Jump to content

Custo do meu Sonho $$

Recommended Posts

Gerson, solteiro, 30 anos, Gestão de projetos TI para o exterior.

Já me aventuro com alguns investimentos baixos a uns 7 anos.

Hoje tenho certa estabilidade com apartamento financiado com uma parcela abaixo de um aluguel, carro próprio ano 2012 com baixo custo já que trabalho homeoffice.

Meus custos fixos são 10% da minha renda e hoje estou disposto a fazer aportes de R$8.000 para liberdade financeira.
Meus maiores custos são com lazer e consumo no cartão de crédito.

Meu sonho inclui:

• -Renda Passiva de R$7.000 reais aos 38 anos (continuarei trabalhando)- R$680mil
  • -Quitar meu apartamento e alugar ele (2mil de aluguel) - R$80mil
  • -Financiar construção de uma casa em condomínio fechado (depois de casado) - R$800mil
  • -Comprar um SUV automático - R$40mil (falta)
  • -Trabalhar como nômade digital por países da ásia (eu posso ser bem low cost)- R$35mil
  • -Elevar minha fluência em inglês e oratória para focar totalmente em serviços de alto padrão para o exterior - R$7mil
  • -2 viagens ao exterior por ano
  • -Poder reduzir carga de trabalho aos 45 anos com uma renda de pelo menos 20 mil líquido (passiva+ativa)
Editado por Gerson Correia Da Silva Junior
  • Brabo 3
Link para compartilhar

1 hora atrás, Gerson Correia Da Silva Junior disse:

Hoje tenho certa estabilidade com apartamento financiado com uma parcela abaixo de um aluguel, carro próprio ano 2012 com baixo custo já que trabalho homeoffice.

Meus custos fixos são 10% da minha renda e hoje estou disposto a fazer aportes de R$8.000 para liberdade financeira.

Meu sonho inclui:

• -Renda Passiva de R$7.000 reais aos 38 anos (continuarei trabalhando)- R$680mil
  • -Financiar construção de uma casa em condomínio fechado (depois de casado) - R$800mil
  • -Trabalhar como nômade digital por países da ásia (eu posso ser bem low cost)- R$35mil
  • -Elevar minha fluência em inglês e oratória para focar totalmente em serviços de alto padrão para o exterior - R$7mil
  • -Poder reduzir carga de trabalho aos 45 anos com uma renda de pelo menos 20 mil líquido (passiva+ativa)

Olá, @Gerson Correia Da Silva Junior

Bem legal, cara, me parece um plano plausível, pq seu aporte é bem relevante. Mas fiquei curioso na ordem dos sonhos. Pq isso tem uma influencia grande.

Estou deduzindo que até os 38 vc vai aportar pelo menos 8k/mes, e em algum momento nesse interim quitar seu ap.

daí  aos 38 virar nomade com 9k de renda passiva, pelo menos.

seus 8k por  8 anos dão 1,26M a 12% aa. 11800 de renda passiva, na prática uns 9k, só daí.

Eu costumo dizer que com esse tipo de cifra, é só organizar direitinho mesmo.

Agora, a questão do relacionamento, casamento, casa.... n sei mto bem onde vc encaixa, ou a idéia é que isso possa modificar a primeira parte ali que citei?

Link para compartilhar

Eu sou Engenheiro de Software (primariamente c++/python) e não tem um dia que eu não pense em internacionalizar a carreira....

Justamente por conta desses valores.

Mas a real é que a liberdade e tranquilidade que eu tenho hoje no meu trabalho são raríssimas, e isso pesa mto com um filho de 1 ano.

Mas quem sabe esse movimento não sai em breve....

Como foi essa jornada pra você?

Link para compartilhar

2 horas atrás, Gerson Correia Da Silva Junior disse:

Meu sonho inclui:

Tá muito.bem emcaminhado

Cistos fixos de 10%, quem me dera. Tá numa boa situação, parece que vai conseguir seus objetivos.

Só precisa organizar um pouco a ordem e prazos dos seus sonhos, pois se vai ser nômade, não vai precisar construir a casa, nem do carro. E como nômade, já estaria viajando por vários países, muito mais de dois por ano, tal vez um a cada trimestre.

Pensando em casar, uma casa tem que ter, pode ser o apartamento já quitado.  Ou nesse caso construir a casa e vender o AP quitado, antes que passe da curva de valorização e passe a ser mais depreciado e com alto custo de reparos/manutenção.

• Brabo 2
Link para compartilhar

16 minutes ago, Francisco Viégas Vianna disse:

Olá, @Gerson Correia Da Silva Junior

Bem legal, cara, me parece um plano plausível, pq seu aporte é bem relevante. Mas fiquei curioso na ordem dos sonhos. Pq isso tem uma influencia grande.

Estou deduzindo que até os 38 vc vai aportar pelo menos 8k/mes, e em algum momento nesse interim quitar seu ap.

daí  aos 38 virar nomade com 9k de renda passiva, pelo menos.

seus 8k por  8 anos dão 1,26M a 12% aa. 11800 de renda passiva, na prática uns 9k, só daí.

Eu costumo dizer que com esse tipo de cifra, é só organizar direitinho mesmo.

Agora, a questão do relacionamento, casamento, casa.... n sei mto bem onde vc encaixa, ou a idéia é que isso possa modificar a primeira parte ali que citei?

Oi Francisco,

Pelos meus cálculos jogando seguro com um um retorno de 10% a.a e iniciando de 20k eu iria diminuindo os aportes para uma faixa de 5 mil no final. Assim:

Ano 1: R$9mil em aportes
Anos 2 e 3: R$7mil em aportes
Anos 3 a 8: R$5mil em aportes

Final total: R$946mil

Com a redução dos aportes, a partir do segundo ano eu amortizaria R$2mil por mês no meu apartamento e quitaria ele entre o 4º e 5º ano.

Os meus planos nômades já são plausíveis pelo menos 30 dias ao ano em o meu orçamento de Metas.

Sou solteiro e não planejo me casar antes dos 35. Após os casamento aí aaquisição da cas aprópria é um plano conjunto.

Link para compartilhar

26 minutes ago, Francisco Viégas Vianna disse:

Eu sou Engenheiro de Software (primariamente c++/python) e não tem um dia que eu não pense em internacionalizar a carreira....

Justamente por conta desses valores.

Mas a real é que a liberdade e tranquilidade que eu tenho hoje no meu trabalho são raríssimas, e isso pesa mto com um filho de 1 ano.

Mas quem sabe esse movimento não sai em breve....

Como foi essa jornada pra você?

Francisco, a minha experiência trabalhando para os EUA foi de muito mais tranquilidade do que para o Brazil.

Essa minha jornada já tem 2 anos e eu fiz com um planejamento de reposicionamento de carreira e exercício do inglês. No início eu não acreditava ser possível e eu te confesso que passei mais de 1 ano com uma forte síndrome do impostor, mas eu segui. Acredito que exposição com consistência e humildade podem mudar tudo, até os nossos pensamentos.

No início eu fiz as entrevistas esperando a falha, mas querendo me expor e falhar para saber onde deveria me aprimorar.

Editado por Gerson Correia Da Silva Junior
  • Brabo 2
Link para compartilhar

5 horas atrás, Gerson Correia Da Silva Junior disse:

Meu sonho inclui:

Excelente plano! Só não entendi porque você construirá uma casa se será nômade kkkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...