Jump to content
  • 0

Dividendos - O que a empresa ganha com isso?


Paola Rodrigues Rangel Rosa

Pergunta

Olá pessoal, boa tarde! Após as explicações sobre IPO, Follow on e dividendos surgiu uma dúvida. Acredito que não influenciará nos meus investimentos, mas fiquei curiosa haha
Do ponto de vista da empresa, ela faz um IPO para receber dinheiro dos sócios, correto? Vamos supor que a empresa X ganhou 1 milhão nessa brincadeira. Só que também temos direito como sócios a 25\% dos dividendos. Se eventualmente os dividendos pagos equivalem ao quanto essa empresa ganhou fazendo um IPO, até que ponto essa estratégia é lucrativa? Pensando em empresas que entraram no mercado de ações há décadas e que não fizeram follow on. A partir de um certo ponto ela não estaria perdendo dinheiro? Posso estar viajando haha
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Olá Paola Rodrigues Rangel Rosa, tenho uma opinião a respeito do que você perguntou e alguns fatos. O primeiro fato é que não existe a obrigatoriedade de pagar 25\% do lucro aos sócios, o estatuto social da empresa é soberano sobre como a empresa ira distribuir dividendos aos sócios podendo definir até que não fara distribuição (buscando o crescimento e expansão de suas operações). Outro fato é que o IPO é uma forma de financiamento para empresas, que pode ser mais vantajoso que se financiar através de dividas. A opinião que tenho sobre esse assunto, é que quando passei a ter mentalidade de investidor comecei a valorizar mais as empresas e marcas de capital aberto. Se tenho empresa de varejo na carteira dou preferencia em minhas compras pessoais para essas empresas, já que quero que a empresa cresça tento participar desse crescimento, e aguardo a compensação tanto na forma de dividendos quanto na forma de crescimento (com a valorização das cotações por exemplo). Quando falamos de crescimento há empresas que estão em um ambiente que esse crescimento é regido por regulamentações. Empresas do setor de transmissão de energia por exemplo possuem contratos de concessão de 30 anos, reajustado pelo IPCA anualmente e uma revisão tarifaria a cada 10 anos, o crescimento esta atrelado ao desenvolvimento do País, sem licitações sem novos empreendimentos, caso uma empresa desse setor aumente seu lucro e ano após ano sem distribuir o valor na forma de dividendos (sem motivos para não fazer a distribuições), para mim ela pode esta penas querendo financiadores, e em um eventual follow on posso ficar de fora e talvez ate mesmo vender essas ações. Agora imagine o que aconteceria com as ações dessa empresa se todos os investidores tiverem a mesma interpretação?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Paola Rodrigues Rangel Rosa complementando a resposta do Gleydson Cordovil, normalmente quando é feito um IPO o valor do mesmo chega a alguns bilhões de Reais e para que a empresa possa chegar a pagar em dividendos o mesmo valor que entrou com o IPO, normalmente vai levar vários anos. O assunto Renda Variável é grande e com muitas variáveis para olharmos. Este módulo, mais que os outros módulos, vale assistir mais vezes as aulas e também olhar o eBook, que ajuda muito no entendimento. Com relação às empresas que fizeram IPO a muitos anos e não fizeram follow on, porque você acha que elas estariam perdendo dinheiro? O que me parece que não há uma relação entre as duas coisas. Nos fale no que você pensou para trocarmos experiências.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...