Joao Lima Postado Sexta-feira às 16:53 Compartilhar Postado Sexta-feira às 16:53 Sabemos que a bolsa está com ótimas oportunidades e entre elas temos os FIIS. Observei o DEVA11 com PVP bem baixo e o DY alto. Alguém tem esse ativo ou já estudou se vale o investimento? pra mim os dias estão tao corrido que não estudei sobre ele 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniele Vilela Postado Sexta-feira às 17:14 Compartilhar Postado Sexta-feira às 17:14 E aí, João? O DEVA11 é um fundo de investimento imobiliário (FII) que pertence à categoria de fundos de recebíveis, os famosos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários). Ele é gerido pela Devant Asset Management e tem como objetivo investir em ativos de renda fixa ligados ao setor imobiliário, como CRIs e outras operações estruturadas. Ele se destaca no mercado por buscar rentabilidade com um nível moderado de risco, geralmente almejando um retorno atrelado ao CDI ou ao IPCA mais uma taxa adicional (no caso do DEVA11 a maior parte do fundo, em torno de 96%, é atrelado ao IPCA - o que considero bom para o momento do mercado). O fundo está sujeito a riscos de crédito (possibilidade de inadimplência dos emissores dos CRIs), risco de mercado (variações nas taxas de juros, o que pode impactar os preços dos papéis), e risco de liquidez (o DEVA11 tem boa liquidez, mesmo havendo uma diminuição mês a mês nesse ano). Historicamente, o DEVA11 tem distribuído rendimentos acima de alguns FIIs tradicionais de recebíveis. DY tem vindo alta e a cotação tem estado descontada. Eu não tenha em carteira, tem que dar uma boa olhada se faz sentido para a sua carteira e dentro da sua estratégia. Não sei se ele vai manter esse patamar de distribuição. Se não me engano na última distribuição ele distribuiu R$ 0,45 por cota. E ele anda muito abaixo se for relacionar o valor de mercado em relação ao valor patrimonial, ou seja, Yield alto. Eu estava estudando umas semanas atrás e um ponto de atenção era que os pagamentos em dia estava em torno de 30% e os pagamentos em carência de juros era mais de 50% (ponto de atenção), a inadimplência não chegava a 10%. Essa questão de mais da metade dos pagamentos estarem sendo feitos somente sobre os juros acabou afetado o valor patrimonial (por isso que está tão descontado). Grande parte da composição dos CRIs que fazem parte do portifólio deles é de série senior série preferencial e consequentemente mais segura, onde teria direito a receber o principal e juros imediatamente após a subscrição) e série única (tem direito a receber uma remuneração- geralmente juros - do emissor, ou quando do vencimento do título, receberá de volta o valor principal investido). Eu vejo como um bom fundo. Acho que você precisa analisar a sua carteira, por exemplo, ele tem grande exposição ao IPCA, veja se você já tem muitos títulos com a mesma exposição. Apenas precisa estar atento nessa questão do risco de pagamento, já que mais de 50% da dívida esta sendo recebida apenas por meio dos juros. Dê uma olhada no prospecto do fundo, veja as garantias. E se for se expor, eu começaria devagar (mantendo sempre a diversificação e lembrando da questao de diversificar também em relação aos índices). Espero ter ajudado! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniel Van der Veen Santos Postado Sexta-feira às 19:17 Compartilhar Postado Sexta-feira às 19:17 DY está alto por causa da grande queda que esse FII sofreu, isso também explica o P/VP baixo. Se eu estivesse estudando sobre esse fundo para por em carteira, buscaria saber o que levou à queda nos dividendos, como os gestores reagiram e o que estão fazendo para mudar. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniele Vilela Postado Sexta-feira às 19:37 Compartilhar Postado Sexta-feira às 19:37 14 minutes ago, Daniel Van der Veen Santos disse: DY está alto por causa da grande queda que esse FII sofreu, isso também explica o P/VP baixo. Se eu estivesse estudando sobre esse fundo para por em carteira, buscaria saber o que levou à queda nos dividendos, como os gestores reagiram e o que estão fazendo para mudar. Então, ano passado teve problema com a Forte Securitizadora, emissora de alguns CRIs que estavam no portifólio. Um dos pontos sei que foi esse, os títulos estavam lastreados em empreendimentos da Gramado Parks, grupo de turismo, hotelaria e multipropriedades. A companhia deixou de fazer os pagamentos de juros e amortizações dos títulos em março do ano passado e três das holdings do grupo entraram em recuperação judicial. Aí depois começou um impasse na diretoria do fundo, o que levou os investidores começarem a sair, por haver dúvidas quem estava na condução da gestora. Se não me engano foi uma mistura de tudo, uma parte dos CRIs estarem nessa situação de pagamentos em carência de juros, crise na diretoria, destituição da diretoria anterior e a briga com a Forte. