Jump to content
  • 0

IPO empresa

Allif Ferreira

Pergunta

No modulo 4 aula 3, Raul disse que se eu tenho uma empresa e resolvo abrir o capital eu faço o ipo e vendo açoes, o valor capitado nessa venda de açoes vai para o caixa da empresa.

Mas entao eu não ganho nada vendendo as açoes? Só vou ganhar com a valorização? e se eu vendesse todas as minhas açoes? iria tudo para o caixa da empresa?

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde @Allif Ferreira, vamos tentar simplificar o raciocínio imagine que vc possui uma empresa avaliada em R$ 100.000,00 e vc decida vender 50% da sua participação. Vc decide dividir esses R$ 100.000,00 em 100 partes diferentes (ações), então cada ação irá ter o valor de R$ 1.000,00, sendo que ao final da venda vc irá ter 50 ações e o mercado outras 50 ações, certo?

Após a venda a empresa começa a lucrar mais pois investiu esse dinheiro em P&D e tals, com isso, o valor de mercado dela agora é de R$ 250.000,00 fazendo com que as ações agora valham R$ 2.500,00 cada uma, se vc possui 50 ações, caso decida vender a sua participação para outro investidor vc receberá 50 x R$ 2.500,00 = R$ 125.000,00 e encerrará sua posição na empresa, entendeu? Então vc ganha sim vendendo as ações, desde que elas tenham valorizado acima do valor que vc comprou, no nosso exemplo custava R$ 1.000,00 e passou a valer R$ 2.500,00 cada ação, caso tivesse variado para baixo dos 1000, vc teria perdido dinheiro com a venda.

Então resumindo, vc ganha dinheiro vendendo desde que a ação tenha valorizado em relação ao SEU preço de compra e quando vc vende sua participação, no caso para outro investidor, o que acontece é que a % societária está trocando de "mão" e não indo para o caixa da empresa.

Só lembrando que investimos para o longo prazo e raramente iremos vender uma ação antes de alcarçamos nossos objetivos com ela.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Allif Ferreira disse:

No modulo 4 aula 3, Raul disse que se eu tenho uma empresa e resolvo abrir o capital eu faço o ipo e vendo açoes, o valor capitado nessa venda de açoes vai para o caixa da empresa.

Mas entao eu não ganho nada vendendo as açoes? Só vou ganhar com a valorização? e se eu vendesse todas as minhas açoes? iria tudo para o caixa da empresa?

Boa tarde meu caro! 

Para explicar de forma bem simples:

Quando você faz uma IPO, você está “abrindo as portas” da sua empresa para que outras pessoas possam comprar uma parte dela, o que chamamos de "ação". Nesse processo, a empresa cria novas ações e vende uma parte delas ao público. 

1) O dinheiro das ações vendidas nessa primeira vez vai para o caixa da empresa, para ela poder investir, crescer, pagar dívidas etc.
2) A partir do momento em que a empresa já fez a IPO e as ações estão no mercado, qualquer venda futura dessas ações é entre investidores. Ou seja, não vai mais dinheiro para o caixa da empresa. O dono ou acionistas podem ganhar dinheiro vendendo suas ações para outros investidores

E ai em posse das ações, são aqueles dois modelos para lucrar: 

(i) Valorização da ação: O preço das ações sobe ao longo do tempo.

(ii) Dividendo: A empresa distribui uma parte do lucro dela para os acionistas.

Espero ter conseguido ajudar! um abraço 

Alan

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...