Post popular Yann Teixeira Postado 2 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 2 de Novembro Boa tarde! Gostaria de contar sobre um trabalho anterior que tive por um curto tempo. Trabalhei por alguns meses numa empresa de consultoria financeira. Inclusive, acredito ter conseguido o trabalho na época por causa de muita coisa que aprendi nos vídeos do Raul kkkkk. Todos que entravam participavam num processo de capacitação muito focado na parte comercial: como conseguir clientes, especialmente pessoas do seu ciclo pessoal. Mas também tínhamos algum contato com o processo de consultoria, que inicialmente era mais guiado pelos nossos gestores (sócios da empresa). Sempre pregavam muito sobre a nossa imparcialidade como consultores, que recebíamos no modelo fee based, mas com o passar do tempo fui duvidando um pouco disto. A maior parte do que eu via parecia fazer bastante sentido, focavam bastante em organização financeira e tinham uma ferramenta até interessante para isso. Contudo, achei algumas coisas estranhas e busquei entender mais sobre o que acabou fazendo com que eu saísse da empresa. Um destes pontos, sobre o qual confesso saber muito pouco, é a questão que chamavam de 'blindagem patrimonial', que segundo eles era um pilar da vida financeira. Basicamente se tratava de seguros de vida, de carro, plano de saúde e produtos dessa linha (sobre os quais recebíamos comissão). Achei estranha a parceria que tinham com a XP. Boa parte dos clientes era encaminhado para o serviço de assessoria deles. Outro ponto que estranhei bastante foi a aversão que meu gestor demonstrou em relação "grande alocação" em investimentos de renda variável da carteira de um cliente ao conversar comigo. Também já o vi recomendar consórcio para clientes. Parece uma piora do modelo comission based: o fee + comission kkk Algo disso pode fazer sentido e eu estar enganado? Ou realmente é um anti-serviço aos clientes? 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Di Martini Jaser Postado 3 de Novembro Compartilhar Postado 3 de Novembro On 02/11/2024 at 14:13, Yann Teixeira disse: Boa tarde! Gostaria de contar sobre um trabalho anterior que tive por um curto tempo. Trabalhei por alguns meses numa empresa de consultoria financeira. Inclusive, acredito ter conseguido o trabalho na época por causa de muita coisa que aprendi nos vídeos do Raul kkkkk. Todos que entravam participavam num processo de capacitação muito focado na parte comercial: como conseguir clientes, especialmente pessoas do seu ciclo pessoal. Mas também tínhamos algum contato com o processo de consultoria, que inicialmente era mais guiado pelos nossos gestores (sócios da empresa). Sempre pregavam muito sobre a nossa imparcialidade como consultores, que recebíamos no modelo fee based, mas com o passar do tempo fui duvidando um pouco disto. A maior parte do que eu via parecia fazer bastante sentido, focavam bastante em organização financeira e tinham uma ferramenta até interessante para isso. Contudo, achei algumas coisas estranhas e busquei entender mais sobre o que acabou fazendo com que eu saísse da empresa. Um destes pontos, sobre o qual confesso saber muito pouco, é a questão que chamavam de 'blindagem patrimonial', que segundo eles era um pilar da vida financeira. Basicamente se tratava de seguros de vida, de carro, plano de saúde e produtos dessa linha (sobre os quais recebíamos comissão). Achei estranha a parceria que tinham com a XP. Boa parte dos clientes era encaminhado para o serviço de assessoria deles. Outro ponto que estranhei bastante foi a aversão que meu gestor demonstrou em relação "grande alocação" em investimentos de renda variável da carteira de um cliente ao conversar comigo. Também já o vi recomendar consórcio para clientes. Parece uma piora do modelo comission based: o fee + comission kkk Algo disso pode fazer sentido e eu estar enganado? Ou realmente é um anti-serviço aos clientes? Infelizmente quando se tem duplo interesse é dificil dar certo: Investidor com interesse em ganhar dinheiro, corretora com interesse em ganhar dinheiro em cima do investidor... Infelizmente não se tem a visão do crescimento do cliente e sim de sí. Acaba ocorrendo a destruição de uma vida de esforços, afinal estamos falando de pessoas... Acredito que com o tempo esse tipo de lugar morrerá. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Felix Ferber Postado 3 de Novembro Compartilhar Postado 3 de Novembro Notei que essa 'blindagem patrimonial' se tornou uma oferta comum nos bancos que oferecem assessoria de investimentos. Uma palavra bonita para vender um pacote que combina VGBL e seguros variados. No meu momento mais ingênuo entrei numa dessas. Mas logo percebi que não fazia sentido para mim. E para sair tive que superar um assédio forte dos assessores pois eu estaria tomando a 'pior decisão da minha vida'... