Jump to content

Sou jovem e preciso de ajuda para saber se estou fazendo merd@

Recommended Posts

Bom eu sou um jovem de 18 anos, tenho cerca de 4 mil investido ganho somente uns 2 mil por mês emprestando dinheiro a juros, com uma lavação de carros que abri em casa e também trabalho arrumando carros e ar condicionado, quando aparece esse tipo de coisa. Eu moro com meu pai e nao tenho custo nenhum o que me da uma grande vantagem, oque eu quero saber é se vale a pena montar um negócio com minha mãe e meu padrasto, pensamos em abrir uma conveniência eu achei interessante pois bebida cigarro agua e refrigerante é algo que sempre vai ter gente comprando e a maioria dessas coisas teria um bom prazo de validade para que não de prejuízo a questão é que nunca tive uma empresa de verdade apenas pequenos serviços que ofereço e ganho meu dinheiro e estaria apostando tudo em algo que desconheço e logicamente pra mim esses 4 mil fariam muuuuita falta, vocês empresários ou sábios da vida, devo deixar isso pra lá e ficar com o início da minha aposentadoria investida ou vendo tudo e me arrisco em algo que pode me ajudar a ganhar mais pra investir mais. (Aluno da turma 38 completei somente o módulo 01 ainda)

• Brabo 3
Link para compartilhar

1 hour ago, Vitor Henrique De Oliveira disse:

Bom eu sou um jovem de 18 anos, tenho cerca de 4 mil investido ganho somente uns 2 mil por mês emprestando dinheiro a juros, com uma lavação de carros que abri em casa e também trabalho arrumando carros e ar condicionado, quando aparece esse tipo de coisa. Eu moro com meu pai e nao tenho custo nenhum o que me da uma grande vantagem, oque eu quero saber é se vale a pena montar um negócio com minha mãe e meu padrasto, pensamos em abrir uma conveniência eu achei interessante pois bebida cigarro agua e refrigerante é algo que sempre vai ter gente comprando e a maioria dessas coisas teria um bom prazo de validade para que não de prejuízo a questão é que nunca tive uma empresa de verdade apenas pequenos serviços que ofereço e ganho meu dinheiro e estaria apostando tudo em algo que desconheço e logicamente pra mim esses 4 mil fariam muuuuita falta, vocês empresários ou sábios da vida, devo deixar isso pra lá e ficar com o início da minha aposentadoria investida ou vendo tudo e me arrisco em algo que pode me ajudar a ganhar mais pra investir mais. (Aluno da turma 38 completei somente o módulo 01 ainda)

Rapaz... Pergunta dificil... Primeiro, cuidado com emprestar a juros hahahaha

Pra um negocio ser rentável, precisa de capital no geral... É dificil abrir uma conveniencia sem uma grana a mais, supondo que você invista os 4k, se demorar pra dar o retorno como pretende se virar? se precisar de mais alguma grana pra injetar, como um possivel furto, fiação do prédio pra aguentar os freezers, etc... O que quero dizer é que é muito dificil não ter emprevistos em um negócio, ainda mais o primeiro e apostar todo seu capital sem algo restante pra injetar pode pegar você de surpresa e cortar o sonho do negócio antecipadamente. Agora se você tem alguem por você pra injetar essa grana caso precise é outro caso, avalie os riscos e oportunidades, como vc tem 18 anos, acredito que os 4k não vao fazer diferença significativa, porém se perdido atoa faria falta. Boa sorte na caminhada

• Brabo 2
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar

1 hora atrás, Vitor Henrique De Oliveira disse:

Bom eu sou um jovem de 18 anos, tenho cerca de 4 mil investido ganho somente uns 2 mil por mês emprestando dinheiro a juros

Só uma dica: cuidado com esse lance de emprestar dinheiro a juros, beleza?

Esfria a cabeça, e pensa bem antes de decidir por empreender. @Rafael Di Martini Jaser fez umas considerações bem pertinentes. Bons estudos e  sucesso na jornada.

• Brabo 4
Link para compartilhar

na duvida se é jovem, tá fazendo. deixa eu ver aqui o que você faz...

5 horas atrás, Vitor Henrique De Oliveira disse:

ganho somente uns 2 mil por mês emprestando dinheiro a juros,

isso dá um B.O danado kkkk, não digo que não deve fazer, mas é algo que consideraria fazer merda.

Olha emprender é bacana, você tá no começo o suficiente ( e com apoio da familia o suficienteao que parece) pra poder arriscar, mas manter uma empresa é complicado, manter uma empresa com sócios é mais complicado, agora quando seus sócios são sua família é uma desgraça, as pessoas no geral não sabem separar Familia/amizade de trabalho, o que acaba desgastando muito as relações quando tem algum problema, não sei como sua familia é, mas você entraria no negocio em pé de igualdade? as vezes por serem mais velho vão querer desconsiderar muito sua voz em decisões. (claro que posso estar errado.

pra saber se vale a pena, só conhecendo a sua familia e sabendo quanto de dinheiro ao todo ia precisar pro negocio, claro também se esse negocio ia impedir o seu trabalho atual. 
dependendo pode ser melhor você investir no que você já faz.  ou juntar mais dinheiro pra abrir um negocio próprio solo, ou pra conseguir se resguardar de eventuais problemas

• Brabo 4
Link para compartilhar

Fala vitão @Vitor Henrique De Oliveira!!

