Jump to content
  • 0

Agrupamentos de ações

Gustavo Pavanin Martins

Pergunta

Acabei de fazer a aula sobre 13 do módulo 4 e no final, quando é explicado sobre agrupamentos, onde a empresa geralmente pega 100  ou 10 ações e agrupa em 1.

A dúvida que me surgiu foi: O que acontece caso eu tenha menos ações do que ela anunciou que vai agrupar?

Por ex: a empresa XPTO vai agrupar 10 ações em 1, porém eu só tenho 7 ou 3 ações, faz alguma diferença? arredonda pra cima?

Como falado na aula, isso geralmente é um mal sinal então pretendo nunca passar por isso, mas alguém aí já passou ou já viu algo assim?

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Gustavo Pavanin Martins disse:

Acabei de fazer a aula sobre 13 do módulo 4 e no final, quando é explicado sobre agrupamentos, onde a empresa geralmente pega 100  ou 10 ações e agrupa em 1.

A dúvida que me surgiu foi: O que acontece caso eu tenha menos ações do que ela anunciou que vai agrupar?

Por ex: a empresa XPTO vai agrupar 10 ações em 1, porém eu só tenho 7 ou 3 ações, faz alguma diferença? arredonda pra cima?

Como falado na aula, isso geralmente é um mal sinal então pretendo nunca passar por isso, mas alguém aí já passou ou já viu algo assim?

Você recebe o credito em R$ na corretora, com o valor correspondente a data do agrupamento.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
20 minutes ago, Gustavo Pavanin Martins disse:

Voce tera apartir desse momento a chamada Fraçao! No exemplo 0,7

Normalmente é determinado um prazo para que voce e ou outros acionistas possam adquirir o montante ideal para ser agrupada e completar as 10 Açoes (utilizando seu exemplo)

Mas cada Caso é um caso, vide o documento da B3 que tambem informa que caso nao haja uma determinacao, dara se o direito a uma Açao Integral

https://www.b3.com.br/data/files/57/F0/7C/AA/1AA2F510ACF0E0F5790D8AA8/orientacao-sobre-procedimentos-para-grupamento-de-valores-mobiliarios.pdf

Como dissemos, o mais Comum é a empresa determinar que as Fraçoes de Açoes vao para Leilao (junta se todas a fracoes) e o "valor arrecadado" sera distribuido proporcionalmente

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Gustavo Pavanin Martins disse:

Olá @Gustavo Pavanin Martins,
Ja passei por isso com aquela "bendita" ogx, que virou domo, e foi agrupando até que saiu do mercado...
O natural é que sua posição seja liquidada de forma forçada, como disseram os colegas. Vc recebe o proporcional de suas ações!
Então, o conselho hj é que se isso acontecer, vc venda antes a fração ou compre mais para ajustar um número redondo após o agrupamento.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...