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Helder Jr Postado Sábado às 14:03 Compartilhar Postado Sábado às 14:03 Mas vamos com calma na demonização de todos estes tipos de investimento. :) Seguro de vida é importante se você tem medo do que possa acontecer com sua família em caso de falecimento (se você não tem patrimônio e acha que seus filhos passarão necessidade na sua falta, talvez seja melhor ter). Plano de aposentadoria pode ser uma boa para ajudar em um possível inventário (e adequação nos primeiros meses da "falta"). Lembro que os custos chegam a aproximadamente a 10% do patrimônio total (com todas as taxas). Então pense por este lado: se você tem 1M de patrimônio, seus dependentes teriam que ter aproximadamente 100 mil livres para pagar todos os custos. Lembrem que um bom PGBL ou VGBL neste valor pode ajudar demais. :) (tem uma coisa interessante também em um plano de aposentadoria, sabiam que é possível negociar uma renda vitalícia para o caso de um dependente descontrolado financeiramente?) Plano de Saúde é a coisa mais importante que você pode ter na vida. :) Nem precisa dar ideias sobre isso, basta dar uma olhada quanto custa uma semana de internação em uma UTI (acaba patrimônio de qualquer um rapidinho). Enfim, é sempre bom entender que cada produto foi criado para uma finalidade. A medida que o tempo passa e você aprende mais, vai vendo que você ainda precisa de alguns e de outros, não. Sobre o tópico, concordo que ter um padrão fee based é melhor, mas até sobre isso devemos ter um senso crítico. Eu estou pensando seriamente em começar a investir pela AUVP/BTG muito mais pela confiança que vou pegando no dia a dia na equipe do que no modelo de rentabilidade sugerido (até porque, tem muita estrutura que é 100% de "graça"). 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Yann Teixeira Postado Sábado às 15:13 Author Compartilhar Postado Sábado às 15:13 1 hour ago, Helder Jr disse: Mas vamos com calma na demonização de todos estes tipos de investimento. :) Seguro de vida é importante se você tem medo do que possa acontecer com sua família em caso de falecimento (se você não tem patrimônio e acha que seus filhos passarão necessidade na sua falta, talvez seja melhor ter). Plano de aposentadoria pode ser uma boa para ajudar em um possível inventário (e adequação nos primeiros meses da "falta"). Lembro que os custos chegam a aproximadamente a 10% do patrimônio total (com todas as taxas). Então pense por este lado: se você tem 1M de patrimônio, seus dependentes teriam que ter aproximadamente 100 mil livres para pagar todos os custos. Lembrem que um bom PGBL ou VGBL neste valor pode ajudar demais. :) (tem uma coisa interessante também em um plano de aposentadoria, sabiam que é possível negociar uma renda vitalícia para o caso de um dependente descontrolado financeiramente?) Plano de Saúde é a coisa mais importante que você pode ter na vida. :) Nem precisa dar ideias sobre isso, basta dar uma olhada quanto custa uma semana de internação em uma UTI (acaba patrimônio de qualquer um rapidinho). Enfim, é sempre bom entender que cada produto foi criado para uma finalidade. A medida que o tempo passa e você aprende mais, vai vendo que você ainda precisa de alguns e de outros, não. Sobre o tópico, concordo que ter um padrão fee based é melhor, mas até sobre isso devemos ter um senso crítico. Eu estou pensando seriamente em começar a investir pela AUVP/BTG muito mais pela confiança que vou pegando no dia a dia na equipe do que no modelo de rentabilidade sugerido (até porque, tem muita estrutura que é 100% de "graça"). Não é questão de demonização, como disse, confesso não ter um entendimento profundo a respeito dos seguros. Concordo que o que você apresentou parece fazer bastante sentido. Quanto às estruturas 100% de graça, temos que levar em conta as cobranças que passam despercebidas como rebates e comissões. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado Sábado às 15:43 Compartilhar Postado Sábado às 15:43 (edited) On 02/11/2024 at 15:13, Yann Teixeira disse: muito focado na parte comercial: como conseguir clientes, especialmente pessoas do seu ciclo pessoal Acho que isso já responde legal. Mas se pretende se aprofundar nesse tema, tem esse vídeo da AUVP capital com os consultores, acho que pode te dar uma lógica crítica maior sobre o seu mercado de trabalho e os modelos das mais diversas consultórias Editado Sábado às 15:44 por Fabio Curvelano 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts