Jump to content
  • 0

Proventos e direito de subscrição: algumas dúvidas

Pergunta

Caríssimos,

1. Aprendi que o direito de subscrição me permite adquirir ações por um preço abaixo da cotação de mercado. Ora, se eu conseguir obter sinais de que uma dada empresa irá ofertar novas ações (follow on), não seria interessante adquirir ações dessa empresa, me habilitando como subscritor, antes da oferta, de modo a lucrar com a revenda dos papéis, tão logo eles sejam adquiridos?

2. Esses sinais de um follow on iminente são perceptíveis para um investidor comum ou costumam ser guardados a sete chaves pelos controladores da empresa?

3. Quando o follow on realmente se concretiza, a cotação da ação não costuma cair, por conta do balanço oferta vs. demanda? Essa provável queda não neutralizaria os supostos ganhos do subscritor, ao adquirir os papéis por um preço abaixo do mercado?

É claro que esse meu raciocínio diverge da estratégia buy and hold. Mas fiquei curioso e gostaria de saber mais a respeito.

Grande abraço. 

Editado por Richard Ybars Valenca Braga
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Richard Ybars Valenca Braga disse:

1. Aprendi que o direito de subscrição me permite adquirir ações por um preço abaixo da cotação de mercado. Ora, se eu conseguir obter sinais de que uma dada empresa irá ofertar novas ações (follow on), não seria interessante adquirir ações dessa empresa, me habilitando como subscritor, antes da oferta, de modo a lucrar com a revenda dos papéis, tão logo eles sejam adquiridos?

@Richard Ybars Valenca Braga a filosofia do curso é buy and hold, então a ideia de entrar na subscrição para vender não faz sentido. Além disto, para você ter direito a subscrição você precisa ter ações/cotas da empresa e você terá direito proporcional a quantidade que você tem na data limite definida pela empresa para a subscrição, então não faz sentido a sua ideia. E outro ponto é que não necessariamente o preço da subscrição ou follow on será abaixo do preço na data limite para dar o aceite.

2. Esses sinais de um follow on iminente são perceptíveis para um investidor comum ou costumam ser guardados a sete chaves pelos controladores da empresa?

Não tem como saber. A Direção da empresa toma a decisão e faz a divulgação do fato relevante.

3. Quando o follow on realmente se concretiza, a cotação da ação não costuma cair, por conta do balanço oferta vs. demanda? Essa provável queda não neutralizaria os supostos ganhos do subscritor, ao adquirir os papéis por um preço abaixo do mercado?

Como falado no item 1, o preço do follow on não necessariamente será menor que a cotação. E a cotação após o evento pode subir, pode cair e pode se manter, não tem regra e nem como saber.

É claro que esse meu raciocínio diverge da estratégia buy and hold. Mas fiquei curioso e gostaria de saber mais a respeito.

Ufa, ainda bem que foi curiosidade rsrsrs Brincadeira, espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...