Jump to content
  • 0

Dificuldade organização financeira cônjuge

Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite,

Venho enfrentando uma dificuldade em organizar a minha planilha de orçamento domestico por um motivo que ja vem de alguns meses.

Pois então, eu tenho um emprego fixo, portanto ganho salario fixo, mais comisões e mais alguns freelas que faço. O meu marido trabalha como uber e ainda final de semana faz alguns eventos com fotografia. Porem eu anoto TUDO o que eu ganho e TUDO o que eu gasto, então no final do mes ou do ano eu sei exatamete o quanto eu ganho para fazer uma media mensal, ou o quanto eu gastei em cada categoria, por exemplo. 

Ja o meu marido não sabe o quanto ele recebeu no mes passado, por que os valores entram muito fracionados e ele nao os coloca em uma tabela para fazer o calculo total.

Eu, como amante de uma planilha do excel, montei uma planilha em janeiro pra ele usar para se organizar, mas a verdade é que ele usou por uma semana e depois nunca mais nem abriu, ja cobrei ele algumas vezes, mas nunca tenho sucesso.

Ja pensei em toda semana, uma vez por semana sentar com ele e eu mesma anotar tudo para fazer essa organização por ele, mas ao mesmo tempo sinto que ele mesmo deveria ter essa atitudo, afinal somos ambos adultos.

E não me entendam mal, nossa relação é ótima e ele nunca me escondeu o quanto ganha ou algo assim, ele simplismente não consegue ter organização financeira.

Alguém ja passou por isso? E se sim, como conseguiu resolver?

Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Falando por conta prórpia, eu não gosto de ficar anotando coisas em planilha - eu gasto uma quantidade de tempo absurda que eu poderia estar dormindo, trabalhando estudando ou moscando aqui na comunidade kkk

então eu meio que entendo - mas, ai como fica as contas da sua casa ? - se vc acha que ele está 'gastando' mais do que deveria, talvez seja o caso de vcs fazerem as coisas com as contas separadas.

Algumas coisas são da pessoa e ela não vai mudar, no caso eu entendo que ele tenha feito por uma semana para te agradar ...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

O que posso sugerir é que encontre uma maneira de remover o atrito.

Eu, como amante de uma planilha do excel, montei uma planilha em janeiro pra ele usar para se organizar, mas a verdade é que ele usou por uma semana e depois nunca mais nem abriu, ja cobrei ele algumas vezes, mas nunca tenho sucesso.

Se você gosta de manter o controle com planilhas e ele não, tentar "forçar" que ele se organize dessa maneira só vai gerar desgaste.

Ja o meu marido não sabe o quanto ele recebeu no mes passado, por que os valores entram muito fracionados e ele nao os coloca em uma tabela para fazer o calculo total.

Ele recebe em espécie somente? E gasta em espécie somente? Ai realmente fica complicado ter controle se não partir de uma iniciativa dele. Mas se ele recebe e gasta por uma conta/cartão, você tem o extrato pra te auxiliar. Semanalmente você pode tirar o extrato e ter ao menos o balanço daquela semana.

Esse é o método que utilizo pra me organizar. Tento concentrar todos os gastos em um único cartão, portanto sei exatamente quanto estou gastando e o quanto ainda tenho de limite para gastar naquele ciclo. Utilizo um programa chamado ledger para fazer meu controle (seria o equivalente de uma planilha), e criei  scripts em python para importar a fatura e os extratos de conta para esse programa. Foi a maneira que encontrei de remover os atritos para conseguir manter o controle.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Pedro Schramm Ribeiro disse:

Eu também sou um amante das planilhas do Excel, tanto que criei a minha própria ao longo de 6 meses e acho tão absurdamente boa que não consigo trocar por nenhum aplicativo. Acabo também não usando a ferramenta de organização da AUVP porque a minha planilha abarca tudo o que tem lá e mais outras coisas.

