Jump to content
  • 0

Margem líquida apertada como proteção?


Leonardo Oliveira Silva

Pergunta

Fala pessoal, durante a 06 aula do Módulo 04 (Análise de ações) o Raul menciona, ali mais ou menos nos 16 min de aula, que a margem líquida apertada é uma maneira da empresa se proteger de algum concorrente entrar naquele setor (estava falando do Magalu e setor de varejo), mas de certa forma isso também não afastaria os investidores e depreciaria o valor patrimonial da empresa pela queda do preço da ações? Não consegui entender como isso ajuda a empresa...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa noite Leonardo!!
Você tá certo nos 2 lados. Vamos lá pra cada um:

1) "Proteção": principalmente no varejo, operar com margens líquidas apertadas costuma ser uma barreira de entrada. Empresas que tem grandes volumes de venda, conseguem lucrar com a recorrência e volume, ao invés da margem de lucro. Isso vem por vários motivos: eficiência logística, economias de escala, etc. Quando você tem a entrada de um competidor menor, eles geralmente não conseguem jogar o mesmo preço e o negócio pode ser insustentável. Você não começaria um negócio no qual não consegue ser melhor e nem mais barato que suas concorrentes...

2) O risco: as margens apertadas são uma vulnerabilidade, principalmente em cenários nos quais acontece aumento de custos ou queda no consumo. Quanto menor sua margem, mais perto do zero...e aí realmente tem o risco de ter prejuízo maior do que uma empresa igual que tem margens maiores...

No geral, é um baita marcador de risco sim.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Alexandre Sales disse:

Boa noite Leonardo!!
Você tá certo nos 2 lados. Vamos lá pra cada um:

1) "Proteção": principalmente no varejo, operar com margens líquidas apertadas costuma ser uma barreira de entrada. Empresas que tem grandes volumes de venda, conseguem lucrar com a recorrência e volume, ao invés da margem de lucro. Isso vem por vários motivos: eficiência logística, economias de escala, etc. Quando você tem a entrada de um competidor menor, eles geralmente não conseguem jogar o mesmo preço e o negócio pode ser insustentável. Você não começaria um negócio no qual não consegue ser melhor e nem mais barato que suas concorrentes...

2) O risco: as margens apertadas são uma vulnerabilidade, principalmente em cenários nos quais acontece aumento de custos ou queda no consumo. Quanto menor sua margem, mais perto do zero...e aí realmente tem o risco de ter prejuízo maior do que uma empresa igual que tem margens maiores...

No geral, é um baita marcador de risco sim.

 

Muitíssimo obrigado, faz total sentido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...