Jump to content
  • 0

[Dúvida] - Escolhendo ações

Jonatas Texeira Nunes

Pergunta

Fala amigos, tudo bem?

Terminei a Aula 7 (Comparando empresas da Bolsa) do Modulo 4 e me surgiu uma dúvida/dificuldade para entender como escolher as ações para minha carteira. Além de complexa a análise com esse tanto de informações que precisamos ver, o que mais tenho dúvidas é como saber se a empresa é boa? Como conhecer ela e afins.

Existe uma forma mais fácil/prática de para efetuar uma triagem nisso ou de fato tem que estudar todas as empresas listadas na bolsa de valores para só então comparar e descobrir qual é a melhor do setor e então decidir adicionar na carteira?

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Então, @Jonatas Texeira Nunes, você irá começar escolhendo os setores que você pensa em investir, depois vais procurar as principiais empresas desses setores e vais usar o que você aprendeu nas aulas para analisar, acho que você ainda não viu a aula do diagrama do cerrado e a do PIAR para entender como será feito os aportes e por isso fique nessa duvida, eles vão te guiar nas proporções que você busca para estar com a carteira diversificada e balanceada. Termine primeiro o módulo 4, e acho que suas dúvidas vão diminuir, se ficar com dúvidas ainda, tente rever as aulas e postar mais por aqui e iremos lhe ajudar. Se quiser também indico fazer uma análise de umas 2-3 empresas de um setor e postar aqui seus comentários e nós iremos comentar o que achamos do teu ponto de vista e assim você vai melhorando e aprendendo coisas novas! Foi o que funcionou comigo.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
35 minutes ago, Vittor Zanatta disse:

Então, @Jonatas Texeira Nunes, você irá começar escolhendo os setores que você pensa em investir, depois vais procurar as principiais empresas desses setores e vais usar o que você aprendeu nas aulas para analisar, acho que você ainda não viu a aula do diagrama do cerrado e a do PIAR para entender como será feito os aportes e por isso fique nessa duvida, eles vão te guiar nas proporções que você busca para estar com a carteira diversificada e balanceada. Termine primeiro o módulo 4, e acho que suas dúvidas vão diminuir, se ficar com dúvidas ainda, tente rever as aulas e postar mais por aqui e iremos lhe ajudar. Se quiser também indico fazer uma análise de umas 2-3 empresas de um setor e postar aqui seus comentários e nós iremos comentar o que achamos do teu ponto de vista e assim você vai melhorando e aprendendo coisas novas! Foi o que funcionou comigo.

@Vittor Zanatta Ah sim, a próxima aula é para inserir no diagrama, por isso fiquei na dúvida "Como vou aprender aplicar na carteira se ainda não ficou claro no que aplicar?" rs... mas acho que faz bastante sentido o que você disse. Vou seguir essa estratégia.

Brigadão pela ajuda! 🙏 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Jonatas Texeira Nunes disse:

Fala amigos, tudo bem?

Terminei a Aula 7 (Comparando empresas da Bolsa) do Modulo 4 e me surgiu uma dúvida/dificuldade para entender como escolher as ações para minha carteira. Além de complexa a análise com esse tanto de informações que precisamos ver, o que mais tenho dúvidas é como saber se a empresa é boa? Como conhecer ela e afins.

Existe uma forma mais fácil/prática de para efetuar uma triagem nisso ou de fato tem que estudar todas as empresas listadas na bolsa de valores para só então comparar e descobrir qual é a melhor do setor e então decidir adicionar na carteira?

Boa tarde, @Jonatas Texeira Nunes !

O primeiro passo é terminar realmente o módulo pois você terá mais insights sobre o que estudar e coletar na empresas. O estudo delas leva uma tempinho mesmo, não tem muito como fugir.

Mas tem alguns pontos que podem te ajudar a já eliminar muita porcaria da frente e nem perder tempo.

Como dito pelo @Vittor Zanatta, comece escolhendo o setor que deseja estudar. Normalmente começamos pelo bancos, depois saneamento e elétricas que são os setores mais perenes, antigos e que funcionam bem que temos na bolsa. Ao pesquisar as empresas deste setor, vai ter uma gama gigante de opções. Mas se aplicar os critérios de eliminação que aprendemos aqui de lucros constantes nos últimos 10 anos (ou seja, a empresa nunca deu um prejuízo em um exercício. E veja que são lucros constantes e não precisamente crescentes), tem tag along (ideal é 100% mas há abra exceções para empresas com 80%) e dívidas controladas, já vai fazer um belo filtros de empresas que valem a pena se dedicar.

Após isso você poderá aplicar diversos conceitos que serão ministrados nas aulas do módulo 4 que te ajudarão a escolher as empresas que quer se aprofundar. Pode ser pelo tamanho delas, pelo tempo de mercado, por indicadores de eficiência, e por aí vai.

Por ora, acredito que isso já sane um pouco as dúvidas de momento.

Se tiver mais, é só dizer  =)

PS: um adendo que deixo aqui para não cometer um erro que normalmente o pessoal comete. Não use o diagrama sem antes ter estudado só pra ver com que nota fica e se você vai investir no ativo ou não com base nessa nota sem o estudo da empresa. O diagrama é uma ferramenta que irá medir o risco e resiliência de uma empresa que você escolheu se tornar sócio e não um forma de escolher ativos pois isso pode induzir a erros.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...