Jump to content

PIX, Open Banking e os novos paradigmas


Recommended Posts

Boa noite a todos! Criei esse tópico pra gerar um debate em geral sobre os novos paradigmas propostos pelo PIX e Open Banking nas instituições financeiras, então, estejam a vontade para comentar sobre.

Dito isso, explico que a dúvida que me motivou a criar esse tópico, foram os stories do instagram do Raul de hoje. Ele falou que o PIX iria funcionar sem custos e que, a partir de então, as receitas das instituições financeiras seriam afetadas e que vantagens competitivas do Nubank e Inter, que não cobram por TEDs, deixariam de existir.

Gostaria de saber onde tem essa informação de que o PIX funcionará sem custos, inclusive para os "Bancões"? Encontrei essa informação em artigos, mas não diretamente do site das instituições financeiras. Pesquisando nos sites destas, como por exemplo, do Banco do Brasil, apenas encontrei a informção de que "o PIX vai custar menos que uma TED ou DOC". Alguém pode me ajudar? Obrigada!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Opa, update rápido porque o Raul me respondeu no direct do insta: parece que a informação foi dita na live do BC e que o PIX custará um centavo ou menos.

Mas não vou apagar o tópico porque o assunto pode gerar um debate bem interessante.

E aí, o que vocês acham que as instituições financeiras vão fazer pra correr atrás dessa fonte de receita perdida?
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, acredito que logo os bancos irão, e ja estão se adaptando a esta perda de receita, meus bancos todos ja aderiram ao pix, inclusive oferecendo "vantagens"- como utilização extra do limite. Acredito que logo virão novas mudanças do jeito que usamos o banco, eles ja estão em processo de digitalização/ inovacao acelerada, justamente para competir com bancos digitais. Para melhorar um serviço nada melhor que a concorrência.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu li em uma entrevista que o presidente do banco Itaú afirmou que o impacto do PIX na receita do banco será inferior a 1\%. Ainda segundo ele, o PIX pode até ser benéfico, fazendo a bancarização de uma parte importante da população. Até onde isso realmente é verdade ou não, não sabemos. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Link para compartilhar
Share on other sites

No site do Banco Central do Brasil não achei informações referente a valores das transações (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos), mas o Estadão publicou uma notícia informando que o próprio aduz sobre o custo nos seguintes termos: "De acordo com o Banco Central, o custo das transferências feitas com o Pix será de R$0,01 a cada 10 operações e deve ser pago pela instituição financeira que recebe os recursos." (https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/como-funciona-pix)
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que, em que pese o PIX ter um custo bancário estimado de R$ 0,01 para cada 10 transações, escutei em uma nota divulgada pelo Banco Central na rádio "Voz do Brasil", que as instituições financeiras serão livres para definir a tarifa por cada transação por meio do Pix. Desta forma, vai depender da política de cada instituição, com certeza muitos bancos não irão cobrar nada pelo serviço (possivelmente o NUBANK se encaixe neste conceito), enquanto outros devem taxar em valores mais acessíveis do que a TED e o DOC. Mas, temos que esperar para ver o que vai acontecer, por enquanto são apenas projeções.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tava com o mesmo pensamento do João, mas me animei a fazer a pré inscrição justamente por pensar que mal não ia fazer... poderia escolher depois usar ou não o serviço.

Mas realmente, to vendo aqui que as informações são bem vagas ainda... pode ser que os bancos ainda continuem cobrando pelo PIX, como faziam com as TEDs e DOCs.

Vamos aguardar...
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
Leandro Lopes Varanda para Pessoa Física o banco não pode cobrar pelo PIX, o que pode ter ocorrido é que a transferência não tenha sido feita pelo sistema PIX e acabou sendo feita uma TED. Existem instituições que não fazem parte do sistema PIX e quando vamos fazer uma transferência por PIX para estas instituições, o nosso banco muda para TED.
Link para compartilhar
Share on other sites

Leandro Lopes Varanda se é PJ então pode haver cobrança sobre a utilização do PIX. De qualquer maneira o banco é obrigado a detalhar o valor cobrado para você poder conferir. Com relação a alguns tipos de DARF, sim, somente é possível pagá-los no Banco do Brasil, o que é um atraso de vida. Quando ocorria isto na minha empresa, pedia para a minha mãe pagar pela conta dela no Banco do Brasil. A outra opção seria sacar dinheiro da conta da empresa e ir até uma agência pagar.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...