estava assistindo masterclass dos indicadores fiquei com dúvidas,
ROE---> return on equity = Lucro líquido / Patrimônio líquido
ROIC---> return on invested capital = NOPAT / capital total
sendo que NOPAT é lucro operacional líquido após impostos
ROA = lucro líquido / Ativo total
Agora as dúvidas,
Lucro líquido = lucro operacional líquido?
porque usa NOPAT que já tira os impostos para calcular ROIC e não usa o lucro líquido como no ROE?
Qual a diferença de patrimônio líquido, capital total e ativo total? O capital total pelo q entendi é o patrimônio líquido +dívidas.
No patrimônio líquido entra o que?
Basicamente todos os três indicadores tem sentido de mostrar eficiência da empresa em gerir dinheiro, mas tem nuances. A partir das explicações das dúvidas acima acho que conseguirei compreender melhor.
Pergunta
Conrado Game Saldeira
estava assistindo masterclass dos indicadores fiquei com dúvidas,
ROE---> return on equity = Lucro líquido / Patrimônio líquido
ROIC---> return on invested capital = NOPAT / capital total
sendo que NOPAT é lucro operacional líquido após impostos
ROA = lucro líquido / Ativo total
Agora as dúvidas,
Lucro líquido = lucro operacional líquido?
porque usa NOPAT que já tira os impostos para calcular ROIC e não usa o lucro líquido como no ROE?
Qual a diferença de patrimônio líquido, capital total e ativo total? O capital total pelo q entendi é o patrimônio líquido +dívidas.
No patrimônio líquido entra o que?
Basicamente todos os três indicadores tem sentido de mostrar eficiência da empresa em gerir dinheiro, mas tem nuances. A partir das explicações das dúvidas acima acho que conseguirei compreender melhor.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
1
DIAS POPULARES
25/Nov
3
23/Nov
3
26/Nov
2
Top Posters For This Question
Daniele Vilela 2 posts
Conrado Game Saldeira 2 posts
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia 2 posts
Yann Teixeira 1 post
DIAS POPULARES
25/Nov 2024
3 posts
23/Nov 2024
3 posts
26/Nov 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Olá @Conrado Game Saldeira, Vou tentar te ajudar aí... Patrimônio líquido = ativos - passivos. Capital total = capital próprio + capital de terceiros (passivos que foram contraídos para
Conrado Game Saldeira
ajudou sim, ficou mais claro. Vou começar a ler os relatórios das empresas para sentir na prática os números, mas seu exemplo já facilitou o entendimento. Os termos de contabilidade ainda não est
Vittor Zanatta
@Conrado Game Saldeira, não vou conseguir sanar algumas dessas dúvidas, mas acho que no final das contas estes 3 indicadores são todos de rentabilidade, e o motivo por ter mais de 1, é que cada um ten
Posted Images
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts