Jump to content
  • 0

Composição de Carteira

Rafael Lopes Novais

Pergunta

Bom dia pessoal, tudo tranquilo?

Tem 20 dias que terminei o curso, estou ainda na construção da minha carteira, e queria a opinião sincera de vocês.

Eu não me achava tão conservador, até entrar aqui na comunidade rsrs mas eu tenho intenção de ir me expondo mais a medida que for ganhando confiança e patrimônio.

Atualmente minha carteira de longo prazo (não vou incluir a carteira de metas, já que ela é apenas renda fixa) está assim:

CDBs: 32,5%

Tesouro Nacional: 32,5%

Ações: 20% (ODPV3: 2,58% / Wege3: 2,58% / ABEV3: 1,94%/ SAPR4: 1,94% / SLCE3: 1,29% / ABCB4: 1,29% / BBAS3: 1,29% / WIZC3: 1,29% / TAEE4: 1,29% / GOAU4: 0,65% / OFSA3: 0,65% / VALE3: 0,65% / VITT3: 0,65% / VBBR3: 0,65% / FIQE3: 0,65% / TGMA3: 0,65%)

Fundos Imobiliários: 10% (HSLG11: 4,29% / VISC11: 2,86% / XPLG11: 2,86%)

ETF: 5% (VT: 2,22% / QQQ: 1,11% / IVV: 1,67%)

Pra não me estender demais, não vou comentar sobre cada um, mas a distribuição eu fiz de acordo com as minhas perguntas do diagrama do cerrado.

Mas eu queria tirar algumas dúvidas com vocês, que são mais experientes. 

1: Ao escolher "A melhor empresa do setor", eu me deparei diversas vezes com Midcaps melhores que as Largecaps. Isso fez com que minha carteira tivesse mais empresas de médio e pequeno porte do que grande empresas. Eu deveria buscar algumas dessas largecaps para deixar a carteira mais sólida? A carteira tem 2 bancos, justamente porque na minha avaliação o ABC Brasil se saiu melhor, no entanto, o Banco do Brasil tem esse peso de Largecap, e acabou entrando na carteira como forma de proteção. Faz sentido?

2: Estava avaliando colocar mais um FII na carteira, não acredito muito em fundos de escritório, então pensei em colocar fundo de hospital, como forma de diversificação. Mas acaba caindo na questão do monotudo. Que outra categoria de FII pode me ajudar na diversificação? Fundos de papel estão fora, FI-Agro não faz sentido, pois já tenho muita exposição no agro. FI-Infra poderia ser, mas não sei como avaliar, visto que são muito recentes.

3: Esse valor no tesouro foi colocado de acordo com o diagrama, porque tesouro acaba tendo nota máxima, mas considerando que não estou nem perto dos 250k (e dificilmente chegarei em menos de 10 anos) não sei se faz sentido estar investindo no tesouro, já que as rentabilidades nos CDBs, LCIs e LCAs geralmente são maiores. Que ganho que eu tenho investindo em tesouro? Marcação a mercado? Parece uma aposta na tendência de alta ou queda dos juros. É mais fácil lidar com contrafluxo do que marcação a mercado, na minha opinião. Pode ser só falta de habilidade minha né? Se vocês acharem que vale realmente a pena, vou estudar com mais afinco!

• Brabo 4
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Sobre FIIs, um setor que acredito ser muito importante em uma carteira é renda urbana. HGRU e TRXF são ótimos exemplos para você analisar para ajudar na diversificação. Você pode não acreditar tanto no setor de lajes, eu também não sou o maior fã, mas tudo tem um preço. Com essa baixa dos FIIs nesse momento, começou a surgir oportunidades. De uma olhada no fundo HGRE (fundo sólido com PV/P menor que 0,7 atualmente) e FATN (bem descontado também e que trabalha de uma forma diferente, alugando salas e não prédios inteiros, consegue assim manter um dividendo bem interessante). Novamente, por mais que o setor tem sofrido, estão com boas oportunidades no momento, pois estão mais descontados que outros. Em relação aos FIIs que você já tem, legal, porém mais de 2/3 deles são de logística. Nos próximos aportes é bom evitar eles para não ficar muito exposto.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 04/11/2024 at 21:27, Renan Romanini Budin disse:

