Jump to content
  • 0

Dúvidas na escolha entre LCA e outros títulos

Pedro Henrique Arantes Vieira

Pergunta

Olá, tudo bem? Me chamo Pedro e sou da turma 38!

Entendi que LCA ou LCI é para curto prazo, por exemplo, e que nesse momento é o que eu preciso. Acabei ficando em dúvida sobre qual tipo pegar (se Pré-Fixado, Pós fixado, +IPCA...). Assisti a aula do Contra-fluxo, mas fiquei em dúvida se a lógica de escolher um LCA pré-fixado, já que a selic está em alta, é a lógica correta. 

(No caso a lógica foi LCA por precisar do dinheiro no curto prazo e pré-fixado por causa do momento atual de selic mais alta)

Está correto isso, ou selic ainda não está em um patamar alto? Ou até se eu deveria pensar em outros títulos?

Editado por Pedro Henrique Arantes Vieira
  • Brabo 3
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Pedro Henrique Arantes Vieira disse:

Olá, tudo bem? Me chamo Pedro e sou da turma 38!

Entendi que LCA ou LCI é para curto prazo, por exemplo, e que nesse momento é o que eu preciso. Acabei ficando em dúvida sobre qual tipo pegar (se Pré-Fixado, Pós fixado, +IPCA...). Assisti a aula do Contra-fluxo, mas fiquei em dúvida se a lógica de escolher um LCA pré-fixado, já que a selic está em alta, é a lógica correta. 

(No caso a lógica foi LCA por precisar do dinheiro no curto prazo e pré-fixado por causa do momento atual de selic mais alta)

Está correto isso, ou selic ainda não está em um patamar alto? Ou até se eu deveria pensar em outros títulos?

Boa noite, @Pedro Henrique Arantes Vieira !

O contrafluxo nos orienta sobre qual tipo de indexador pegar, ou seja, ele indica para nós se estamos no momento de comprar títulos indexados ao CDI, IPCA ou prefixados.

Quanto ao tipo do título (CDB, LCI, LCA, etc) o que cabe é um exercício de avaliação de risco X retorno. No seu caso avaliando que é necessário um título para um prazo mais curto, acredito que seja para alguma meta pois você precisa do dinheiro carimbado para ser usado em um futuro próximo, você pode se orientar não necessariamente pelo contrafluxo. Na minha visão, o contrafluxo é mais para médio e longo prazo pois a ideia é travar hoje uma taxa que poderá não ser oferecida em alguns anos a frente em um novo ciclo de mercado.

No curto prazo, as mudanças de ciclos não são tão repentinas e muito sentidas o que implica que pegar taxas mesmo fora do contrafluxo podem ser uma boa.

Para ajudar nessa avaliação de títulos, a calculadora de renda fixa do investidor sardinhas pode ajudar:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...