Jump to content
  • 0

ETF Irlandês equivalente ao SCHD

Lucas Henrique Polazzo

Pergunta

Boa tarde, estava procurando aqui na comunidade ETFs Irlandeses que fossem equivalentes aos ETFs americanos, encontrei praticamente todos, só faltou o SCHD. Parece que não tem nenhum igual a ele, pelo que vi na internet.

Queria ver com vocês se algum de vocês também teve essa dificuldade e conseguiu encontrar algum ETF Irlandês que fosse mais parecido com ele.

Desde já, Agradeço!

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá! Tudo bem Lucas?

Então, a questão de encontrar um ETF irlandês equivalente ao SCHD pode ser um pouco mais desafiadora, pois, apesar de existir uma grande variedade de ETFs irlandeses que replicam os índices americanos, o SCHD tem um foco bastante específico em ações americanas com bons dividendos e um perfil de gestão ativa em termos de qualidade de dividendos e crescimento constante. Embora o mercado de ETFs irlandeses seja bem desenvolvido, a maioria dos ETFs irlandeses tende a seguir índices mais amplos como o S&P 500 ou o MSCI World. Até o momento, não encontrei um ETF irlandês que siga exatamente o mesmo critério do SCHD (ações de dividendos com foco em empresas de qualidade e boa rentabilidade de dividendos, com uma estratégia de seleção mais ativa). Entretanto, algumas opções que podem se aproximar do foco de dividendos do SCHD seriam:

iShares MSCI USA High Dividend ETF (IDVY) - Foca em ações de empresas dos EUA com altos dividendos.

Vanguard U.S. Dividend Appreciation ETF (VIG) - Embora não seja um ETF irlandês, o VIG se concentra em empresas dos EUA que têm um histórico consistente de aumento de dividendos, o que é mais alinhado ao conceito do SCHD.

Os ETFs irlandeses mais comuns como EUNL ou VUSA replicam os índices de ações globais ou americanas, mas não têm o mesmo foco específico em dividendos altos como o SCHD. Portanto, se você está buscando algo extremamente similar ao SCHD no mercado irlandês, pode ser necessário considerar opções de ETFs americanos mesmo.

Não sei se ajudei, mas pelo que me lembro são esses que se assemelham mais ao SCHD.

Se alguém tiver outra opção também gostaria de saber.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Sobre os ETFs Irlandeses, eu não pesquisei o assunto ainda, mas como o assunto está em alta tenho me deparato com o termo constantemente. E já que estamos entre sardinhas... aproveitar para entender pelo menos o mínimo...

De forma simplista, são ETFs sediados na Irlanda que investem nos mesmos ativos dos ETFs americanos ? Tendo como vantagem tributação menor sobre dos lucros, é isso ? Caso sim, e com relação a segurança de se investir nesses ETFs, tb são equivalentes aos americanos ?

Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Eli Sousa disse:

Sobre os ETFs Irlandeses, eu não pesquisei o assunto ainda, mas como o assunto está em alta tenho me deparato com o termo constantemente. E já que estamos entre sardinhas... aproveitar para entender pelo menos o mínimo...

De forma simplista, são ETFs sediados na Irlanda que investem nos mesmos ativos dos ETFs americanos ? Tendo como vantagem tributação menor sobre dos lucros, é isso ? Caso sim, e com relação a segurança de se investir nesses ETFs, tb são equivalentes aos americanos ?

Os ETFs irlandeses são fundos domiciliados na Irlanda que, em muitos casos, replicam os mesmos índices ou ativos que os ETFs americanos. A principal diferença está na jurisdição e na estratégia fiscal, pois a Irlanda oferece vantagens tributárias que podem ser muito interessantes para nós, investidores estrangeiros. Uma das maiores vantagens de investir em ETFs irlandeses é a tributação menor sobre os lucros, como dividendos e ganhos de capital. Isso ocorre porque a Irlanda tem uma convenção fiscal com diversos países, como o Brasil, que reduz a taxa de imposto sobre dividendos. Enquanto os ETFs americanos podem ter uma tributação de até 30% sobre dividendos para investidores estrangeiros, nos ETFs irlandeses essa taxa pode cair para 15%, dependendo da convenção fiscal do seu país. Em termos de segurança, os ETFs irlandeses são regulamentados pela Central Bank of Ireland e seguem as normas da União Europeia, o que garante que esses fundos atendem a rigorosos requisitos de transparência e proteção ao investidor. Portanto, em termos de segurança jurídica e regulamentar, eles são tão confiáveis quanto os ETFs americanos.