Sobre FIIs, um setor que acredito ser muito importante em uma carteira é renda urbana. HGRU e TRXF são ótimos exemplos para você analisar para ajudar na diversificação. Você pode não acreditar tanto no setor de lajes, eu também não sou o maior fã, mas tudo tem um preço. Com essa baixa dos FIIs nesse momento, começou a surgir oportunidades. De uma olhada no fundo HGRE (fundo sólido com PV/P menor que 0,7 atualmente) e FATN (bem descontado também e que trabalha de uma forma diferente, alugando salas e não prédios inteiros, consegue assim manter um dividendo bem interessante). Novamente, por mais que o setor tem sofrido, estão com boas oportunidades no momento, pois estão mais descontados que outros. Em relação aos FIIs que você já tem, legal, porém mais de 2/3 deles são de logística. Nos próximos aportes é bom evitar eles para não ficar muito exposto.

Pois é Renan, estou estudando alguns FIIs de outros setores, justamente pra poder diminuir minha exposição. Como comecei a investir em FIIs mês passado, não deu tempo de concentrar em nada ainda rs. Mas gostei das suas dicas! Vou olhar mais de perto esses fundos que você citou.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 03/11/2024 at 11:41, Jaimson Bispo disse:

Bom dia!

Estou mais ou menos nessa fase aí tbm, e o que me chamou atenção em sua escolha  foi o grande números de ações para quem terá 20% da carteira, sendo que você disse que ainda não tem um montante tão relevante e ainda deve demorar um pouco para chegar lá, logo, acho que vc terá muita dificuldade para aportar em tantas ações, ou seja, vai ficar por um longo período com um número bem pequeno de ações em cada ativo. Já para os Fiis, o que me chamou atenção foi o contrário, apenas 3 ativos para 10%, acho extremamente concentrado, sendo dois fiis de logística bem concentrados no setor de varejo.

O número de FIIs deve aumentar, ainda estou estudando eles. Quero diversificar bastante dentro da renda variável, então acabei colocando muitos ativos na carteira de fato. São todas boas empresas, pelo menos no meu ponto de vista, então a carteira vai ter que se provar com o tempo..

Eu fiquei um pouco preocupado com a correlação dos ativos, principalmente essa dupla exposição em bancos. No caso dos FIIs não me importo tanto porque as notas no diagrama acabam balanceando a exposição em cada setor.

Mas sim, acabarei tendo um número pequeno de ações de cada empresa. Só que é o que eu posso fazer né?! Quem tem mais dinheiro, compra mais hehehe

Mas valeu pela dica, vou tomar cuidado para não exagerar no número de ativos, e acabar me perdendo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 03/11/2024 at 11:08, Edison Paulini disse:

Mas um ponto que sempre reforço para reflexão é a exposição em mais de um setor. Não existe um certo ou errado, ou seja, a pessoa pode sim se expor em mais de uma empresa de um mesmo setor como você tem na área financeira. Por mais que os bancos escolhidos tenham focos diferentes, eles não deixam de competir por um mesmo marketshare o que costuma implicar que quando uma empresa está crescendo a outra pode estar com

seus crescimento afetado. Além disso, é importante pensar na exposição ao risco não sistemático que é o risco que pode afetar uma empresa ou um setor. Quando temos mais de uma empresa de um mesmo setor temos consequentemente maior parte de nosso patrimônio no mesmo. Em um evento que abale o setor em si, uma parte maior de nosso patrimônio também dará aquela balançada.

Edison, nesse caso, eu poderia considerar minha exposição ao setor de bancos, como a soma das notas? Acaba não ficando muito distante de algumas outras empresas que tenho na carteira, e é um setor que considero bastante importante e lucrativo.

On 03/11/2024 at 11:08, Edison Paulini disse:

Estamos aqui falando de duas situações: 

Quanto menor a empresa, na minha opinião maior o risco. Quando observamos o tamanho de uma empresa devemos pensar nas fases que uma empresa possui. Small e Mid caps tendem a estar em fase de maturidade, ou seja, ainda estão ganhando espaço e se consolidando. E isso é visto não apenas pelo tamanho mas também pelos seus resultados o que é importante ser observado. O que você julgaria melhor? Uma empresa com uma margem de 20% em cima de um lucro de 100 milhões de receita líquida onde a receita bruta foi de 500 milhões ou uma empresa onde a margem de lucro é de 5% de uma receita líquida de 1 bi onde a receita bruta foi de 1,2 bi ?

