Jump to content
  • 0

LCA - Pré-Fixado

João Henrique De Freitas Antonelli

Pergunta

Estou fazendo alguns estudos de caso, e encontrei este ativo:

Screenshot_20241118-111122.png.948a24cc596c748c266eed8703096d5a.png

A princípio achei bem interessante, pagando cerca de 13,54 sem os impostos.

Então fui pesquisar sobre este banco 

Screenshot_20241118-111416.png.6edc3ed9169ff343bb4b46d9b98c9a09.png

Aparentemente dentro dos conformes, porém esse "lucro" de -41 milhões deixa uma pulga atrás da orelha. Mad é cobertor pelo FGC então dá uma tranquilidade.

Então fui verificar o Tesouro.

Screenshot_20241118-111858.png.1bed0ad19526ddaac9be72dd7c59b1e8.png

Pagando 13,40% com vencimento em 2027, uma diferença de 0,14%.

Talvez o Tesouro compense mais por ser mais seguro e uma possível marcação a mercado? Levando em conta apenas R$ 1000 em cada. Fiquei tentando a ir na LCA, contudo o Tesouro talvez me deixaria com mais "cartas na manga". Ou posso estar completando errado kkkkkk

Deixe sua opinião se puder, o que você faria e porquê e aponte caso ache algum raciocínio falho na minha explanação.

• Brabo 1
Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, João Henrique De Freitas Antonelli disse:

Aparentemente dentro dos conformes, porém esse "lucro" de -41 milhões deixa uma pulga atrás da orelha. Mad é cobertor pelo FGC então dá uma tranquilidade.

Talvez o Tesouro compense mais por ser mais seguro e uma possível marcação a mercado? Levando em conta apenas R$ 1000 em cada. Fiquei tentando a ir na LCA, contudo o Tesouro talvez me deixaria com mais "cartas na manga". Ou posso estar completando errado kkkkkk

Deixe sua opinião se puder, o que você faria e porquê e aponte caso ache algum raciocínio falho na minha explanação.

Boa tarde, @João Henrique De Freitas Antonelli !

Apenas agregando um pouco a sua análise que por sinal foi bem feitinha.

Quando vamos investir em renda fixa, na minha opinião um dos primeiros pontos a serem validados é o risco X retorno.

Neste seu exemplo, temos quase que a mesma rentabilidade (0, alguma coisa não faria tanta diferença assim) em um título que possui um risco maior que é a LCA no caso em comparação ao título tido como mais seguro que é o tesouro. "Ah mas a cobertura do FGC". Claro, ela existe e deve ser levada em consideração. Mas ao pensar em um eventual problema no emissor e acionamento do FGC em comparação a outro título pagando praticamente o mesmo que as chances de dar xabú são muito menores, talvez a praticidade fale mais alto.

Ademais, o tesouro como comentou tem a cartinha na manga da marcação que pode ser eventualmente usada se houver uma boa oportunidade.

Isso tudo claro olhando para os dois títulos e não pensando que existem outras letras de crédito pagando mais como citado pelos amigos. 

Espero que tenha agregado um conceito um pouco mais prático sobre a avaliação de risco X retorno!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Tem CDBs cobertos pelo FGC pagando pelo menos 15% no mercado secundário pela plataforma do btg

Vou dar uma procurada mais a fundo, quando entrei pra estudar também já era quase 12:00 tentarei entrar mais cedo pra olhar alguns ativos pra calcular.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, João Henrique De Freitas Antonelli disse:

Com uma rentabilidade tão próxima assim ao tesouro, sempre pode dar prioridade pra ele pois é mais seguro. Apesar de fazer essas análises já vai te preparando pra quando você estourar o limite do FGC, então é importante desde já dar umas olhadas e fazer essas comparações, é um bom exercício, mas você consegue achar umas oportunidades bem melhores se abrir a plataforma as 10 da manhã.

Se atente também que o boletim focus elevou a projeção da selic de 2025 pra 12%, então é bom esperar mais um pouquinho pra pegar um pré-fixado legal se quiser fazer marcação a mercado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Wallace Pires disse:

Com uma rentabilidade tão próxima assim ao tesouro, sempre pode dar prioridade pra ele pois é mais seguro. Apesar de fazer essas análises já vai te preparando pra quando você estourar o limite do FGC, então é importante desde já dar umas olhadas e fazer essas comparações, é um bom exercício, mas você consegue achar umas oportunidades bem melhores se abrir a plataforma as 10 da manhã.

Se atente também que o boletim focus elevou a projeção da selic de 2025 pra 12%, então é bom esperar mais um pouquinho pra pegar um pré-fixado legal se quiser fazer marcação a mercado.

Sim, vou tentar dar uma olhada amanhã, e ir juntando um dinheiro até terminar o curso pra ver como irei distruir, obrigado pelas dicas!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, João Henrique De Freitas Antonelli disse:

Vou dar uma procurada mais a fundo, quando entrei pra estudar também já era quase 12:00 tentarei entrar mais cedo pra olhar alguns ativos pra calcular.

Amigo, não sei se está usando também, mas a calculadora de renda fixa do investidor sardinha pode ajudar  =)

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Edison Paulini disse:

Amigo, não sei se está usando também, mas a calculadora de renda fixa do investidor sardinha pode ajudar  =)

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Preciso testar essa, estava usando só a outra, vi nas ultimas aulas do modo três o Raul mostrando ela.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...