Jump to content
  • 0

Proteção da carteira com investimentos no exterior

Lina

Pergunta

Pessoal, ontem depois da repercussão toda sobre as falas do governo, com dólar sudindo e tudo mais. Teve gente falando dar importancia em dolarizar a carteira pra proteger o patrimônio de evetual taxação e quebradeira do país nos próximos anos.

Daí lembrei-me das aulas do Raul que fala justamente sobre isso, da importância de dolarizar pra proteger o dinheiro do governo. Até mesmo na parte de bitcoin ele fala sobre isso: ter algo que o governo não tem controle e não pode controlar.

Daí com tudo isso fiquei pensando: Se o meu dinheiro estiver em uma conta de investimentos brasileira, pode rolar esse "confisco"? Falo da conta do BTG, por exemplo, pois ainda estou na parte de investigação de uma conta pra investir internacionalmente.

Agora como o dólar está muito alto sei que não é a hora de fazer os aportes, mas estou em dúvida entre Nomad e BTG e me veio esse ponto: Será que pensando em deixar o dinheiro protegido do governo não seria melhor deixar em uma empresa que não é brasileira?

Não sei se faz muito sentido esse meu raciocínio, mas fiquei pensando sobre isso e gostaria de saber a opinião de vocês. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 minutes ago, Lina disse:

Pessoal, ontem depois da repercussão toda sobre as falas do governo, com dólar sudindo e tudo mais. Teve gente falando dar importancia em dolarizar a carteira pra proteger o patrimônio de evetual taxação e quebradeira do país nos próximos anos.

Daí lembrei-me das aulas do Raul que fala justamente sobre isso, da importância de dolarizar pra proteger o dinheiro do governo. Até mesmo na parte de bitcoin ele fala sobre isso: ter algo que o governo não tem controle e não pode controlar.

Daí com tudo isso fiquei pensando: Se o meu dinheiro estiver em uma conta de investimentos brasileira, pode rolar esse "confisco"? Falo da conta do BTG, por exemplo, pois ainda estou na parte de investigação de uma conta pra investir internacionalmente.

Agora como o dólar está muito alto sei que não é a hora de fazer os aportes, mas estou em dúvida entre Nomad e BTG e me veio esse ponto: Será que pensando em deixar o dinheiro protegido do governo não seria melhor deixar em uma empresa que não é brasileira?

Não sei se faz muito sentido esse meu raciocínio, mas fiquei pensando sobre isso e gostaria de saber a opinião de vocês. 

Oi, @Lina, tudo bem?

Então.... eu entendo como camadas de proteção.

Pra efetivamente fugir do "risco Brasil" vc precisa de fato ter uma conta numa IB da vida e mandar teu dinheiro efetivamente pra fora do país.

Eu acho mais provável que o Tesouro de calote do que confiscarem investimentos, pra ser sincero. Afinal, é onde está o dinheiro dos ricos e poderosos. Digo, a parte que não está de fato fora do país.

O o risco que vc mitiga ao dolarizar sua posição numa corretora nacional é mais o risco do Real ($) do que o risco do país.

Claro que o risco do Real é muito ligado ao risco Brasil, mas como eu disse.... camadas.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Posso estar enganado, me corrijam inclusive se estiver, mas mesmo uma instituição brasileira que possua os serviços de conta internacional, o 'domínio' da conta é no exterior. Num cenário de caos e confiscos, que acredito não ser algo tão plausível ou de risco iminente, o máximo que o governo poderia fazer é identificar eventuais valores e requerer um bloqueio e 'extradição' do montante... mas isso estaria sujeito as regras internacionais... Penso que seja isso, mas como disse, não tenho certeza.

Sobre as criptos, é o caso mais cristalino, elas estarão sob o seu poder, não há meios de confisco, não cabe o governo deliberar sobre... tal qual contas no exterior.

Agora quanto a dolarizar, na questão câmbio, como o Raul diz, o câmbio de hoje sempre é o melhor, difícil esperar e contar com as oscilações, ainda mais para baixo, então se há a oportunidade o faça. Claro que se o montante for significante, entendo que valha a pena distribuir os aportes ao longo do tempo e analisar o momento. Ativos no exterior, principalmente ETFs garantem uma BELA proteção.

MAS, ainda que haja riscos, as medidas governamentais não sejam nenhum pouco favoráveis, o cenário perturbador, o desespero começa a bater, a mão treme, ..., acho que é a lógica que o curso nos ensina, olhar para isto com olhos racionais e de fora, algumas oportunidades podem estar surgindo. Visto que não é a primeira crise neste porte que enfrentamos, (2016, 2020 - que eu me lembro). Agora temos uma oportunidade e uma visão diferente.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...