Jump to content

FII - Pode chegar a zero ?


Recommended Posts

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Não tenho experiência no assunto, mais em minha visão de leigo, apesar de achar pouco provável, todo negócio tem risco de quebra, você pode comprar uma casa hoje por exemplo que é teoricamente um "investimento" seguro, mais se não conseguir alugar e não tiver outra fonte de renda para cobrir os gastos que ela gera, você vai acabar tendo que vender por menos que comprou e se demorar muito para conseguir vender pode sair quebrado desse negócio. Da mesma forma acredito que se um FII for tão mau administrado a ponto de que ninguém queira mais comprar e ao mesmo tempo os que já tem queiram vender, pode gerar o mesmo problema de quebra da casa comprada, os FII fazem parte de renda variável e acredito que esse seja um risco. Me corrijam se estiver errado, estamos todos aqui para aprender e essa é minha visão de leigo no assunto.
Link para compartilhar
Share on other sites

Fernando Henrique Correia Da Silva complementando as respostas dos colegas, os FIIs de tijolo têm os imóveis como garantia, e mesmo que um FII tenha somente um imóvel, a chance do terreno e/ou do imóvel valerem zero é praticamente zero. No final o gestor vai vender o imóvel e distribuir os valores entre os cotistas. No caso dos FIIs de papel, normalmente eles têm uma carteira diversificada e para zerar o valor da cota todos os papéis teriam que dar problema. Em ambos os casos não significa que não tenhamos prejuízo, mas chegar a zerar o valor da cota, acho improvável que ocorra. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito interessante a reflexão dos colegas a este respeito, pois a desvalorização dos FIIs pode causar dor de cabeça e dúvidas sobre a viabilidade deste tipo de investimento. Tenho pouca experiência em FIIs, eles constituem pequena parcela da minha carteira, mas TODOS desvalorizaram desde que os adquiri. Então, até que ponto vale a pena adquirir FIIs pensando no rendimento mensal se as cotas desvalorizam constantemente? Tal desvalorização pode ser uma consequência do aumento da taxa SELIC, que aumenta os juros dos financiamentos de imóveis e encarece o crédito. Mesmo sabendo disso e conhecendo melhor os FIIs por meio da aula aqui da AUVP, ainda me sinto insegura de continuar aportando em FIIs. Como vocês pensam a este respeito?
Link para compartilhar
Share on other sites

Margarida Berns Schafaschek, não sei quando você começou a investir em FII's porém, estamos passando por um período de crise no momento. A FII's de tijolo, por exemplo, devem ter tido que renegociar aluguéis, talvez alguma inadimplência e até mesmo vacância de alguns imóveis. É natural que estejam se desvalorizando, mas muitas ações também estão. Talvez elas voltem ao nível anterior, mas isso vai depender de vários fatores. Penso que o mais importante das FII's seja realmente o rendimento mensal. Como o Raul disse nas aulas, a possibilidade de uma empresa fazer uma descoberta ou lançar algo novo que pode fazer uma enorme diferença no valor da mesma, não existe nas FII's, então, o que se pode fazer é reinvestir os rendimentos para ganhar nos juros compostos, já que algumas FII's pagam um Dividend Yeld relativamente alto. Assim você pode reinvestir o rendimento tanto em FII's como em ações, conforme suas análises e metas.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...