Sobre o seu problema, compartilho de algo parecido. Resolvi da seguinte maneira: marcamos na agenda do Google, de forma FIXA, todos os sábados às 11:00h nós sentamos em frente ao computador e colocamos na planilha o que ganhamos e gastamos ao longo daquela semana. "Gastamos" meia hora a 45 minutos nisso, mas fazemos juntos. A sensação de que tudo está no controle depois que terminamos é maravilhosa e o almoço fica até mais gostoso, rs.

Sou eu que faço os investimentos por aqui, e não me importo porque amo o dia dos aportes. Mesmo assim, pelo menos um sábado no mês ela sabe exatamente quanto temos de patrimônio, de investimentos, de fundos de reserva, etc.

Eu acredito que o casamento é feito de "somas" e não de divisões. Ao mesmo tempo que eu amo mexer nas finanças, não sou muito fã de "planejamento doméstico" como compras a fazer, organização de móveis, etc. Ela, por outro lado, se diverte fazendo o "controle de estoque" (mercado também uma vez por semana fixo, na terça). Sendo assim, não acho que você deveria se sentir mal pensando que "ele deveria fazer", pois pode ser que ele contribua com o lar de alguma outra forma. Mesmo assim, sempre que necessário, seria legal que ele estivesse presente, pra que vocês possam trabalhar nisso juntos. ☺️

Muito bom o seu relato, acho que vou tentar ir por esse caminho também. Muito obrigada!

Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Muito bom o seu relato, acho que vou tentar ir por esse caminho também. Muito obrigada!

Coloca sua planilha numa nuvem Google ou Microsoft, compartilha com ele, para ter acesso no celular. Deixa essa planilha visivel e facil acesso, para evitar desculpas. Dependendo de como é a movimentação, tenta só perguntar e você só lançar, depois que for passando o tempo e ele ver as coisas caminhando, talvez desperte para uma maior interesse.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Se ele receber tudo em um cartão só, dá para baixar a fatura e fazer os lançamentos no Excel de forma mais automática (talvez exista já alguma solução que faz isso). Mas acredito também que deve ser interesse do casal organizar as finanças e fazer os planejamentos futuros. Eu e minha noiva sentamos 1 vez por semana, normalmente no sábado, para lançarmos os gastos da semana e nos planejarmos/adequarmos o rumo do mês em relação ao que foi planejado/gasto. Realmente é uma atividade morosa, mas nos permite ter um controle melhor das finanças. Aqui estamos optando por unificar os gastos e recebimentos em uma conta conjunta também, para facilitar os lançamentos e extratos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 10/11/2024 at 18:32, Convidado Anônimo disse:

Boa noite,

Venho enfrentando uma dificuldade em organizar a minha planilha de orçamento domestico por um motivo que ja vem de alguns meses.

Pois então, eu tenho um emprego fixo, portanto ganho salario fixo, mais comisões e mais alguns freelas que faço. O meu marido trabalha como uber e ainda final de semana faz alguns eventos com fotografia. Porem eu anoto TUDO o que eu ganho e TUDO o que eu gasto, então no final do mes ou do ano eu sei exatamete o quanto eu ganho para fazer uma media mensal, ou o quanto eu gastei em cada categoria, por exemplo. 

Ja pensei em toda semana, uma vez por semana sentar com ele e eu mesma anotar tudo para fazer essa organização por ele, mas ao mesmo tempo sinto que ele mesmo deveria ter essa atitudo, afinal somos ambos adultos.

E não me entendam mal, nossa relação é ótima e ele nunca me escondeu o quanto ganha ou algo assim, ele simplismente não consegue ter organização financeira.

Anônima, me parece que o caminho é por onde os colegas falaram. Assistir a Aula da Família, tentando aproximá-lo das finanças, claro que é do perfil dele esta fata de simpatia com as planilhas. Sentar com ele uma vez por semana é uma boa opção, e talvez depois migrar para algo diário, creio que 10 minutos/dia seriam suficientes para pegar no extrato da conta as saídas, as entradas e os gastos no cartão de crédito. Se ele faz Uber, provavelmente a própria Uber tenha algum relatório com os valores líquidos recebidos.

A minha sugestão é: ir suave com o assunto, para quem não gosta de algo ser forçado a fazer só vai aumentar a vontade de não fazer. Se for aos poucos, mostrando os benefícios, mostrando que conseguem identificar os gargalos e ralos que uma simples ação pode economizar dinheiro. As vezes ele está gastando em algo que na cabeça dele é um valor desprezível, mas quando controlamos vemos que dá para economizar um bom valor que vai ajudar nos investimentos ou em alguma meta que queiram.

Boa sorte e esperamos notícias (boas), afinal adoramos uma fofoca rsrsrs

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Boa noite,

Eu entendo seu sentimento, sou bem consciente, mas a minha cremosa usa bastante o cartão de crédito, estou passando uns conselhos e ela pretende nunca mais usar o cartão depois de se livrar das faturas. 
O que eu recomendo e você tentar entender o porquê dele não se importar com a própria organização, definiu seu relacionamento como ótimo, então não parece que vc tem um problema de verdade. Com conversa da para acertar uma situação que não é tão séria. Paciência e compreensão minha cara. Boa sorte.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite,

Olha, como alguém com suas deficiencias cognitivas garanto que pode ser que ele não faça por mal

tem hora que isso é DIFICIL DMS.

Mas assim, chama ele pra ver a aula da familia e da AUVP com você, tenta mostrar o poder disso, mostra como o futuro de vocês pode ser diferente come essa situação

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite,

olha, eu tambem era MUITO desorganizada financeiramente e melhorei muito. O ponto principal, partindo de alguem desorganizado, é que nao adianta "forçar". Nao adianta fazer planilha para ele, voce msm anotar, ou apenas falar que tem que ser organizado.

Vai parecer estranho mas começa a falar da sua organização. Uma coisa que me motivou é que meu namorado é extremamente organizado, e quando eu vi a organização dele, com cometarios leves, um aqui um ali, comecei a me sentir desorganizada. Ele me perguntava as vezes no final de semana quanto eu tinha gasto, se eu tinha comprado algo e  eu era tao desorganizada que nao sabia, mesmo entrando na minha conta bancaria e isso que me incentivou. 

Em um jantar na sexta, pergunta ele do nada quanto que ele ganhou, começa a comentar ativamente das coisas do curso, das SUAS finanças, pergunta "nossa amor estrapolei meus gastos em diversão, e voce? ainda ta na meta?". Bota ele para assistir a aula da familia. 

Eu me senti inutil e desconhecida das minhas proprias finanças, enquanto meu namorado sabia de tudo que estava acontecendo com ele, e isso me motivou a mudar. 

Detalhe: eu sou MUITO consumista, consumista de receber x e sair em uma tarde e gastar 2x e problema da yasmin no futuro quando for pagar a fatura. E uma coisa que meu namorado abriu meus olhos foi: se eu investir, vou ganhar 10x e futuramente vou poder gastar 4x, 5x, 6x.... mas pra isso eu precisaria saber o que ganho e gasto.

A mera conversa nunca funcionou comigo, agora sentir meu parceiro super organizado e enquanto eu nao sabia nada, o sentimento de boba, mudou.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Não é uma recomendação! Sou casado há 12 anos, mas já estamos juntos há 19 anos. Temos um filho de 11 anos.

Nunca gostei de dever ou ter nome sujo...com muita persistência consegui que minha esposa parasse de gastar mais do que ganha e sair das dívidas.

Aqui em casa todos os gastos fixos que envolvam a casa ou nosso filho é pago meio a meio...prazeres, metas, conforto e inclusive investimentos cada um tem o seu.

De um tempo pra cá tenho cada vez mais estudado sobre investimentos e isso me fez chegar aqui. Meu plano é daqui 12 anos conquistar minha liberdade financeira.

Sempre convido minha esposa, tento explicar que não deve esperar aposentadoria do INSS e que nossa fonte de renda pode não ser pra sempre...mas...cabe a ela aderir ou não!

Diante disso acabo colocando só o meu Salário na planilha de orçamento doméstico. Logo os gastos fixos que coloco são 50% do que realmente são. 

Não recomendo pra ninguém, mas pra mim, foi o único jeito que deu certo... 

Link para compartilhar

• Criar novo...