Você já recebeu dicas valiosíssimas aqui dos nossos amigos, acredito que já tenha informações pra poder refletir. 

Deixando meus 2 centavos, vou compartilhar aqui um dos vídeos que o Raul lançou nos últimos dias. Não sei se você já assistiu, mas acredito que possa te ajudar também!

• Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar

On 08/11/2024 at 20:58, Vitor Henrique De Oliveira disse:

Sinceramente, o que mais me preocupou foi emprestar dinheiro com juros 

Como voce empresta? se nao te pagarem, o que voce faz? Tem algum documento, ou é no boca a boca. Quais juros? se forem altos, é agiotagem e os seus proprios devedores podem te denunciar e voce ir em cana. EU nao emprestaria, muito melhor encontrar um bom investimento e investir de forma segura do que correr esse risco de 'ah beleza, fiz certo e nao me pagaram, vou ter que entrar na justiça  o que pode demorar uma vida inteira (sim, ação de execução de titulo pode demorar se o cara nao ter nada no nome e demorar MUITO)' ou 'ah, estou ganhando dinheiro com juros altos mas a policia pode bater na minha porta amanha'

outra coisa, abrir um negocio. Nao é so pensar no seu produto mas todos os gastos com isso. Onde vai ser? Aluguel ou seu? moveis? funcionarios? horario em que vai ficar aberto? caixa para eventuais problemas? imposto? CNPJ ou CPF? pagamento vai ser como? localização? quem vai ser seu fornecedor? por qual valor vai remarcar? 

Eu sei que 4000 é muito, mas para um negocio, uma infestação de barata ou um cano furado ja leva isso rapidinho. Se voce quiser abrir um negocio, tem que pensar em diversas coisas.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Bem, você já tomou a melhor decisão que era entrar na AUVP e aprender sobre investimentos, e você está a um passo de fazer um investimento grande e arriscado (abrir um comércio), entretanto ainda não terminou o curso.

Então a primeira dica que eu dou, é: termine o curso, e depois pense que decisão tomar e onde alocar o seu dinheiro.

principalmente o módulo 2, você tem de entender melhor como administrar o seu dinheiro e o quanto você está gastando. Porque não parece pois você tem seus pais te ajudando, mas você ainda sim teu seu custo de vida, por mais que esse seja sair com alguém, comprar algo pra comer na rua, transporte etc. Eu sei que é um pouco chato, mas vai ter de colocar tudo no lápis.

A segunda dica, é, antes de abrir um comércio, você sabe se existe a demanda para o comércio onde você está?
Se você quer comprar certo item, quanto tempo demora pra você chegar de onde você está até certo item?

Tem outros comércios que oferecem o mesmo item por perto? se não, porque? Se tinha antes e faliu, porque faliu?
As vezes o custo de manutenção de um local é tão alto e a rua não passa tanta gente e acaba quebrando.
E se tem outros comércios oferecendo o item, o que eu farei que me diferenciará deles? Sou capaz de competir com o mercado atual? Comércio também precisa ter sempre alguém atendendo, tem alguém com disponibilidade pra ficar lá?

Terceiro, se você for abrir com seu padrasto e sua mãe, você vai ter de botar no lápis também o custo fixo deles, já que será uma sociedade entre os 3, você terá de saber o quanto cada um gasta e de onde tá vindo o dinheiro de cada coisa, pois se eles forem repor o estoque do bolso deles no começo, você terá de devolver o valor para a pessoa que "investiu" na empresa. E como um dos 3 irá ter de trabalhar como administrador, um vai ter mais trabalho que os outros, que demanda mais tempo, a distribuição de lucros deveria ser igual? Por se tratar de família, isso pode gerar uma dor de cabeça.

Quarto, comece pequeno.
Você já tem um lava-jato, você já lida com clientes, quando for atender eles, oferece algo "quer comprar uma cervejinha já que não vai dirigir porque seu carro tá no conserto? Já que tá sem ar-condicionado e tá calor, você quer comprar uma água?" começa pequeno experimentando como será seu negócio para você ver se é isso mesmo que você quer. Se você for indo bem, isso pode até gerar um capital pra você realmente abrir o negócio que você quer.

Quinto.
Pare de emprestar dinheiro, por favor, sério. É crime, Lei nº 1.521. Pena de 6 meses a 2 anos de detenção e multa.
Você não quer perder esse dinheiro em multa ou tempo de vida, acredite em mim.

No mais, você tá novo, começou a vida ainda, tem muito chão pra percorrer, toma seu tempo já que você tem muito mais que muito de nós aqui. Vai com calma que você chega longe!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...