Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA 2029j

Rauel Almeida

Pergunta

Fala pessoal,

comprei o tesouro IPCA+ 2029 na taxa de 6,23% em julho, pensando também na marcação a mercado.

Hoje o tesouro IPCA 2029 tá com a taxa de 7,13%. 
minha dúvida é: como tenho a possibilidade de resgatar o dinheiro sem “prejuízo financeiro”. Valéria a pena eu realizar esse resgate e reinvestir no tesouro IPCA de hoje com a taxa de 7,13?

Pois EU ACHO que tanto no longo prazo quanto na marcação a mercado eu imagino que o retorno será maior nessas taxas atuais.

estou certo? Kkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Eu sou um sardinha iniciante, mas pelo pouco que sei, se o título é o mesmo, a rentabilidade no fim dele será a mesma. Então não compensa vender, pagar tributos e possivelmente perder pra marcação à mercado, pra depois se posicionar no mesmo lugar.

Mas espere os sardinhas maiores chegarem que eles te ajudam melhor! 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Rauel Almeida disse:

Fala pessoal,

comprei o tesouro IPCA+ 2029 na taxa de 6,23% em julho, pensando também na marcação a mercado.

minha dúvida é: como tenho a possibilidade de resgatar o dinheiro sem “prejuízo financeiro”. Valéria a pena eu realizar esse resgate e reinvestir no tesouro IPCA de hoje com a taxa de 7,13?

Pois EU ACHO que tanto no longo prazo quanto na marcação a mercado eu imagino que o retorno será maior nessas taxas atuais.

estou certo? Kkk

Se vc resgatar seu dinheiro hoje, vc tá sofrendo marcação a mercado, seu título hoje tá bem mais barato que quando você comprou, essa estratégia não vale a pena, sai praticamente a mesma coisa, vc ainda deve perder devido a incidência do IR a depender de quando foi feita a compra do título.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

A sua dúvida é bem relevante, especialmente com a diferença de taxas entre o Tesouro IPCA+ 2029 que você comprou em julho (6,23%) e a taxa atual (7,13%). A marcação a mercado pode afetar o valor do seu título caso você queira vender antes do vencimento, como a taxa de 7,13% é maior que a sua 6,23%, o valor do seu título na marcação a mercado tende a cair se você vender agora. Isso acontece porque, com taxas mais altas no mercado, os títulos com taxas mais baixas acabam sendo menos atrativos, o que reduz o preço deles. Porém, se você está pensando no longo prazo, a situação muda. Mesmo que o seu título esteja com um preço mais baixo no curto prazo, você ainda pode manter o Tesouro IPCA+ 2029 até o vencimento e receber o valor acordado, que é o IPCA mais a taxa de 6,23%. Nesse caso, não há prejuízo, e você vai manter o rendimento acordado na compra.

Agora, se você quiser aproveitar a taxa de 7,13% do Tesouro IPCA+ atual, a troca pode valer a pena, mas com um risco. Se você resgatar o título agora, provavelmente sofrerá uma perda de marcação a mercado, já que ele vale menos do que o valor pago inicialmente. Mas se a sua ideia é realmente aproveitar a taxa mais alta, a troca pode trazer benefícios no longo prazo, dado que a rentabilidade será superior.

Em resumo, se o seu foco for o longo prazo, você pode manter o título atual sem "prejuízo", já que o rendimento acordado será garantido no vencimento. Mas, se a sua ideia for tentar aproveitar a taxa mais alta de 7,13%, você precisaria calcular se o prejuízo atual na marcação a mercado vale a pena considerando a rentabilidade futura.

36 minutes ago, Rauel Almeida disse:

Fala pessoal,

estou certo? Kkk

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Eu recomendaria manter o titulo atual e ir alocando mais capital no titulo atual de 7,13% se esse for seu objetivo. Vc vai formando uma "carteira" de renda fixa com diferentes prazos e rentabilidades ao longo do tempo, mas sempre com objetivo de sair no positivo, seja no prazo do titulo ou antes com a marcação a favor.

Assim como agora está interessante do nosso ponto de vista pegar IPCA e préfixado pois o juro pago esta alto, se/quando a selic começar a baixar teremos oportunidade de vender esses titulos antecidamente tendo a marcação a mercado a nosso favor para realocar.