Em resumo. é uma opção bacana para otimizar a tributação. Se você está considerando essa opção, vale a pena fazer uma pesquisa mais detalhada sobre os fundos disponíveis e as taxas envolvidas.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
25 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Os ETFs irlandeses são fundos domiciliados na Irlanda que, em muitos casos, replicam os mesmos índices ou ativos que os ETFs americanos. A principal diferença está na jurisdição e na estratégia fiscal, pois a Irlanda oferece vantagens tributárias que podem ser muito interessantes para nós, investidores estrangeiros. Uma das maiores vantagens de investir em ETFs irlandeses é a tributação menor sobre os lucros, como dividendos e ganhos de capital. Isso ocorre porque a Irlanda tem uma convenção fiscal com diversos países, como o Brasil, que reduz a taxa de imposto sobre dividendos. Enquanto os ETFs americanos podem ter uma tributação de até 30% sobre dividendos para investidores estrangeiros, nos ETFs irlandeses essa taxa pode cair para 15%, dependendo da convenção fiscal do seu país. Em termos de segurança, os ETFs irlandeses são regulamentados pela Central Bank of Ireland e seguem as normas da União Europeia, o que garante que esses fundos atendem a rigorosos requisitos de transparência e proteção ao investidor. Portanto, em termos de segurança jurídica e regulamentar, eles são tão confiáveis quanto os ETFs americanos.

Em resumo. é uma opção bacana para otimizar a tributação. Se você está considerando essa opção, vale a pena fazer uma pesquisa mais detalhada sobre os fundos disponíveis e as taxas envolvidas.

Interessante mesmo... quanto a característica de pagar ou não dividendos recorrentes, muda alguma coisa ? Tipo no Brasil os ETFs não tem essa característica né, eles reinvestem os dividendos e já nos EUA normalmente os ETFs distribuem uma boa parte dos dividendos. Com relação aos irlandeses, tb são equivalentes aos americanos nesse quesito ?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Então, sim, a característica de distribuição de dividendos pode variar dependendo da estratégia do ETF. No caso dos ETFs brasileiros, como você mencionou, os dividendos não são distribuídos regularmente, mas sim reinvestidos automaticamente na carteira do fundo, o que pode ser vantajoso para quem busca um crescimento mais acelerado do investimento, já que não há necessidade de pagar imposto sobre dividendos anualmente, o que reduz a carga tributária no curto prazo. Por outro lado, nos ETFs americanos, muitos pagam dividendos regularmente. Alguns pagam mensalmente, outros trimestralmente ou anualmente, dependendo da estratégia do fundo. Para os investidores estrangeiros, isso implica na retenção do imposto sobre dividendos, que pode variar entre 15% a 30% para quem não tem isenção ou um acordo fiscal que reduza essa tributação, como o caso dos investidores brasileiros que, normalmente, enfrentam uma taxa de 30%.

No caso dos ETFs irlandeses, a maioria dos fundos segue a mesma lógica dos ETFs americanos, distribuindo dividendos regularmente. No entanto, alguns ETFs irlandeses podem ter o reinvestimento automático dos dividendos, similar ao que ocorre nos ETFs brasileiros, especialmente aqueles que seguem o padrão acumulativo. Esses fundos acumulam os dividendos ao invés de distribuí-los, reinvestindo-os diretamente na carteira do fundo, o que pode ser uma vantagem, pois você evita o pagamento de imposto sobre dividendos no curto prazo e ainda potencializa o retorno composto.

=)

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
35 minutes ago, Daniele Vilela disse:

nos ETFs americanos, muitos pagam dividendos regularmente

Sim... eu tenho alguns SGOV e VOO, são investimentos com finalidade específica (viagem para os EUA), mas me incomoda um pouco o fato de pagarem os dividendos, seria bem melhor se reinvestissem e não tivesse que fazer a retenção do imposto. Apesar que não sei se de lá nos EUA, de todo jeito aconteceria a retenção na hora das empresas distribuir os dividendos para o fundo (bateu a dúvida agora).

38 minutes ago, Daniele Vilela disse:

alguns ETFs irlandeses podem ter o reinvestimento automático dos dividendos, similar ao que ocorre nos ETFs brasileiros, especialmente aqueles que seguem o padrão acumulativo.

Parece-me que para a fase de acumulação, essa característica seriam bem mais aderente.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Eli Sousa disse:

Sim... eu tenho alguns SGOV e VOO, são investimentos com finalidade específica (viagem para os EUA), mas me incomoda um pouco o fato de pagarem os dividendos, seria bem melhor se reinvestissem e não tivesse que fazer a retenção do imposto. Apesar que não sei se de lá nos EUA, de todo jeito aconteceria a retenção na hora das empresas distribuir os dividendos para o fundo (bateu a dúvida agora).

Parece-me que para a fase de acumulação, essa característica seriam bem mais aderente.

Então...quando você investe em fundos como o SGOV ou VOO, que são ETFs americanos, sim, os dividendos que você recebe como investidor são sujeitos a uma retenção na fonte nos EUA. O valor da retenção depende do tratado de bitributação entre Brasil e EUA, mas, normalmente, esse imposto é de 30% para residentes no Brasil. Ou seja, mesmo que os dividendos sejam pagos para o fundo, eles já sofrerão uma retenção nos EUA antes de chegarem à sua conta no Brasil. 

Se a principal preocupação for a retenção de impostos sobre os dividendos e o fato de ser mais fácil reinvestir diretamente sem ter que se preocupar com a tributação, talvez seja interessante procurar alternativas de ETFs acumuladores ou fundos que já reinvistam os dividendos por você. No entanto, lembre-se de que a tributação nos EUA sobre dividendos geralmente será uma parte do custo do investimento, independentemente de você receber o dividendo em dinheiro ou ele ser reinvestido diretamente no fundo. Tem essa questão tbm =)

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...