Rafael M Ribeiro Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro (edited) O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Acredito que vai vim uma inflação ai em. Editado 28 de Novembro por Rafael M Ribeiro 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro Esses dias atrás o Raul fez um post sobre o recorde de arrecadação de impostos, acho que no Estado de Goiás, se não me engano. Mas mesmo assim as contas não fecharam... Por um lado é justo, porque tinha até estagiário pagando impostos. Mas fica essa questão dos gastos do governo e do país ficar cada vez mais com déficit. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Francisco Viégas Vianna Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 17 minutes ago, Rafael M Ribeiro disse: O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Acredito que vai vim uma inflação ai em. Sendo bem raso na resposta, é isso.... Uma certa manipulação da opinião pública pra aliviar a pressão sobre os gastos do governo, como o @Raul já comentou inúmeras vezes. Mas havendo real interesse em passar isso pra desonerar os mais pobres eu acho legítimo. Qualquer redução de imposto, na verdade, me parece sempre bom. Mas sem a contrapartida, o mais provável é que eles arrochem em outros setores pra cobrir a arrecadação, se isso passasse. Sobre inflação... não sei. Teoricamente mais dinheiro na mão das pessoas = aumento de preços. Mas o cenário tá tão estranho que eu não me arriscaria a dizer que vai ser assim causa -> efeito não. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Everton Alves Dos Santos Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 26 minutes ago, Rafael M Ribeiro disse: O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Acredito que vai vim uma inflação ai em. Acho que não vai passar deta forma q está pq o congresso vai enfiar mais jabutis e tranformar em outra coisa. prefiro a PEC do equilibrio fiscal do KIM q por ser tão boa (chegando a economia de trilhôes) não acho q vai colher as assinaturas totais 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael M Ribeiro Postado 28 de Novembro Author Compartilhar Postado 28 de Novembro 14 minutes ago, Francisco Viégas Vianna disse: Sendo bem raso na resposta, é isso.... Uma certa manipulação da opinião pública pra aliviar a pressão sobre os gastos do governo, como o @Raul já comentou inúmeras vezes. Mas havendo real interesse em passar isso pra desonerar os mais pobres eu acho legítimo. Qualquer redução de imposto, na verdade, me parece sempre bom. Mas sem a contrapartida, o mais provável é que eles arrochem em outros setores pra cobrir a arrecadação, se isso passasse. Sobre inflação... não sei. Teoricamente mais dinheiro na mão das pessoas = aumento de preços. Mas o cenário tá tão estranho que eu não me arriscaria a dizer que vai ser assim causa -> efeito não. Mas se vinher uma inflação possível quem tiver IPCA na carteira vai se dar bem. Esse negócio a ideia aí é taxa os mais ricos, pelo que ele falou. Mas os próprios deputados ganham mais do que isso então como Raul falou uma vez, "ele oferecem isso, mas eles mesmo já sabem como evitar" 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tessyo Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 47 minutes ago, Rafael M Ribeiro disse: O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Acredito que vai vim uma inflação ai em. Não esqueçam que nesse meio também vai ter a tributação de lucros e dividendos pra acima de 50mil. Acho que esse anuncio serviu de cortina de fumaça pra a pressão sobre o corte de gastos do governo. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Maxsuel Fernandes Maccari Postado 28 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 28 de Novembro Por um lado, corte de impostos é sempre bom. Isso é inegável. Por outro lado, há a contrapartida de se cobrar um IR mínimo de quem ganha acima de 50 mil, não importando se são rendimentos tributáveis ou não. Eu, sinceramente não sei o que pensar disso. Meu sentimento é um misto de "logo na minha vez?", e de pensar que já houve propostas piores. Por outro lado, com a desvalorização cambial e inflação, não vai demorar muito para muitos atingir essa faixa de rrenda. E é improvável que haja um reajuste do governo quanto a isso. E temos uma lista enorme de "faixas" sem nenhum reajuste por anos. Eu estou bem cético sobre esse projeto ir para frente. Na minha opinião, a reforma na renda não deveria se resumir à reformar o IRPF. Deveriam mexer no IRPJ e CSLL (eu mesmo não entendo o porquê de serem 2 impostos). Imposto sobre lucro deveria incidir apenas sobre o lucro, e não sobre o faturamento, então isso deveria ser corrigido. E para se ter impostos sobre dividendos, deveria existir uma contrapartida no IRPJ e CSLL. Talvez essa seria uma reforma mais inteligente e que estimule as empresas a continuar crescendo ao invés de apenas distribuir dividendos. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Van der Veen Santos Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 53 minutes ago, Rafael M Ribeiro disse: O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Acredito que vai vim uma inflação ai em. É uma medida populista que o governo adota pra desviar a atenção das massas, que de outra forma estariam de olho nos gastos absurdos do governo e na arrecadação recorde de impostos. Se for aprovado o governo ganha apoio e repassam esse déficit pra outros pagarem ou fica de brinde pro próximo governo, se não eles jogam a culpa nos outros. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Eli Sousa Postado 28 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 28 de Novembro 12 minutes ago, Maxsuel Fernandes Maccari disse: pensar que já houve propostas piores. O "Mercado" sempre morde essa "isca"... primeiro o governo fala uma asneira bem grande, ai o "mercado" se revolta e depois o governo apresenta a proposta real (como se estivesse cedendo alguma coisa), e consola o mercado, olha "mas podia ser bem pior" heimmm... 4 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Daniele Vilela Postado 28 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 28 de Novembro 26 minutes ago, Maxsuel Fernandes Maccari disse: Por um lado, corte de impostos é sempre bom. Isso é inegável. Por outro lado, há a contrapartida de se cobrar um IR mínimo de quem ganha acima de 50 mil, não importando se são rendimentos tributáveis ou não. Eu, sinceramente não sei o que pensar disso. Meu sentimento é um misto de "logo na minha vez?", e de pensar que já houve propostas piores. Por outro lado, com a desvalorização cambial e inflação, não vai demorar muito para muitos atingir essa faixa de rrenda. E é improvável que haja um reajuste do governo quanto a isso. E temos uma lista enorme de "faixas" sem nenhum reajuste por anos. Eu estou bem cético sobre esse projeto ir para frente. Na minha opinião, a reforma na renda não deveria se resumir à reformar o IRPF. Deveriam mexer no IRPJ e CSLL (eu mesmo não entendo o porquê de serem 2 impostos). Imposto sobre lucro deveria incidir apenas sobre o lucro, e não sobre o faturamento, então isso deveria ser corrigido. E para se ter impostos sobre dividendos, deveria existir uma contrapartida no IRPJ e CSLL. Talvez essa seria uma reforma mais inteligente e que estimule as empresas a continuar crescendo ao invés de apenas distribuir dividendos. Concordo contigo. Sou totalmente a favor de redução tributária também. A grande questão é que se o governo opta por desonerar o IR para quem ganha até R$ 5 mil, isso tende a reduzir a arrecadação tributária. Sem a apresentação de um plano claro de corte de gastos públicos ou de compensação dessa perda de receita, as contas públicas podem sofrer um impacto significativo. Esse cenário pode resultar no aumento do déficit fiscal, se recorrer a emissão de dívida pública, o que aumenta o endividamento do país. Dependendo do volume dessa emissão, os juros da dívida podem subir, pressionando ainda mais o orçamento público. Por outro lado, se o governo opta por imprimir mais dinheiro para financiar o déficit, isso pode levar a um aumento da inflação, especialmente se a oferta de bens e serviços não acompanhar o crescimento da demanda estimulada pela maior renda disponível da população beneficiada. Em resumo, a combinação de contas públicas desajustadas e inflação elevada cria um cenário de instabilidade econômica. O mercado financeiro tende a precificar esse risco, o que pode enfraquecer a moeda nacional e encarecer importações, alimentando ainda mais a inflação. Além disso, vejo o BC projetar um aumento da taxa de juros nas próximas reuniões. O plano de corte de gastos precisa ser significativo para haver um equilíbrio fiscal, a desoneração do IR, embora traga alívio para alguns, pode criar desequilíbrios macroeconômicos que afetam negativamente toda a economia no médio e longo prazo. Eu nunca vejo com bons olhos essas medidas, porque, de verdade, não sinto que visa beneficiar, mas sim, como um colega comentou também, manipular a opinião pública e funcionar como uma medida populista (o que é bem esperado desse governo). E, por outro lado, há este frenesi de "estamos tributando mais os ricos", sendo que sabemos que não é essa fatia da população que vai pagar essa conta. É muito mais uma falsa percepção de justiça fiscal. No entanto, há desafios importantes associados a essa proposta, já que, se contar com essa medida, sabemos que rendas maiores visam minimizar a tributação por meio de planejamentos fiscais complexos. Para que a nova alíquota seja eficaz, será necessário garantir mecanismos que impeçam a evasão fiscal, o que acho bem difícil. Então, vejo que o governo realmente precisa apresentar outras medidas para equilibrar a situação e, uma delas, precisa ser um controle efetivo dos gastos públicos como um todo. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Daniele Vilela Postado 28 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 28 de Novembro 19 minutes ago, Eli Sousa disse: O "Mercado" sempre morde essa "isca"... primeiro o governo fala uma asneira bem grande, ai o "mercado" se revolta e depois o governo apresenta a proposta real (como se estivesse cedendo alguma coisa), e consola o mercado, olha "mas podia ser bem pior" heimmm... Bem isso, coloca o bode na sala, depois tira o bode da sala... 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael M Ribeiro Postado 28 de Novembro Author Compartilhar Postado 28 de Novembro 51 minutes ago, Maxsuel Fernandes Maccari disse: Por um lado, corte de impostos é sempre bom. Isso é inegável. Por outro lado, há a contrapartida de se cobrar um IR mínimo de quem ganha acima de 50 mil, não importando se são rendimentos tributáveis ou não. Eu, sinceramente não sei o que pensar disso. Meu sentimento é um misto de "logo na minha vez?", e de pensar que já houve propostas piores. Por outro lado, com a desvalorização cambial e inflação, não vai demorar muito para muitos atingir essa faixa de rrenda. E é improvável que haja um reajuste do governo quanto a isso. E temos uma lista enorme de "faixas" sem nenhum reajuste por anos. Eu estou bem cético sobre esse projeto ir para frente. Na minha opinião, a reforma na renda não deveria se resumir à reformar o IRPF. Deveriam mexer no IRPJ e CSLL (eu mesmo não entendo o porquê de serem 2 impostos). Imposto sobre lucro deveria incidir apenas sobre o lucro, e não sobre o faturamento, então isso deveria ser corrigido. E para se ter impostos sobre dividendos, deveria existir uma contrapartida no IRPJ e CSLL. Talvez essa seria uma reforma mais inteligente e que estimule as empresas a continuar crescendo ao invés de apenas distribuir dividendos. Isso pode não passar no congresso, o governo talvez só jogou, pois se não passar a população dizer "ele tentou" 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 19 minutes ago, Rafael M Ribeiro disse: Isso pode não passar no congresso, o governo talvez só jogou, pois se não passar a população dizer "ele tentou" Sim, concordo, até porque em 2026 temos eleição rs 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Batista Do Amaral Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro Estava lendo sobre isso hoje, porque tive a mesma sensação, depois de ser incluído de surpresa nos "Super Ricos" da nação haha Mas tem duas coisas que na colectiva que aliviaram a surpresa 1- É um imposto progressivo sendo 10% aliquota maxima, e minino é menor que 1% 2- É um piso, logo se vc já paga incluindo IRRF sobre prolabore por exemplo, ou qualquer outra aliquota sobre seus rendimentos acima desse piso não é acrescido nada Acho que é efetivo? não, me parece uma carteirada pra base, pra n parecer muito pró mercado da parte do Governo. Agora se passa ou não. eu n sei 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro Pra quem gosta de rock... 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Silas Santos Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 4 horas atrás, Rafael M Ribeiro disse: O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Acredito que vai vim uma inflação ai em. Só um adendo: esse negócio de tributar 10% de quem ganha acima de 50k mensal não é só CLT. É todo mundo q ganhar 600k anual, como um imposto mínimo, independentemente se proveniente de rendimentos tributáveis ou rendimentos isentos (dividendos, lucros, juros, etc). O problema maior que vejo é que conforme os anos vão se passando, esses 50k que hoje consideram "super-ricos" (como está nas manchetes por aí), vai virar classe média, e duvido que façam correção, igual o próprio piso do imposto de renda, que só tá tendo correção ultimamente nas margens dos dois salários mínimos por pressão popular. