Jump to content
  • 0

O que fazer com essa Debênture?

Pergunta

Olá pessoal, uma amiga minha investe naquela corretora de duas letras, e no final do ano passado o corretor fez ela investir 11 mil reais na Deb Simpar - Jan/2031 (Detalhe que era uma carteira conservadora de 50 mil), com uma estratégia de marcação a mercado de 6 meses, porém esse mesmo corretor sumiu depois de alguns meses. 
A taxa de compra foi CDI +2,70% e a taxa a mercado agora está CDI +3,92%, com juros semestral.

Finalizei o módulo de renda fixa, vou revisar novamente, mas tenho as seguintes dúvidas:

1- Essa taxa a mercado é oque esta a venda hoje, não oque ela vai ganhar se ela esperar até 2031, correto?

2- O que eu poderia aconselhar ela a fazer com essa debenture (Ela tem receio de precisar desse dinheiro antes de 2031)?

3- Por que quando pagam os juros/cupoms o preço cai la embaixo e depois aumenta? A rentabilidade do ano até agora está em 9,18% no app(O mesmo do cdi acumulado), a corretora não esta considerando os juros semestral correto? 

Desde já agradeço muito!

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa tarde, @João Vitor Da Silva Mesquita !

4 minutes ago, João Vitor Da Silva Mesquita disse:

1- Essa taxa a mercado é oque esta a venda hoje, não oque ela vai ganhar se ela esperar até 2031, correto?

Correto. É a mesma lógica que aplicamos nos tesouros prefixados e IPCA+ que sofrem da marcação mas levando até o vencimento recebe-se a rentabilidade contratada.

5 minutes ago, João Vitor Da Silva Mesquita disse:

2- O que eu poderia aconselhar ela a fazer com essa debenture (Ela tem receio de precisar desse dinheiro antes de 2031)?

Infelizmente não tem muito o que fazer a não ser levar até o vencimento e rezar para não precisar do dinheiro. Debêntures tem baixíssima liquidez e dificilmente conseguiria vender no mercado secundário.

6 minutes ago, João Vitor Da Silva Mesquita disse:

3- Por que quando pagam os juros/cupoms o preço cai la embaixo e depois aumenta? A rentabilidade do ano até agora está em 9,18% no app(O mesmo do cdi acumulado), a corretora não esta considerando os juros semestral correto? 

Provavelmente a corretora não está considerando o reinvestimento dos cupons de juros.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @João Vitor Da Silva Mesquita !

Correto. É a mesma lógica que aplicamos nos tesouros prefixados e IPCA+ que sofrem da marcação mas levando até o vencimento recebe-se a rentabilidade contratada.

Infelizmente não tem muito o que fazer a não ser levar até o vencimento e rezar para não precisar do dinheiro. Debêntures tem baixíssima liquidez e dificilmente conseguiria vender no mercado secundário.

Provavelmente a corretora não está considerando o reinvestimento dos cupons de juros.

Obrigado Edison! Só por curiosidade, você acha que caso ocorra uma alta drástica do cdi, teria mais procura e mais facilidade para vender no mercado secundário? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, João Vitor Da Silva Mesquita disse:

Obrigado Edison! Só por curiosidade, você acha que caso ocorra uma alta drástica do cdi, teria mais procura e mais facilidade para vender no mercado secundário? 

Difícil de dizer, mas na minha humilde opinião, não.

Além disso, mesmo considerando a hipótese de se ter liquidez para venda no mercado secundário, a corretora para efetivar a venda vai cobrar uma taxa e o título também será marcado a mercado gerando perdas de rentabilidade e até mesmo de capital investido. Este seria o maior problema no meu entendimento que faz com que uma venda antecipada muitas vezes não valha a pena.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
44 minutes ago, Edison Paulini disse:

Difícil de dizer, mas na minha humilde opinião, não.

Além disso, mesmo considerando a hipótese de se ter liquidez para venda no mercado secundário, a corretora para efetivar a venda vai cobrar uma taxa e o título também será marcado a mercado gerando perdas de rentabilidade e até mesmo de capital investido. Este seria o maior problema no meu entendimento que faz com que uma venda antecipada muitas vezes não valha a pena.

Entendi, muito obrigado pela explicação!

16 minutes ago, Sandra Sayuri Kamikawa disse:

Deixo meu triste relato... 
Investi em algumas debentures muito antes de fazer o curso da AUVP, a besta aqui achava que diversificar era aplicar o dinheiro em vários tipos, então fui investindo em ações, FIIs, CDB, Fundos de investimentos 🙈, debentures....
Esse ano consegui arrumar algumas das cagadas que fiz, desfiz de todos os fundos de investimentos 🙌 mas as debentures ficaram e estou esperando vencer... até 2026 😞 infelizmente, não tem como antecipar o resgate. Fui burra, mas como dizem, foi o preço da aprendizagem 🤦‍♀️

Nossa que pena, eu costumo só investir no que entendo, mas mesmo assim fazemos umas cagadas rsr Mas que bom que está conseguindo arrumar 😀

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Pode tentar negociar no mercado secundário, mas geralmente o valor proposto pela corretora não é atrativo infelizmente como ressaltou @Edison Paulini. Geralmente quando mexe com debenture acaba perdendo dinheiro... outra coisa que acho que tem que ser feita é reclamar com a corretora, escrever no reclame aqui etc, já que tratava-se de uma carteira conservadora. Provavelmente não vai ter retorno pessoal, mas talvez ajude um desavisado do futuro.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...