Estou no módulo 3 e me surgiu uma dúvida. O BC usa a taxa de juros para controlar a inflação (IPCA), mas vendo as aulas me veio uma situação. Ao aumentar a taxa de juros o BC também não está aumentando o endividamento do país? Logo isso também não pressiona a inflação pra cima?
Em resumo o propósito de subir a taxa de juros para controlar a inflação é "atenuado" por si mesmo? Alguém pode me explicar se estou perdendo algum detalhe aqui ou é isso mesmo?
Pergunta
Fernando Benitez
Estou no módulo 3 e me surgiu uma dúvida. O BC usa a taxa de juros para controlar a inflação (IPCA), mas vendo as aulas me veio uma situação. Ao aumentar a taxa de juros o BC também não está aumentando o endividamento do país? Logo isso também não pressiona a inflação pra cima?
Em resumo o propósito de subir a taxa de juros para controlar a inflação é "atenuado" por si mesmo? Alguém pode me explicar se estou perdendo algum detalhe aqui ou é isso mesmo?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
1
DIAS POPULARES
29/Nov
6
3/Dez
1
Top Posters For This Question
Fernando Benitez 3 posts
Daniele Vilela 2 posts
Clara Gaze Fabris Guerra 1 post
Joel Attilio Frcasso 1 post
DIAS POPULARES
29/Nov 2024
6 posts
3/Dez 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Daniele Vilela
Complementando os colegas, a lógica do aumento da taxa de juros pelo BC para controlar a inflação é focada em reduzir o consumo e o investimento no curto prazo. Com juros mais altos, o crédito fica ma
Joel Attilio Frcasso
Explicando a grosso modo, tudo é baseado na questão da Oferta e Demanda. O aumento da Selic auxilia na questão da Inflação por que o custo do dinheiro fica maior, empresas costumam se endividar para i
Fernando Benitez
Até aqui eu entendi. Possivelmente esse efeito de "sequestrar" o dinheiro da economia e muito maior do que o efeito que a taxa tem sobre o endividamento do país. Eu queria saber mais se meu racio
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts