Jump to content
  • 0

Fugir ou não fugir da bolsa

Luiz Antonio De Jesus

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
38 minutes ago, Luiz Antonio De Jesus disse:

O que acham melhor vender weg e correr pros braços dos ETFs  ou um mergulho no seguro colchão macio do TD/CDBs???

Olá, Marcelo! Sua dúvida é bem comum, e a decisão entre continuar em ações como a WEG, investir em ETFs ou migrar para a renda fixa depende de alguns fatores importantes, principalmente, a decisão vai depender muito dos seus objetivos e do seu perfil de risco. Sem entender seu objetivo e como você dividiu sua carteira fica difícil dar uma opinião mais específica. Se você segue a estratégia de buy and hold (comprar e manter), a decisão de vender suas ações da WEG e migrar para ETFs ou para a renda fixa vai depender muito de seu horizonte de longo prazo e da confiança que você tem no potencial das suas escolhas.

No caso da estratégia buy and hold, a ideia é investir em ativos que você acredita que irão se valorizar ao longo do tempo, independentemente das flutuações de curto prazo. Se você acredita no crescimento da WEG a longo prazo e no seu potencial de gerar valor para os acionistas, pode ser uma boa manter as ações na carteira (eu, por exemplo, tenho WEG e não pretendo vender). Mesmo que o preço delas sofra com a volatilidade do mercado, a estratégia de buy and hold sugere que, ao longo do tempo, elas se recuperarão e se valorizarão.

Por outro lado, se você está buscando diversificação, os ETFs podem ser uma boa alternativa para complementar sua estratégia. Com eles, você tem acesso a uma carteira diversificada de ativos, o que pode ajudar a mitigar os riscos específicos de uma empresa, sem ter que se preocupar com a volatilidade de uma única ação, como no caso da WEG. Alguns ETFs podem até replicar o mercado como um todo, oferecendo uma exposição a uma ampla gama de setores e economias, o que está alinhado com o princípio de manter os investimentos de forma mais equilibrada e duradoura.

Sobre a renda fixa, você já tem exposição em carteira? Eu creio que você possa continuar aportando com novos aportes, além de aproveitar o contrafluxo do mercado, equilibrando risco e mantendo estabilidade a longo prazo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
14 minutes ago, Irina Corrêa Rocha disse:

Depende dos seus planos e perfil de investimento.

Mas eu acredito na tese e estratégias de crecimento da Weg, para mim, excelente empresa.

Concordo, a bolsa derretendo em vários períodos e ela sempre apresentando boas expectativas. Inclusive, foi uma dos ativos que manteve a rentabilidade em renda variável equilibrada na minha carteira. Até como estratégia protetiva eu vejo com ótimos olhos.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Luiz Antonio De Jesus disse:

O que acham melhor vender weg e correr pros braços dos ETFs  ou um mergulho no seguro colchão macio do TD/CDBs???

Meu amigo, como nossos amigos já disseram, vai depender muito dos seus objetivos.

Falando de WEG em particular agora, possuo ela em carteira, e pretendo começar a investir em ETFs na gringa em breve. Não mudo minha posição em WEG e pelo contrário, se o diagrama indicar pra mim aportar nela, eu coloco mais grana. É uma empresa alinhada com meus objetivos, pois estou em fase de construção de patrimônio, e aqui fui entender que o dividendo nessa fase não terá efeitos no longo prazo (Weg tem DY baixo). Além disso os números da empresa são excelentes, fora que é uma das poucas empresas que conseguem performar bem no setor industrial/tecnologia aqui no Brasil e a cada ano se destaca cada vez mais. Acredito que devemos investir no exterior com toda certeza, visando a diversificação da carteira pra mitigar riscos, porém não acho uma boa abrir mão de um bom ativo (Aqui é relativo), pra alocar o dinheiro

Como o Raul diz, patrimônio é igual sabonete, quanto mais você mexe, mais ele dilui.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Luiz Antonio De Jesus disse:

Estou na fase de construção da carteira e buscarei o máximo de diversificação possível  para que ela não sofra um impacto tão pronunciado com as oscilações do mercado. Dito isso, tendo ativos bem fundamentados no meu portifólio, não haverá motivo para me desfazer da posição....Crises vão, crises vem....é fato....Estou no processo inicial...sardinha recém chegada ao mundo dos investimentos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Na estratégia Buy & Hold não se vende ativos para procurar melhores rendimentos para não se comprar na alta e vender na baixa. 

Neste contexto, a única justificativa para vender ações da WEG é se você comprou com dinheiro que não deveria estar na renda variável (dinheiro da reserva de emergência ou que pretende usar no curto prazo). 

Se quiser aproveitar a alta da renda fixa, o ideal é que o faça com recursos dos novos aportes, mas se fizer isto estará ignorando o Diagrama do Cerrado e deixando todo o conhecimento adquirido durante o curso de lado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Daniel, qual foi a estratégia que você usou para a sua carteira? O que mudou que faz você alterar a estratégia?

O que eu faço:
- Partindo do princípio que não quero ser emocional, os meus aportes sempre são no mesmo dia do mês de acordo com que o algoritmo de rebalanceio da minha carteira manda.
- Esse algoritmo (pesos) são revistos uma vez por ano, sempre na última semana de março (para pegar os balanços de fechamento de ano)
- Tirando isso, a minha estratégia para renda variável é estática, nunca mudo.

Por que?
- Decisões tomadas "do nada" são feitas por alguma emoção
- O melhor investidor é aquele que está morto.

"Ah mas CDB tá pagando bem"
- Legal, tu vai encher a carteira de CDB agora com a bolsa em um momento de P/L baixíssimo e vai sacar esses CDBs para comprar a bolsa quando ela estiver batendo recorde.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...