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Braz Sant'anna Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro Eu vi o pronunciamento, e não sei se me distrai mas não vi ele falando de corte nas despesas do governo (executivo)? Só vi que metade da verba dos projetos dos congressistas vão ter que ir para a saúde e este papo de taxar os SUPER RICOS (R$50k por mês é super rico !!!) e apareceu um valor de R$70bilhoes em dois anos não sei da onde. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro 5 horas atrás, Rafael M Ribeiro disse: O que acham sobre essa medida de isenção de imposto de ate 5 mil. Acho ótimo , pagar menos impostos sempre é bom! 6 horas atrás, Rafael M Ribeiro disse: O engraçado que foi anunciado pelo Haddad, mas acredito que ele só jogou para o senado, para ser reprovado e depois falarem "tentamos" e quantas pessoas ganham 50 mil como CLT para suprir essa isenção? Cade a proposta para diminuir os gastos do governo. O que acham ? Se for usar o gasto público apenas para levantar bandeira contra medida acima , acho meio banal! Os dois temas teriam que andar juntos , principalmente a longo prazo … é uma medida populista e foi promessa de campanha … mas de fato não dá pra torcer contra isso sabendo que quem ganha menos de 5000 pagar IR .. enfim tema polêmico como sempre ! 6 horas atrás, Rafael M Ribeiro disse: Acredito que vai vim uma inflação ai em. Pode vir ou ficar nos patamares atuais , mas devemos estar atentos para surfarmos nas opções de proteção e investimentos que nós blindem a longo prazo … fora isso é bandeira política pro povo se xingar do zap zap 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior Postado 28 de Novembro Compartilhar Postado 28 de Novembro @Felipe Braz Sant'anna acho que esse valor apareceu da retirada de uma grande parte da população do PIS/COFINS, já que vai reduzir de 2 salários para 1,5 salários quem tem acesso ao beneficio. Quanto a proposta acredito que não passa, daqui a pouco as casas estão de férias semi eternas, festa de Natal, réveillon, carnaval, e o povo esquece da proposta. Aí eles aprovam o que quiserem. Nada mais que uma cortina de fumaça, o Governo fez a firula dele, as festas de fim de ano fazem a população esquecer e pau no burro, na dúvida coloca a culpa nos outros. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Maxsuel Fernandes Maccari Postado 29 de Novembro Compartilhar Postado 29 de Novembro (edited) On 28/11/2024 at 10:49, Eli Sousa disse: O "Mercado" sempre morde essa "isca"... primeiro o governo fala uma asneira bem grande, ai o "mercado" se revolta e depois o governo apresenta a proposta real (como se estivesse cedendo alguma coisa), e consola o mercado, olha "mas podia ser bem pior" heimmm... Sim, tem isso também. Bom, no meu caso, não me atrapalharia em muita coisa. É melhor do que o governo propor de cara um "imposto de 15% sobre dividendos" sem nenhuma contrapartida no PJ/CSLL. Sem contar que vai ser fácil fazer uma elisão fiscal disso quando "for rico". Mas ao mesmo tempo não temos informações nenhuma. Será 10% sobre o que passar de 50 mil? Será 10% sobre 50 mil, partindo de algum ponto? Tudo está muito confuso. A minha expectativa é que isso vai morrer até 2026. 23 horas atrás, Rafael M Ribeiro disse: Isso pode não passar no congresso, o governo talvez só jogou, pois se não passar a população dizer "ele tentou" Eu acredito que seja muito isso. Na minha opinião, é algo só para sinalizar para a base petista. O Haddad sabe que tem que cortar gastos, e vai fazer isso. Mas ele precisa dar um "doce" para os militantes do PT, e veio com essa proposta. Aí vai lançar no congresso, vão discutir, vão postergar, vão fazer de tudo para não aprovar, para em 2026 dizerem: "Olha, tentamos, mas o congresso aí não aprovou". Aliás, eu não acredito nem que essa proposta seja matematicamente viável. É muito mais viável discutir uma reforma geral sobre a renda, que inclua IRPJ do que o que foi proposto até o momento. Editado 29 de Novembro por Maxsuel Fernandes Maccari 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts