras empresas que não tech e seguem sendo consistentes e lucrativas há muitos anos e também compõem este índice de grandes empresas.

Espero que ajude a refletir!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

On 31/10/2024 at 11:01, Bruno De Souza Bernardo disse:

Lembre-se Investidores estrangeiros investem na renda fixa Brasileira por ser bem remunerada... se você já fez sua carteira nacional, acho bem válido investir internacionalmente, se você diversificar e aportar todos os meses não tem erro, claro, se seu resgate for pra 3 anos, pode sair negativo, mas se for para 30 anos, aportando todos os meses, vc terá um bom preço médio e provavelmente terá lucro... (aí o preço do dólar nem interessa, bom, nem sabemos se existirá dólar até lá) 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...