Jump to content
  • 0

Utilizar aportes em Fundos de Previdência para abatimento no IR

Eli Sousa

Pergunta

Olá pessoal,

Está chegando o ultimo mês do ano, queria pedir a opinião dos sardinhas sobre essa questão, se realmente vale a pena fazer aportes em Fundos de Previdência (PGBL) objetivando diminuiro o IR (ou aumentar a restituição). Nos ultimos 2 anos eu realizei essa estratégia, mas não cheguei nem perto do limite de 12% da renda anual, mas já fez alguam diferença na restituição (mais gordinha). Até então eu estava convicto de que é uma boa opção, já que vou postergar indefinidamente o pagamento desse imposto, mas conversando com um amigo, ele conseguiu plantar algumas dúvidas... hehehehe... como a dependência da regra/legislação vigente no momento do usufruto. Mas como agora eu posso contar com essa comunidade inteira de sardinhas investidoras, queria ver opiniões diversas sobre esse assunto.

Obrigado! 

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Eli Sousa disse:

Olá pessoal,

Está chegando o ultimo mês do ano, queria pedir a opinião dos sardinhas sobre essa questão, se realmente vale a pena fazer aportes em Fundos de Previdência (PGBL) objetivando diminuiro o IR (ou aumentar a restituição). Nos ultimos 2 anos eu realizei essa estratégia, mas não cheguei nem perto do limite de 12% da renda anual, mas já fez alguam diferença na restituição (mais gordinha). Até então eu estava convicto de que é uma boa opção, já que vou postergar indefinidamente o pagamento desse imposto, mas conversando com um amigo, ele conseguiu plantar algumas dúvidas... hehehehe... como a dependência da regra/legislação vigente no momento do usufruto. Mas como agora eu posso contar com essa comunidade inteira de sardinhas investidoras, queria ver opiniões diversas sobre esse assunto.

Obrigado! 

Olá, não sei se entendi a sua dúvida, mas espero contribuir...

O PGBL permite dedução da base de cálculo do Imposto de Renda no limite de 12%. Consequentemente, se pagará menos imposto de renda (o que é muito bom rsrsrs). 

Os fundos de previdência privada têm vantagens tributárias para quem investe por mais de 10 anos e são justamente voltados para quem está planejando a aposentadoria (ou seja, longo prazo), este é o seu objetivo? Se sim, penso valer a pena.

Importante escolher um bom fundo e analisar os riscos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Eli Sousa disse:

Olá pessoal,

Obrigado! 

Boa tarde, @Eli Sousa !

Na minha opinião ter o benefício da dedução do IR é um dos únicos benefícios de manter uma previdência. O outro seria ter uma previdência o qual o empregador aporta um valor em cima do que aportamos do que é descontado em folha, mas não é o caso aqui.

O próprio Raul já comentou que vale a pena aportar até o limite de conseguir a dedução máxima de 12% do IR para quem faz a declaração completa.

Além do mais, podem se ter previdências que tenham regras de saque condizentes com sua estratégia como, por exemplo, sacar valores com menores deduções futuramente quando se na fase de usufruto de patrimônio.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Irina Corrêa Rocha disse:

Olá, não sei se entendi a sua dúvida, mas espero contribuir...

O PGBL permite dedução da base de cálculo do Imposto de Renda no limite de 12%. Consequentemente, se pagará menos imposto de renda (o que é muito bom rsrsrs). 

Os fundos de previdência privada têm vantagens tributárias para quem investe por mais de 10 anos e são justamente voltados para quem está planejando a aposentadoria (ou seja, longo prazo), este é o seu objetivo? Se sim, penso valer a pena.

Importante escolher um bom fundo e analisar os riscos.

A dúvida é nesse sentido mesmo. Usar o PGBL como benefício para diar o pagamento de partes do IR.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Eli Sousa !

Na minha opinião ter o benefício da dedução do IR é um dos únicos benefícios de manter uma previdência. O outro seria ter uma previdência o qual o empregador aporta um valor em cima do que aportamos do que é descontado em folha, mas não é o caso aqui.

O próprio Raul já comentou que vale a pena aportar até o limite de conseguir a dedução máxima de 12% do IR para quem faz a declaração completa.

Além do mais, podem se ter previdências que tenham regras de saque condizentes com sua estratégia como, por exemplo, sacar valores com menores deduções futuramente quando se na fase de usufruto de patrimônio.

Normalmente a rentabilidade não é das melhores, mas contando com o benefício parece valer a pena. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Eli Sousa disse:

Normalmente a rentabilidade não é das melhores, mas contando com o benefício parece valer a pena. 

Realmente as rentabilidades no geral não são das melhores. Porém, existem fundos de previdência que conseguem performar junto ou até mesmo pouco acima do CDI e com baixas taxas de administração. 

Vou deixar abaixo um tópico que fala sobre o tema que contempla alguns fundos de previdência que já foram avaliados que valem a pena.

Espero que ajude!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Eli Sousa disse:

Olá pessoal,

Obrigado! 

Utilizando o limite do percentual (12% da renda tributável), escolhendo uma boa previdência (com razoável rentabilidade, baixa taxa de administração, nenhuma taxa de performance, entrada ou saída), vale muito a pena sim. 

Estamos sujeitos a algum governo que resolva tributar esse rendimento? Sim, mas na atual realidade é o melhor que temos para essa questão. 

Uma mudança que ocorreu recentemente e foi bem benéfica é a questão de poder trocar o regime de tributação, entre regressivo e progressivo. (regressivo quase sempre é mais vantajoso).

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...