Jump to content

Quanto custa o meu sonho (MOD 01 - AULA 05)

Recommended Posts

16 minutes ago, Mario Felipe Walderramos Silva disse:

Boa tarde pessoal, como vão?

Meu sonho, tem um certo tempo, já está relativamente precificado. É algo simples, ter junto da esposa uma casa confortável no interior de SP, uma chácara pra ter um pomar/horta e criar umas galinhas/porcos, um carro simples (mas novo) e viajar 3 vezes ao ano (1 internacional 2 nacionais, hoje viajo 2x sempre dentro do Brasil, mas já fui pra fora no passado quando era mais gastador). Cheguei nos seguintes números:

• Patrimônio principal
  • Casa aprox. 160 m², 3 quartos, 2 WC, 2 vagas, de condomínio em Indaiatuba-SP (não moro lá hoje, mas gosto bastante da cidade).
    • R$ 800 a R$ 1.200 k
    • R$ 200 k mobília/eletrodomésticos
  • Chácara de 20.000 m², casinha simples 2 quartos 1 WC, na região de Salto-SP.
    • R$ 800 k
    • R$ 100 k ferramentas/mobília
  • Carro confortável e seguro, comprado novo e trocado a cada 3 anos.
    • R$ 200 k
  • TOTAL R$ 2.500 k

• Custo de vida (todos os valores são mensais)
  • Manter a casa:
    • diarista 3x/wk por R$ 2.500
    • condomínio R$ 1.000
    • IPTU R$ 1.000
    • manutenções R$ 1.000
    • jardim/piscina R$ 500
    • energia R$ 300
    • água R$ 200
    • internet R$ 100
  • Manter o sítio:
    • manutenções R$ 2.000
    • impostos R$ 500
    • internet R$ 200
    • energia R$ 100
    • água R$ 50
  • Manter o carro:
    • depreciação R$ 1.750
    • seguro R$ 1.150
    • IPVA R$ 650
    • combustível R$ 400
    • manutenções R$ 250
  • Alimentação:
    • comidas R$ 1.800
    • bebidas R$ 400
    • fora (FDS) R$ 4.000
  • Viagens:
    • nacional R$ 1.050
    • nacional R$ 1.050
    • internacional R$ 3.000
  • Plano de saúde:
    • dois idosos R$ 3.000
  • Pet:
    • dois cachorros R$ 500
  • TOTAL R$ 28.450 / mês

Infelizmente comecei a economizar tarde aos 34 anos (hoje estou com 36), eu e a esposa juntos conseguimos economizar R$ 3.600/mês (e temos uns R$ 135k investidos, considerando a reserva de emergência), mas já temos planos para conseguir aumentar para R$ 5.200/mês nos próximos meses. Usando a calculadora do site encontrei que em 29 anos teria R$ 7.979.875,48, descontando o necessário de patrimônio sobrariam R$ 5.479.875,48 que investidos pagariam um juros mensal de R$ 35.257,68, mas aplicando uns 80% disso (Raul sempre comenta que precisa considerar um pouco menos) dariam R$ 28.206,14 muito próximo do meu sonho.

O que acham? Estou calculando certo? Esqueci de algo primordial na minha lista? Claro que gostaria de parar mais cedo, quem sabe possíveis promoções na carreira não permitam isso, mas não me parece um plano ruim para os 65 anos (pretendo viver acima dos 80).

Obs: não temos forte o desejo de ter filhos, mas também não somos contra, se acontecer os prazos/valores mudariam significativamente.

Organização nota dez 👏🏻

Sucesso no caminho de vocês e boraaaa 💰

• Brabo 4
Link para compartilhar

1 hora atrás, Mario Felipe Walderramos Silva disse:

Meu sonho, tem um certo tempo, já está relativamente precificado. É algo simples, ter junto da esposa uma casa confortável no interior de SP, uma chácara pra ter um pomar/horta e criar umas galinhas/porcos, um carro simples (mas novo) e viajar 3 vezes ao ano (1 internacional 2 nacionais, hoje viajo 2x sempre dentro do Brasil, mas já fui pra fora no passado quando era mais gastador). Cheguei nos seguintes números:

• Patrimônio principal
  • Casa aprox. 160 m², 3 quartos, 2 WC, 2 vagas, de condomínio em Indaiatuba-SP (não moro lá hoje, mas gosto bastante da cidade).
    • R$ 800 a R$ 1.200 k
    • R$ 800 k
    • R$ 200 k
  • TOTAL R$ 2.500 k

• Manter a casa:
    • condomínio R$ 1.000
    • IPTU R$ 1.000
    • manutenções R$ 1.000
    • jardim/piscina R$ 500
    • energia R$ 300
    • água R$ 200
    • internet R$ 100
  • Manter o sítio:
    • manutenções R$ 2.000
    • impostos R$ 500
    • internet R$ 200
    • energia R$ 100
    • água R$ 50
  • Manter o carro:
    • depreciação R$ 1.750
    • seguro R$ 1.150
    • IPVA R$ 650
    • combustível R$ 400
    • manutenções R$ 250
  • Alimentação:
    • comidas R$ 1.800
    • bebidas R$ 400
    • fora (FDS) R$ 4.000
  • Viagens:
    • nacional R$ 1.050
    • nacional R$ 1.050
    • internacional R$ 3.000
  • Plano de saúde:
    • dois idosos R$ 3.000
  • Pet:
    • dois cachorros R$ 500
  • TOTAL R$ 28.450 / mês

Infelizmente comecei a economizar tarde aos 34 anos (hoje estou com 36), eu e a esposa juntos conseguimos economizar R$ 3.600/mês (e temos uns R$ 135k investidos, considerando a reserva de emergência), mas já temos planos para conseguir aumentar para R$ 5.200/mês nos próximos meses. Usando a calculadora do site encontrei que em 29 anos teria R$ 7.979.875,48, descontando o necessário de patrimônio sobrariam R$ 5.479.875,48 que investidos pagariam um juros mensal de R$ 35.257,68, mas aplicando uns 80% disso (Raul sempre comenta que precisa considerar um pouco menos) dariam R$ 28.206,14 muito próximo do meu sonho.

