Jump to content
  • 2

Entendendo sobre o Contrafluxo

Eddy Paulini

Pergunta

Recommended Posts

• 0
21 horas atrás, Gabriel Mendes Coutinho disse:

Olá Matheus, bom dia! 
Obrigado por responder.

Vamos lá, vc está correto, as notas precisam e devem ser atribuídas ao risco do investimento, contudo, para seguirmos a ideia do contrafluxo precisamos avaliar o momento, com isso, precisamos reavaliar as notas, pois não faz sentido eu deixar nota 10 em um produto do tesouro direto atrelado a selic, visto que dessa maneira o diagrama vai me sugerir investir nele, logo, ao meu ver, o ideal é após a analise do momento, zerar as notas do que de fato não fazem sentido naquele momento para vc seguir exatamente o contrafluxo.

Em resumo, vai fazer investimento em renda fixa, avalia o atual cenário, ajusta as notas para que seja seguido o contrafluxo.

Oi Gabriel,

Certo, agora entendi o que você quis dizer.

Sua sugestão faz sentido se você fizer a separação título a título.

O Raul já indicou, por exemplo, que não há necessidade de separar todos os CDBs. Ele mesmo diz que começou fazendo assim, mas não vê como necessário. O que faz sentido: imagine que todo mês você invista em um CDB prefixado. Após um ano, imagine que você resolva alterar para um CDB pós-fixado. Então você precisaria entrar em 12 entradas diferentes do Diagrama para dar peso zero para cada uma delas... Ao longo do tempo isso é inviável.

É nsse sentido que eu quis dizer que os pesos seriam para o "emissor" no sentido de ser Tesouro, CDB, LCA etc., em vez de granularizar demais as entradas no Diagrama. Mas cada um faz da maneira que for melhor, claro!

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• Criar novo...