Jump to content
  • 0

ROE ROIC e ROA diferença

Conrado Game Saldeira

Pergunta

estava assistindo masterclass dos indicadores  fiquei com dúvidas,

ROE---> return on equity   = Lucro líquido / Patrimônio líquido

ROIC---> return on invested capital = NOPAT / capital total 

sendo que NOPAT é lucro operacional líquido após impostos

ROA = lucro líquido / Ativo total

Agora as dúvidas,

Lucro líquido =  lucro operacional líquido?

porque usa NOPAT que já tira os impostos para calcular ROIC e não usa o lucro líquido como no ROE?

Qual a diferença de patrimônio líquido, capital total e ativo total? O capital total pelo q entendi é o patrimônio líquido +dívidas. 

No patrimônio líquido entra o que?

Basicamente todos os três indicadores tem sentido de mostrar eficiência da empresa em gerir dinheiro, mas tem nuances. A partir das explicações das dúvidas acima acho que conseguirei compreender melhor.

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
16 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

ajudou sim, ficou mais claro. Vou começar a ler os relatórios das empresas para sentir na prática os números, mas seu exemplo já facilitou o entendimento.

Os termos de contabilidade ainda não estão intrínsecos para minha cabeça então ainda preciso sempre revisitar e ir martelando na cabeça. 

Vai ficar mais fácil de assimilar quanto mais você praticar comparando as empresas na prática e as analisando quando as escolher (e acompanhar) 😉

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 22/11/2024 at 21:44, Conrado Game Saldeira disse:

Qual a diferença de patrimônio líquido, capital total e ativo total? O capital total pelo q entendi é o patrimônio líquido +dívidas. 

Vai te ajudar muito a entender isso pesquisar e entender bem como o balanço patrimonial funciona

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 23/11/2024 at 09:13, Vittor Zanatta disse:

@Conrado Game Saldeira, não vou conseguir sanar algumas dessas dúvidas, mas acho que no final das contas estes 3 indicadores são todos de rentabilidade, e o motivo por ter mais de 1, é que cada um tenta trazer uma análise diferente, por exemplo:

image.png.359cb30d44c1a229d0cb5d363b5a110a.png

Olhando pros dados da WEGE3, a gente percebe que os indicadores são bons, porém parece que ela sofre mais no ROA, penso eu por ela precisar ter grandes ativos com alto valor para poder gerar sua renda. O ROIC deve ajudar a evidenciar se a empresa em questão tem um rentabilidade boa mesmo considerando as dívidas que possui, enquanto o ROE tende a mostrar as empresas que dão bom resultado nos Lucros Líquidos considerando o seu patrimônio.

Ao meu ver sã indicadores bem comparativos, vão fazer mais sentido comparando empresas do mesmo setor entre si.

Então @Vittor Zanatta,

Essas métricas diferentes entre ROE, ROIC E ROA demonstra que a empresa tem alguma coisa extra a operação dela q gerou caixa (pode ser uma aplicação ou um retorno de impostos ou uma ação judicial que ganhou...) e que ela também possui alguma espécie de alavancagem sobre o resultado operacional.

Por isso o ROE é maior, o ROIC é mediano e o ROA é menor.

Não sei se consegui me fazer claro nesse raciocínio, até porque não o explicitei detalhadamente... Rsss.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 22/11/2024 at 21:44, Conrado Game Saldeira disse:

estava assistindo masterclass dos indicadores  fiquei com dúvidas,

ROE---> return on equity   = Lucro líquido / Patrimônio líquido

ROIC---> return on invested capital = NOPAT / capital total 

sendo que NOPAT é lucro operacional líquido após impostos

ROA = lucro líquido / Ativo total

Agora as dúvidas,

Lucro líquido =  lucro operacional líquido?

porque usa NOPAT que já tira os impostos para calcular ROIC e não usa o lucro líquido como no ROE?

Basicamente todos os três indicadores tem sentido de mostrar eficiência da empresa em gerir dinheiro, mas tem nuances. A partir das explicações das dúvidas acima acho que conseguirei compreender melhor.

Lucro líquido = lucro operacional líquido?

Não, eles são diferentes:

Lucro Operacional Líquido (NOPAT) é o lucro que a empresa gera com sua operação principal, já descontados os impostos, mas sem considerar os custos financeiros, como juros de dívidas. É uma medida que avalia o desempenho das operações do negócio.

Lucro Líquido: É o resultado final, ou seja, o que sobra depois de considerar todas as despesas (incluindo impostos e custos financeiros, como juros). Ele representa o ganho final que pode ser distribuído aos acionistas ou reinvestido no negócio.

Por que o ROIC usa o NOPAT em vez do lucro líquido, como no ROE?

Isso acontece porque o ROIC mede o retorno gerado pelo capital investido, que inclui tanto o dinheiro dos acionistas (patrimônio líquido) quanto o dinheiro emprestado (dívidas). Como o NOPAT não considera os custos financeiros (como juros), ele reflete o desempenho do negócio como um todo, independentemente de como foi financiado.

O ROE, por outro lado, mede apenas o retorno sobre o patrimônio líquido, ou seja, o dinheiro dos acionistas. Nesse caso, o lucro líquido é usado porque ele já reflete todas as despesas, incluindo os juros pagos pelas dívidas, que afetam diretamente o retorno para os acionistas.

Qual a diferença entre patrimônio líquido, capital total e ativo total?

Esses termos representam partes diferentes da estrutura financeira de uma empresa. O patrimônio Líquido (PL) é a "parte dos donos" na empresa. Inclui o capital investido pelos sócios/acionistas, lucros acumulados que foram reinvestidos no negócio, reservas e ajustes de capital. Exemplo: se a empresa vendeu ações e captou R$ 1 milhão, e ao longo dos anos acumulou mais R$ 500 mil de lucros reinvestidos, o patrimônio líquido será R$ 1,5 milhão.

Já o capital Total é o dinheiro usado para financiar as operações da empresa. Incluindo o patrimônio líquido (dinheiro dos sócios/acionistas). As dívidas da empresa (dinheiro emprestado de bancos, emissão de títulos, etc.).
 Por exemplo: se o patrimônio líquido é R$ 1,5 milhão e a empresa tem R$ 500 mil em dívidas, o capital total será R$ 2 milhões.

O ativo Total é tudo o que a empresa possui que pode ser usado para gerar valor, como dinheiro em caixa, imóveis, estoques e máquinas. O ativo total é financiado pelo capital total.

Como explicado em cima, o patrimônio líquido é a "parte dos donos" da empresa, formado pelo capital social (dinheiro investido pelos sócios ou acionistas no início da empresa ou em emissões de ações), pelas reservas (valores separados para expansão ou proteção contra perdas), pelos lucros retidos (ganhos não distribuídos como dividendos e reinvestidos no negócio) e pelos ajustes de avaliação patrimonial (alterações no valor de ativos ou passivos que impactam diretamente o patrimônio). Ele reflete quanto os acionistas têm direito após o pagamento de todas as dívidas da empresa.

Ufaaa... espero ter ajudado =)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...