O que acham? Estou calculando certo? Esqueci de algo primordial na minha lista? Claro que gostaria de parar mais cedo, quem sabe possíveis promoções na carreira não permitam isso, mas não me parece um plano ruim para os 65 anos (pretendo viver acima dos 80).

Obs: não temos forte o desejo de ter filhos, mas também não somos contra, se acontecer os prazos/valores mudariam significativamente.

Excelente organização, 34 anos ainda é só o começo, pensar que tem apenas 16 anos de "adulto", está no caminho!! Abraço

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hora atrás, Mario Felipe Walderramos Silva disse:

• Patrimônio principal
    • R$ 800 a R$ 1.200 k
    • R$ 800 k
    • R$ 200 k
  • TOTAL R$ 2.500 k

• Manter a casa:
    • condomínio R$ 1.000
    • IPTU R$ 1.000
    • manutenções R$ 1.000
    • jardim/piscina R$ 500
    • energia R$ 300
    • água R$ 200
    • internet R$ 100
  • Manter o sítio:
    • manutenções R$ 2.000
    • impostos R$ 500
    • internet R$ 200
    • energia R$ 100
    • água R$ 50
  • Manter o carro:
    • depreciação R$ 1.750
    • seguro R$ 1.150
    • IPVA R$ 650
    • combustível R$ 400
    • manutenções R$ 250
  • Alimentação:
    • comidas R$ 1.800
    • bebidas R$ 400
    • fora (FDS) R$ 4.000
  • Viagens:
    • nacional R$ 1.050
    • nacional R$ 1.050
    • internacional R$ 3.000
  • Plano de saúde:
    • dois idosos R$ 3.000
  • Pet:
    • dois cachorros R$ 500
  • TOTAL R$ 28.450 / mês

Não consigo pensar em nada que você tenha esquecido. Faz bastante sentido, parabéns pela organização! Se no meio do caminho surgirem filhos, novos gastos ou necessidades, você pode renegociar consigo mesmo e com sua esposa e compensar de alguma forma: ou aumentando o prazo, ou diminuindo a necessidade, algo nesse sentido.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Mario, ADOREI a tua organização, vou me inspirar nela para organizar o meu sonho!

Tem alguns custos que não foram mencionados que podem ter caído no esquecimento ou você pode já ter embutido em alguma parte e acabou passando despercebido para mim:

• Vestimentas, acessórios, compras com objetos que influenciam na imagem pessoal
  • Salão, corte de cabelo, limpeza de pele, etc
  • Troca de eletrodomésticos (eles quebram em algum momento e dizem que é bom trocar em 7-10 anos)
  • Renovar toalhas, cortinas, etc (dizem que é bom ir trocando à cada 3-5 anos)
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

20 horas atrás, Mario Felipe Walderramos Silva disse:

• Patrimônio principal
    • R$ 800 a R$ 1.200 k
    • R$ 800 k
    • R$ 200 k
  • TOTAL R$ 2.500 k

• Manter a casa:
    • condomínio R$ 1.000
    • IPTU R$ 1.000
    • manutenções R$ 1.000
    • jardim/piscina R$ 500
    • energia R$ 300
    • água R$ 200
    • internet R$ 100
  • Manter o sítio:
    • manutenções R$ 2.000
    • impostos R$ 500
    • internet R$ 200
    • energia R$ 100
    • água R$ 50
  • Manter o carro:
    • depreciação R$ 1.750
    • seguro R$ 1.150
    • IPVA R$ 650
    • combustível R$ 400
    • manutenções R$ 250
  • Alimentação:
    • comidas R$ 1.800
    • bebidas R$ 400
    • fora (FDS) R$ 4.000
  • Viagens:
    • nacional R$ 1.050
    • nacional R$ 1.050
    • internacional R$ 3.000
  • Plano de saúde:
    • dois idosos R$ 3.000
  • Pet:
    • dois cachorros R$ 500
  • TOTAL R$ 28.450 / mês

Nem vou comentar muito, cara, mas me pareceu muito bom, bem pé no chão.

Só diria o seguinte:

Você e sua esposa vão conseguir aproveitar a jornada até lá? É importante lembrar que vcs estarão com 65 anos. E que muuuuita coisa tbm pode mudar.

Se vcs estiverem abrindo mão de coisa demais pra alcançar o sonho aos 65, acho que valeria a pena refletir sobre. O Raul fala mto sobre isso e eu concordo plenamente

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 minutes ago, Mario Felipe Walderramos Silva disse:

Boa, tinha esquecido disso mesmo, obrigado!

Vou precificar, mas não acho que seja o suficiente pra mudar muito os planos (1~2k/mês deve bastar, sem pensar muito).

Vamos sim, por exemplo não abrimos mão de viajar duas vezes por ano. E pelo menos 1x na semana comemos fora. O que cortamos forte foram o iFood e os barzinhos rsrs.

Apesar de sermos novos (36/35 anos), do pessoal que estudou com a gente na faculdade (ela foi minha caloura) três já não estão mais conosco! Creio que esse baque nos fez pensar no futuro, mas jamais deixando de aproveitar o presente 😄

Brabo demais. Parabéns e toda sorte na jornada!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...