No momento que estivermos em um patamar de Selic mais baixa e inflação mais alta teremos titulos atrelados ao CDI pagando 140% ou 150% do CDI, por ex, sendo mais atrativos naquele momento.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Bruno Luiz disse:

pagar tributos

1 hora atrás, Jaimson Bispo disse:

incidência do IR

Amigos, me surgiu uma dúvida aqui

Nunca havia pensado em vender um título negativado em relação a marcação a mercado

Sei que temos IR sobre títulos do Tesouro, o IR é sempre sobre a rentabilidade 

Vendendo o título no prejuízo ainda temos incidência de IR ? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Mas concordo com o que os amigos comentaram acima. Não vejo porque vender

Além disso, fazendo um complemento ao @Edison Paulini 

Marcação a mercado é, de certa maneira, uma especulação

A diferença em relação a Renda Variável é que se der errado (como está sendo o seu caso @Rauel Almeida) você vai render a taxa afirmada segurando o título até o vencimento 

Editado por Joel Attilio Frcasso
erro na digitação
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Joel Attilio Frcasso disse:

Amigos, me surgiu uma dúvida aqui

Nunca havia pensado em vender um título negativado em relação a marcação a mercado

Sei que temos IR sobre títulos do Tesouro, o IR é sempre sobre a rentabilidade 

Vendendo o título no prejuízo ainda temos incidência de IR ? 

@Joel Attilio Frcasso sim, sempre é sobre a rentabilidade e mesmo a venda sendo feita abaixo do valor de mercado, o IR será deduzido do valor rendido até a data da venda do título seguindo a tabela regressiva das alíquotas.

Tanto que o IR é mais um fator a ser considerado no ato da venda pela marcação. O IR pode consumir uma rentabilidade que mesmo o título estando acima, pode fazer não valer a pena.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Concordo que eu deveria estar no prejuizo pela marcação a mercado. Mas o ponto é que eu nao estou (pelo que aparece no APP do BTG). pelo contrario, estou com lucro.

O valor investido foi 14999,65 e o saldo para resgate hoje seria de 15084,43. Por isso achei que seria vantagem vender e pegar a taxa maior.

Isso é o que aparece no APP para mim. A nao ser que ao realizar o resgate possa vir com o preço de mercado. Mas a informação que aparece do valor disponivel para resgate é 15804,43. @Jaimson Bispo@Daniele Vilela@Edison Paulini

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Rauel Almeida disse:

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Concordo que eu deveria estar no prejuizo pela marcação a mercado. Mas o ponto é que eu nao estou (pelo que aparece no APP do BTG). pelo contrario, estou com lucro.

O valor investido foi 14999,65 e o saldo para resgate hoje seria de 15084,43. Por isso achei que seria vantagem vender e pegar a taxa maior.

Isso é o que aparece no APP para mim. A nao ser que ao realizar o resgate possa vir com o preço de mercado. Mas a informação que aparece do valor disponivel para resgate é 15804,43. @Jaimson Bispo@Daniele Vilela@Edison Paulini

@Rauel Almeida o melhor jeito de verificar é pelo próprio site do tesouro.

Ao acessar seus títulos, terá um pequeno botão à esquerda como na imagem abaixo:

image.png.038b08ca23871e35dfd861e6be94d9a1.png

Ao clicar neste botão, lhe será mostrado um gráfico com a relação entre os preços teórico e real. Se o real estiver abaixo do teórico, não compensa a marcação. 

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
Just now, Edison Paulini disse:

@Rauel Almeida o melhor jeito de verificar é pelo próprio site do tesouro.

Ao acessar seus títulos, terá um pequeno botão à esquerda como na imagem abaixo:

image.png.038b08ca23871e35dfd861e6be94d9a1.png

Ao clicar neste botão, lhe será mostrado um gráfico com a relação entre os preços teórico e real. Se o real estiver abaixo do teórico, não compensa a marcação. 

Certeza que estará, a questão não é que estaria com menos que antes de depósito, mas que está com menos do que estaria se a taxa atual do título estivesse a mesma hoje que no dia da aplicação. Quando usei o termo prejuízo, é que não tá recebendo o valor que deveria está recebendo, seu rendimento está abaixo do que deveria para esse momento.

Pode mudar o termo prejuízo, para rendimento abaixo do acertado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Wallace Pires disse:

Já que sou novato nesse mercado, IPCA + 7,14% é o maior que tivemos?

ou qual foi a maior porcentagem até agora em IPCA+?

Das que eu vi desde quando comecei a investir de verdade, hoje estão nos maiores patamares.

É possível verificar inclusive direto no site do tesouro nacional no link abaixo:

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...