Jump to content
  • 0

Dividendos e preço da ação na data Ex

Lucas Xavier Fernandes

Pergunta

Uma coisa que nunca entendi: se a ação é definida unica e exclusivamente pelo preço que alguém está disposto a vender e o que alguém ta disposto a pagar, inclusive não tendo relação com o valor patrimonial da empresa, visto que uma empresa pode ser vendida por menos do que ela tem de patrimonio (p/vp <1), porque o dividendo diminui o valor da ação? Eu entendo que precisa diminuir o patrimonio liquido da empresa pq é um dinheiro que sai do caixa (método pertidas dobradas da contabilidade etc) mas, po? Então o preço não é só pelo que as pessoas estao dispostas a comprar ou vender? Quando o patrimonio da empresa e o que acontece no balanço interfere no preço e quando nào?

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
8 minutes ago, Lucas Xavier Fernandes disse:

Uma coisa que nunca entendi: se a ação é definida unica e exclusivamente pelo preço que alguém está disposto a vender e o que alguém ta disposto a pagar, inclusive não tendo relação com o valor patrimonial da empresa, visto que uma empresa pode ser vendida por menos do que ela tem de patrimonio (p/vp <1), porque o dividendo diminui o valor da ação? Eu entendo que precisa diminuir o patrimonio liquido da empresa pq é um dinheiro que sai do caixa (método pertidas dobradas da contabilidade etc) mas, po? Então o preço não é só pelo que as pessoas estao dispostas a comprar ou vender? Quando o patrimonio da empresa e o que acontece no balanço interfere no preço e quando nào?

O preço da ação no mercado é determinado pela oferta e demanda, ou seja, por quanto os compradores estão dispostos a pagar e quanto os vendedores querem receber, como você bem pontuou na sua pergunta.

Porém, o preço da ação pode ser influenciado por vários fatores, além do pagamento de dividendos. Isso inclui expectativas de crescimento, perspectivas do mercado, notícias econômicas, resultados financeiros, e percepção de risco. Mesmo que uma empresa pague dividendos, isso não garante que o preço da ação vá aumentar ou diminuir exatamente da mesma forma. A ação é uma participação no futuro da empresa, então se as pessoas acreditam que a empresa continuará lucrando e crescendo, o preço pode até subir mesmo após o pagamento de dividendos. Quando uma empresa paga dividendos, ela retira uma parte do seu caixa, o que diminui o valor patrimonial da empresa. Esse valor retirado é refletido no preço da ação, que tende a cair aproximadamente o valor do dividendo pago. Isso ocorre porque, ao distribuir dividendos, a empresa reduz seu caixa, e o mercado ajusta o preço das ações para refletir essa mudança.

Em resumo, o preço da ação pode ser influenciado pelo valor patrimonial da empresa, mas também por outras variáveis, como as expectativas do mercado e o crescimento futuro da companhia. O pagamento de dividendos provoca uma queda no preço das ações, já que o caixa da empresa diminui, mas isso não significa que o preço da ação seja apenas determinado pelo valor patrimonial.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

@Daniele Vilela acho que o ponto do @Lucas Xavier Fernandes é o porquê a B3 faz esse reajuste?

Lucas, acho que vale perguntar para o Raul na próxima live, mas o que eu entendi é que isso é um mecanismo de garantir que o acionista que estão comprando na data ex tenha o desconto do dividendo, para que não haja o prejuízo com ordens sem data de execução e para garantir a correção do mercado por esse desconto de caixa.

Se o mercado vai ignorar esse desconto de caixa e subir 10x o valor do dividendo no dia seguinte, a B3 não vai intervir, mas na abertura de mercado ela garante a readequação matemática da ação.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@Rodolfo Antonici Obrigado por perguntar na live hahah eu ia perguntar, mas como não tinha concluido o modulo 4 ainda fiquei com medo de tomar esporro kkkkk Ainda to meio bugado, talvez ainda volte nisso quando concluir o modulo e pergunto pra ele. Porque na minha cabeça ainda não foi explicado quem é o mercado que derruba as ofertas e reajusta o grafico... ainda não ficou claro pra mim kkk

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@Lucas Xavier Fernandes,

Complementando oq nossos amigos sardinhas já disseram, mas de uma maneira diferente....

Imagine q vc tem uma empresa q vale 100mil. Vc terá lá declarado no seu IR que seu patrimônio, que é a sua empresa vale 100mil, correto?

Um belo dia, vc acorda e fala assim... Ah, eu posso pegar 10mil dessa minha empresa para eu comprar alguma coisa q eu preciso...

Automaticamente no dia seguinte, sua empresa valerá 100mil - 10mol q vc retirou... Então ela passa a valer 90mil.

E os 10mil q vc pegou pra comprar alguma coisa? Vc vai ter q declarar pro IR tb, aquilo q vc comrpou por 10mil.

Então, qual seu patrimônio final? 100mil né? São 90mil q sobrou da empresa e 10mil daquilo q vc comprou, perfazendo os mesmos 100mil q vc tinha no dia anterior!

Pra vc não mudou nada. Mas a empresa deixou de ter 10mil! Por isso q na bolsa, o valor distribuído de lucros e dividendos também abate do valor da empresa!

Espero ter contribuido aí para o raciocínio! 😉👍🏻

Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Lucas Xavier Fernandes disse:

@Rodolfo Antonici Obrigado por perguntar na live hahah eu ia perguntar, mas como não tinha concluido o modulo 4 ainda fiquei com medo de tomar esporro kkkkk Ainda to meio bugado, talvez ainda volte nisso quando concluir o modulo e pergunto pra ele. Porque na minha cabeça ainda não foi explicado quem é o mercado que derruba as ofertas e reajusta o grafico... ainda não ficou claro pra mim kkk

@Lucas Xavier Fernandes este tema realmente é lúdico, por assim dizer rsrsrs Vamos tentar explicar de outra forma. Tanto na live de 02/12/2024 com o exemplo da empresa do Erlam, quanto aqui no exemplo do @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, os exemplos falam de uma empresa que tem um valor e saca ou distribui um valor.

- Vamos dar um passo para trás. Quem é o Sr. Mercado? Somos todos nós que estamos negociando na Bolsa as ações. Um lado está comprando e o outro lado está vendendo.
- Quem defini o valor destas negociações? Somos nós, quem compra coloca um preço e quem vende coloca um preço. Quando os dois preços são o mesmo, ocorre a liquidação da negociação e o "valor da empresa" naquele momento é este preço multiplicado pela quantidade de ações que a empresa tem. Paralelamente a isto existe o "valor contábil" da empresa, aquele valor registrado legalmente. O P/VP será a relação entre estes dois "valores". Se forem iguais será P/VP = 1.
As negociações feitas na Bolsa, financeiramente falando, não afetam a empresa, pois o dinheiro da compra e venda feitos na Bolsa é transacionado entre as contas dos investidores. No caixa da empresa nada entra e nem sai.
No entanto o preço da ação varia conforme as expectativas do Sr. Mercado, ou seja, varia conforme as nossas expectativas de como a empresa vai evoluir no futuro com base como a empresa está trabalhando no presente. No longo prazo a cotação vai acompanhar os números reais da empresa, se eles sobem, a cotação sobe, se os números reais da empresa caem, a cotação cai, mas lembre, no longo prazo, pois no curto prazo a cotação vai subir e descer sem esta relação direta.
Com este passo a trás explicado acima, quando a empresa distribui o lucro aos acionistas é preciso fazer um ajuste gráfico da cotação e isto não é literalmente tirar o valor distribuído da cotação histórica. Imagina que temos a SARD3 que fez IPO em 1.998 ao preço de R$5,00 e hoje a cotação está valendo R$100,00 e fez uma distribuição de R$8,00. Se fosse simplesmente diminuir R$10,00 de todas as cotações mostradas no gráfico a cotação em 1.998 seria de -R$3,00. O ajuste gráfico é feito percentualmente. Simplificando, SARD3 pagou 8% então o valor de cada cotação mostrada no gráfico histórico será reduzido em 8%, portanto o que seria R$100,00 passa a ser R$92,00 e a cotação de R$5,00 em 1.998 passa a ser R$4,60.
Paralelamente a empresa também ajustou seus lançamentos contábeis retirando o valor distribuído dos registros e ela passa a ter o "valor contábil" menor e o "valor da empresa" também mudou com o ajuste gráfico, no entanto abriu a Bolsa, o Sr. Mercado vai fazer seu "trabalho" e não temos como saber se vai subir ou cair após o evento, só o futuro vai dizer rsrsrs

Espero ter ajudado e esclarecido, e se retou ou apareceu mais dúvida, só mandar.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Um jeito super simples de entender:

O valor de mercado da empresa é definido pelo valor da cota x numero de cotas.

se a empresa ao distribuir dividendos pros acionistas não tivesse esse valor reduzido da cota ela estaria “criando valor do absoluto nada”.

O dividendo é o patrimonio saindo do caixa da empresa pro teu bolso, mas tu como acionista continua com exato mesmo patrimônio.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Lucas Xavier Fernandes disse:

@Lucas Xavier Fernandes de nada! Eu deveria ter mencionado o seu nome 😅

Mas para colocar a explicação lógica do Raul aqui: se você tem uma padaria e ela vale um milhão, você distribui 100 mil de dividendos, ela passa a valer 900 mil.

Vamos à explicação técnica do Raul: quando a empresa distribui dividendos, é feito um ajuste gráfico que significa essa distribuição, por isso as ordens de compra/venda da ação são canceladas na data ex e o preço gráfico é reajustado para trás para manter a integridade dos valores.

Link para compartilhar

• Criar novo...