Some essas ponderações ao comentado anteriormente sobre as exposições. 

Então, não sei como ponderar essas situações.

A questão é: como eu posso avaliar o que pesa mais, se é o tamanho, a margem, a dívida, etc. Eu sei que é "pessoal" essa avaliação, mas eu me sinto meio perdido.

Por exemplo: Sanepar é uma excelente empresa, mas é uma empresa de 8bi. Odontoprev tem indicadores muito bons, ficou com uma nota alta na carteira, mas só tem 6bi de valor de mercado.

Elas tomaram o desconto na quesito tamanho, mas como todos os critérios tem o mesmo peso, elas permanecem com os maiores percentuais entre as ações da carteira. Aí está minha dúvida. Eu deveria pesar mais a mão no quesito tamanho, para ter aquela organização que o Raul falou, do triangulo por tamanho das empresas? Largecaps na base, Mid no meio e small caps no topo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Rafael Lopes Novais disse:

Edison, nesse caso, eu poderia considerar minha exposição ao setor de bancos, como a soma das notas? Acaba não ficando muito distante de algumas outras empresas que tenho na carteira, e é um setor que considero bastante importante e lucrativo.

Não sei se entendi aqui qual sua ideia exatamente.

1 hora atrás, Rafael Lopes Novais disse:

Então, não sei como ponderar essas situações.

A questão é: como eu posso avaliar o que pesa mais, se é o tamanho, a margem, a dívida, etc. Eu sei que é "pessoal" essa avaliação, mas eu me sinto meio perdido.

Por exemplo: Sanepar é uma excelente empresa, mas é uma empresa de 8bi. Odontoprev tem indicadores muito bons, ficou com uma nota alta na carteira, mas só tem 6bi de valor de mercado.

Elas tomaram o desconto na quesito tamanho, mas como todos os critérios tem o mesmo peso, elas permanecem com os maiores percentuais entre as ações da carteira. Aí está minha dúvida. Eu deveria pesar mais a mão no quesito tamanho, para ter aquela organização que o Raul falou, do triangulo por tamanho das empresas? Largecaps na base, Mid no meio e small caps no topo.

O fator tamanho é importante mas não determinante. Eu particularmente gosto de observar a eficiência das empresas. Sanepar como citou, é uma empresa eficiente na minha visão apesar de seu tamanho não ser de uma blue chip, ela entrega bons resultados.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Edison Paulini disse:

Não sei se entendi aqui qual sua ideia exatamente.

No caso eu tenho 2,58% da carteira em Bancos (1,29% de cada). O que não é um valor exagerado, na minha opinião, mesmo sendo 2 empresas.

7 minutes ago, Edison Paulini disse:

O fator tamanho é importante mas não determinante. Eu particularmente gosto de observar a eficiência das empresas. Sanepar como citou, é uma empresa eficiente na minha visão apesar de seu tamanho não ser de uma blue chip, ela entrega bons resultados.

Então, acho que apavorei com um vídeo do Raul falando sobre a distribuição da carteira de acordo com a captação de mercado. E não fui o único eu acho, porque no plantão de segunda trouxeram essa questão também, mas acho que ele não entendeu muito bem a pergunta, ou só jogou um: "vai de acordo com o que é importante para você."

Muito se fala sobre o grande risco das small caps. Mas mesmo quando elas apresentam fundamentos muito bons e consistentes, não parece tirar essa tarja de investimento de risco. Dá a entender que captação de mercado é algo mais importante que bons resultados ou contas equilibradas. Imagino que o pensamento por trás seja de que, boas empresas precisam ir engolindo o mercado, até se tornarem grandes. Mas será que toda boa empresa busca crescer em escala? Não dá pra alcançar a estabilidade em valores mais modestos?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Rafael Lopes Novais disse:

No caso eu tenho 2,58% da carteira em Bancos (1,29% de cada). O que não é um valor exagerado, na minha opinião, mesmo sendo 2 empresas.

Acho esse percentual bem tranquilo para o melhor setor pra se investir aqui no Brasil, na minha opinião, apesar que, eu optaria por ter uma exposição maior no banco mais sólido que entre os dois, eu considero o BB.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...