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniel Van der Veen Santos Postado Sexta-feira às 19:46 Compartilhar Postado Sexta-feira às 19:46 Lembro disso, vários fundos cairam, e parece que até hoje não voltaram ao que eram. Dividendos altos podem ser uma grande armadilha se não olhar quem pegou esse dívida. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado Sexta-feira às 19:50 Compartilhar Postado Sexta-feira às 19:50 2 horas atrás, Joao Lima disse: Sabemos que a bolsa está com ótimas oportunidades e entre elas temos os FIIS. Observei o DEVA11 com PVP bem baixo e o DY alto. Alguém tem esse ativo ou já estudou se vale o investimento? pra mim os dias estão tao corrido que não estudei sobre ele Boa tarde, @Joao Lima ! Apenas complementando nossos amigos. O fundo levou uns calotes grandes o que impactou em resultados e consequentemente aumenta o risco na visão da mercado. Isso somado ao cenário de taxa de juros elevada e se bem recordo alguns problemas na gestão, faz com que o medo aumente e os preços despenquem. Este é o motivo pelo qual o DY sobe. O DY anda mais é do que uma mera divisão entre o somatório de valores pagos nos últimos 12 meses e o valor atual da cota. Como o valor da cotação está em patamares menores, consequentemente o DY sobe. Este é um dos motivos que sempre se fala sobre não olhar apenas o DY em um fundo e nunca observar este indicador de maneira isolada pois ele em si não significa nada e pode levar o investidor a erro. Na minha opinião é um fundo muito arriscado. Deve se ter muita cautela nos estudos de fundos assim. PS: não é uma recomendação de compra ou venda. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Thiago Moreira Borges Postado Sexta-feira às 20:21 Compartilhar Postado Sexta-feira às 20:21 DEVA11 é simplesmente o meu erro de iniciante nos investimentos que quase todo mundo tem. Menino novo, não sabendo nada de mercado viu uns videos no youtube e um DY lindo. Foi lá e meteu uns 50% de toda a carteira nele e assim foi um RED lindo quando começou a descer, mas nunca vendi. Em numeros: acredito que botei uns 2,1k nele que viraram 800 reais. Até lancei ele no meu diagrama do cerrado, porém com nota de resistencia 1. Sigo olhando pra ele pra lembrar que preciso estudar kkkkk 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado Sexta-feira às 21:25 Compartilhar Postado Sexta-feira às 21:25 1 hour ago, Thiago Moreira Borges disse: DEVA11 é simplesmente o meu erro de iniciante nos investimentos que quase todo mundo tem. Menino novo, não sabendo nada de mercado viu uns videos no youtube e um DY lindo. Foi lá e meteu uns 50% de toda a carteira nele e assim foi um RED lindo quando começou a descer, mas nunca vendi. Em numeros: acredito que botei uns 2,1k nele que viraram 800 reais. Até lancei ele no meu diagrama do cerrado, porém com nota de resistencia 1. Sigo olhando pra ele pra lembrar que preciso estudar kkkkk Você ainda investe nele, @Thiago Moreira Borges ? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Thiago Moreira Borges Postado Sábado às 13:00 Compartilhar Postado Sábado às 13:00 15 horas atrás, Edison Paulini disse: Você ainda investe nele, @Thiago Moreira Borges ? Na teoria sim, porque deixei com 1 ponto no diagrama, mas como minha exposição nele estava mais alta do que manda o diagrama desde que entrei na AUVP ainda não pediu pra eu aportar. Acredito que o mais correto seria eu deixar ele com 0 mesmo, mas acabei criando um carinho por ele. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Joao Lima
Sabemos que a bolsa está com ótimas oportunidades e entre elas temos os FIIS. Observei o DEVA11 com PVP bem baixo e o DY alto. Alguém tem esse ativo ou já estudou se vale o investimento?
pra mim os dias estão tao corrido que não estudei sobre ele
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
2
DIAS POPULARES
8/Nov
8
9/Nov
1
Top Posters For This Question
Daniele Vilela 2 posts
Edison Paulini 2 posts
Thiago Moreira Borges 2 posts
Daniel Van der Veen Santos 2 posts
DIAS POPULARES
8/Nov 2024
8 posts
9/Nov 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Daniel Van der Veen Santos
DY está alto por causa da grande queda que esse FII sofreu, isso também explica o P/VP baixo. Se eu estivesse estudando sobre esse fundo para por em carteira, buscaria saber o que levou à queda nos
Daniele Vilela
Então, ano passado teve problema com a Forte Securitizadora, emissora de alguns CRIs que estavam no portifólio. Um dos pontos sei que foi esse, os títulos estavam lastreados em empreendimentos da Gram
Joao Lima
Sabemos que a bolsa está com ótimas oportunidades e entre elas temos os FIIS. Observei o DEVA11 com PVP bem baixo e o DY alto. Alguém tem esse ativo ou já estudou se vale o investimento? pra mim
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts