Jump to content
  • 0

Carteira de Ações/FII's - Sugestões/Melhorias

Ana Flávia Pereira Zucoloto

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Gostei da sua carteira! São boas escolhas, tanto nas empresas quanto nos FIIs. Como você mesmo mencionou, ela foi montada há cerca de um ano, e, ainda é um período relativamente curto, a bolsa brasileira desvalorizou nesse periodo. Mesmo assim, as empresas que você escolheu estão mostrando números sólidos, e isso é o que realmente importa. Um balanço forte é a base para uma valorização e pode demorar, porém, os resultados vão aparecer.

O segredo está em manter os aportes regulares, aproveitando as "promoções" do mercado atual. Sei que não é fácil ver as cotações pressionadas, mas faz parte do processo. Eu mesmo comecei a investir há três anos, e só neste ano consegui sair do vermelho, isso acontece com muitos investidores. Confie na sua estratégia e siga em frente!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Ana Flávia Pereira Zucoloto disse:

Olá pessoal,

Iniciei minha carteira a pouco mais de um ano, e apesar de falarem para não atentarmos a rentabilidade, não tenho gostado muito dos meus resultados. Ainda estou na fase de aportes para chegar na porcentagem ideal conforme Diagrama do Cerrado.

Gostaria da opinião sincera quanto as ações escolhidas, mudariam alguma empresa? Retirariam alguma?

Hoje as ações representam 21,21% da minha carteira (META 30%):

• 3,20% - SUZB3
  • 1,77% - WEGE3
  • 1,77% - KLBN11
  • 1,57% - ITSA4
  • 1,50% - ABEV3
  • 1,40% - BBAS3
  • 1,39% - PETR4
  • 1,37% - STBP3
  • 1,26% - ODPV3
  • 1,21% - LEVE3
  • 1,09% - B3SA3
  • 1,08% - BBSE3
  • 0,99% - SAPR11
  • 0,97% - TOTS3
  • 0,63% - EGIE3

E os FII's representam 18,07% da minha carteira (META 25%):

• 3,66% - BTLG11
  • 3,63% - KNRI11
  • 3,02% - VISC11
  • 2,78% - KNCR11
  • 2,63% - HGLG11
  • 2,36% - MXRF11

O restante da carteira se encontra em 0,74% em cripto (BTC), e 59,98% em renda fixa. Esperando atingir o 100k para iniciar os aportes em ações internacionais.

Boa noite, @Ana Flávia Pereira Zucoloto !

Eu deixaria alguns pontos para agregar aos estudos:

- aqui estamos falando de 21 ativos. Antes de mais nada, não tem quantidade certa ou errada de ativos para se ter. O mais importante é que você tenha uma quantidade que consiga acompanhar todas elas. E acompanhar que dizemos não é olhar cotação mas sim ler relatórios, interpretar números, etc. Se lhe é uma quantidade ok, show!

- atenção nas exposições em mais de uma empresa no mesmo setor. Também não é um certo ou errado propriamente dito. Mas isso tem ônus e bônus. Por exemplo, em fases de altos preços na celulose, você tem duas empresas que aumentarão seus riscos. O mesmo vale para quando temos mais exposições em outros setores como o de energia, financeiro, etc.

- eu vejo uma diversificação muito interessante na carteira. E isso é ponto muito positivo Haha

Parabéns pelos estudos e espero que estes comentários agreguem um pouquinho mais!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Ana Flávia Pereira Zucoloto disse:

Olá pessoal,

Iniciei minha carteira a pouco mais de um ano, e apesar de falarem para não atentarmos a rentabilidade, não tenho gostado muito dos meus resultados. Ainda estou na fase de aportes para chegar na porcentagem ideal conforme Diagrama do Cerrado.

Gostaria da opinião sincera quanto as ações escolhidas, mudariam alguma empresa? Retirariam alguma?

Hoje as ações representam 21,21% da minha carteira (META 30%):

• 3,20% - SUZB3
  • 1,77% - WEGE3
  • 1,77% - KLBN11
  • 1,57% - ITSA4
  • 1,50% - ABEV3
  • 1,40% - BBAS3
  • 1,39% - PETR4
  • 1,37% - STBP3
  • 1,26% - ODPV3
  • 1,21% - LEVE3
  • 1,09% - B3SA3
  • 1,08% - BBSE3
  • 0,99% - SAPR11
  • 0,97% - TOTS3
  • 0,63% - EGIE3

E os FII's representam 18,07% da minha carteira (META 25%):

• 3,66% - BTLG11
  • 3,63% - KNRI11
  • 3,02% - VISC11
  • 2,78% - KNCR11
  • 2,63% - HGLG11
  • 2,36% - MXRF11

O restante da carteira se encontra em 0,74% em cripto (BTC), e 59,98% em renda fixa. Esperando atingir o 100k para iniciar os aportes em ações internacionais.

Se estudou os ativos e escolheu colocá-los na carteira então não precisa se preocupar. Me parece que criou uma carteira bem diversificada. O que faltou foi uns etfs internacionais, globais etc.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Dando meus dois centavos, Os ativos são bons, Mas repare que quase todo mundo bateu em dois pontos que eu não deixaria de passar, muitos ativos e correlacionados.
Oque isso quer dizer? Você tem duas gigantes de Celulose, Dois bancões, duas seguradoras, bastante exposição em comodite (oque é padrão no brasil haha), isso faz com que esses ativos, além de competir entre si tenham um risco sistémico, tudo cai e sobe junto.
Outra coisa é que 21 ativos é coisa pra caramba, pensa que na temporada de resultado vc vai passar o mês todo pra ao menos dar uma olhada nas empresas que vc tem. 

Não existe certo ou errado como já foi dito e não tem ativos ruins, uma carteira grande pode dar certo, mas tenha certeza que existe uma estratégia nisso, por mais simples que ela seja .

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...