Arthur Schelb Filippini Postado Domingo às 21:37 Compartilhar Postado Domingo às 21:37 Boa noite, Estou colocando as ações e as perguntas no diagrama pela 1 vez. E algumas coisas me deixaram pensativo. As perguntas atuais sao: ROEROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores).Editar CAGRTem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?Editar DIVIDENDOSA empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?Editar TEMPO DE MERCADOTem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)Editar VANTAGENS COMPETITIVASÉ líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)Editar PERENIDADEO setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?Editar TAMANHOA empresa é uma BLUE CHIP?Editar GOVERNANÇAA empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃOEditar INDEPENDÊNCIAÉ livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?Editar POUCO ENDIVIDADADiv. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?Editar Tag along => 80%Tag along => 80%Editar Removi a pergunta de investir em desenvolvimento pq achei dificil d quantizar um sim ou nao. Mas assim, quando fiz, obtive as notas kepl3 5 itsa4 9 TAEE11 1 CXSE3 3 BBAS3 7. Achei bem esquisito, onde posso ter falhado? Taesa realmente seria 1? e a kepl3 ganhando da cxse3 tb foi curioso. Estou um tanto perdido ainda sobre as perguntas 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado Segunda-feira às 10:22 Compartilhar Postado Segunda-feira às 10:22 Bom dia, @Arthur Schelb Filippini ! Uma primeira pergunta e a mais importante para ajudar a direcionar suas avaliações. Você escolheu essas empresas e colocou no diagrama para ver a nota considerando uma viabilidade de investimentos? Ou você estudou as empresas antes, leu relatórios, fez uma análise eliminatória e enfim escolhei elas para investir? Pergunto pois é comum ver quem utiliza o diagrama para escolher ativos o que não é correto. O diagrama é uma ferramenta de gestão de risco de um ativo que já foi devidamente estudado. E ao que parece na escolha de alguns ativos, essa análise não foi feita antes de se colocar as empresas no diagrama. Alguns pontos para tentar ajudar na análise e inclusive firmar isso: - O que você considera como boa pagadora de dividendos na terceira pergunta? Algum percentual de DY? - CXSE peca no quesito tempo. Ela tem pouco tempo de bolsa o que dentro dos critérios que aprendemos aqui já não entraria nem para estudos pois sequer tem 5 anos de bolsa e procuraremos empresas com no mínimos 10 anos para se ter históricos sólidos de resultados para serem estudados. Isso impacta em ter nota negativa no CAGR pois falta histórico para gerar uma número mais concreto; - CXSE também cai nessas perguntas no quesito controle estatal e o tamanho dela fica abaixo do que consideramos aqui uma blue chip que seria 50 bi + de valor de mercado; - KEPL já não entraria nos investimentos por conta de uma falta de lucros consistentes. Olhando alguns números que ela possui agora, ela sairia a frente de CXSE como, por exemplo, CAGR. - TAEE em linhas gerais está bem penalizada devido a algumas incertezas de momento da empresa bem como o alto nível de endividamento. Veja se essas colocações fazem sentido e reveja os conceitos utilizados pois aparentemente tem coisa faltando aí nas análises. Espero que ajude! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Arthur Schelb Filippini Postado Segunda-feira às 18:48 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 18:48 8 horas atrás, Edison Paulini disse: Bom dia, @Arthur Schelb Filippini ! Uma primeira pergunta e a mais importante para ajudar a direcionar suas avaliações. Você escolheu essas empresas e colocou no diagrama para ver a nota considerando uma viabilidade de investimentos? Ou você estudou as empresas antes, leu relatórios, fez uma análise eliminatória e enfim escolhei elas para investir? Pergunto pois é comum ver quem utiliza o diagrama para escolher ativos o que não é correto. O diagrama é uma ferramenta de gestão de risco de um ativo que já foi devidamente estudado. E ao que parece na escolha de alguns ativos, essa análise não foi feita antes de se colocar as empresas no diagrama. Alguns pontos para tentar ajudar na análise e inclusive firmar isso: - O que você considera como boa pagadora de dividendos na terceira pergunta? Algum percentual de DY? - CXSE peca no quesito tempo. Ela tem pouco tempo de bolsa o que dentro dos critérios que aprendemos aqui já não entraria nem para estudos pois sequer tem 5 anos de bolsa e procuraremos empresas com no mínimos 10 anos para se ter históricos sólidos de resultados para serem estudados. Isso impacta em ter nota negativa no CAGR pois falta histórico para gerar uma número mais concreto; - CXSE também cai nessas perguntas no quesito controle estatal e o tamanho dela fica abaixo do que consideramos aqui uma blue chip que seria 50 bi + de valor de mercado; - KEPL já não entraria nos investimentos por conta de uma falta de lucros consistentes. Olhando alguns números que ela possui agora, ela sairia a frente de CXSE como, por exemplo, CAGR. - TAEE em linhas gerais está bem penalizada devido a algumas incertezas de momento da empresa bem como o alto nível de endividamento. Veja se essas colocações fazem sentido e reveja os conceitos utilizados pois aparentemente tem coisa faltando aí nas análises. Espero que ajude! Oi, obrigado pela ajuda. Entao, como eu disse, estou colocando no diagrama agora tudo que eu ja tinha e tinha ""analisado"" antes. Sem quase nenhum conhecimento. Por isto algumas coisas passaram como tempo na Cxse, divida da Taee (apesar q tenho a 2 anos, antes tava melhor eu acho) e falta de lucros da Kepl. Mas gostei da ideia de colocar Dy, igual está sugerido nos FI. Vendo assim, elas deveriam ter nota 0 no diagrama, porque nem atendem ao requisito mínimo de entrada... nossa so sobrou itsa e bbas... q ainda sao correlacionadas. Jesus. Obg 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado Segunda-feira às 20:20 Compartilhar Postado Segunda-feira às 20:20 1 hour ago, Arthur Schelb Filippini disse: Vendo assim, elas deveriam ter nota 0 no diagrama, porque nem atendem ao requisito mínimo de entrada... nossa Este é um dos motivos dos quais antes de inserir uma empresa no diagrama, o ideal é um estudo. 1 hora atrás, Arthur Schelb Filippini disse: Mas gostei da ideia de colocar Dy, igual está sugerido nos FI. Um adendo aqui que não sei se me fiz entender bem no post anterior, mas eu fiquei com dúvida sobre o que você considera com a pergunta se a empresa tem é uma boa pagadora de dividendos. Você leva em consideração o DY? Algum outro fator? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Arthur Schelb Filippini Postado Segunda-feira às 20:50 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 20:50 (edited) 40 minutes ago, Edison Paulini disse: Este é um dos motivos dos quais antes de inserir uma empresa no diagrama, o ideal é um estudo. Um adendo aqui que não sei se me fiz entender bem no post anterior, mas eu fiquei com dúvida sobre o que você considera com a pergunta se a empresa tem é uma boa pagadora de dividendos. Você leva em consideração o DY? Algum outro fator? Eu só considerei se pagava sempre. Analisei mais sobre constancia do q valor, repare que a pergunta é se paga e nao quanto. Sim, mas o q fazer com ações q ja estavam na carteira saka? coloquei lá. Talvez eu crie estas perguntas q iriam eliminar pra naturalmente a nota dar 0, em vez d eu ter q forçar ela Editado Segunda-feira às 21:01 por Arthur Schelb Filippini 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Arthur Schelb Filippini
Boa noite,
Estou colocando as ações e as perguntas no diagrama pela 1 vez. E algumas coisas me deixaram pensativo.
As perguntas atuais sao:
ROEROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores).Editar
CAGRTem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?Editar
DIVIDENDOSA empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?Editar
TEMPO DE MERCADOTem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)Editar
VANTAGENS COMPETITIVASÉ líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)Editar
PERENIDADEO setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?Editar
TAMANHOA empresa é uma BLUE CHIP?Editar
GOVERNANÇAA empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃOEditar
INDEPENDÊNCIAÉ livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?Editar
POUCO ENDIVIDADADiv. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?Editar
Tag along => 80%Tag along => 80%Editar
Removi a pergunta de investir em desenvolvimento pq achei dificil d quantizar um sim ou nao.
Mas assim, quando fiz, obtive as notas
kepl3 5
itsa4 9
TAEE11 1
CXSE3 3
BBAS3 7.
Achei bem esquisito, onde posso ter falhado?
Taesa realmente seria 1? e a kepl3 ganhando da cxse3 tb foi curioso.
Estou um tanto perdido ainda sobre as perguntas
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
DIAS POPULARES
11/Nov
4
10/Nov
1
Top Posters For This Question
Arthur Schelb Filippini 3 posts
Edison Paulini 2 posts
DIAS POPULARES
11/Nov 2024
4 posts
10/Nov 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Arthur Schelb Filippini
Boa noite, Estou colocando as ações e as perguntas no diagrama pela 1 vez. E algumas coisas me deixaram pensativo. As perguntas atuais sao: ROEROE historicamente maior que 5%? (Con
Edison Paulini
Bom dia, @Arthur Schelb Filippini ! Uma primeira pergunta e a mais importante para ajudar a direcionar suas avaliações. Você escolheu essas empresas e colocou no diagrama para ver a nota consider
Arthur Schelb Filippini
Oi, obrigado pela ajuda. Entao, como eu disse, estou colocando no diagrama agora tudo que eu ja tinha e tinha ""analisado"" antes. Sem quase nenhum conhecimento. Por isto algumas coisas pass
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts